Prévia: FCE Cosmetique & Pharma – Imunes à crise, setores se reúnem com fornecedores de produtos e serviços

Química e Derivados, FCE Cosmetique & PharmaConsagradas no calendário de feiras brasileiras com grande repercussão internacional, a FCE Cosmetique – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética – e a FCE Pharma – Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica –, em 14ª. edição, de 26 a 28 de maio, das 13 às 20 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, renovam entre as indústrias e os profissionais de ambos os setores as expectativas de encontrar inovações em ativos, insumos, máquinas, equipamentos, embalagens e serviços. Não poderia ser diferente. Terceiro mercado mundial em cosméticos e nono em fármacos, o Brasil conta com desempenho positivo nos dois setores e com perspectivas de crescimento, apesar da crise mundial.

Essenciais à vida humana, os mercados cosmético e farmacêutico movimentam a roda da economia brasileira, e somam juntos receita anual superior a US$ 40 bilhões. Além desse desempenho, contam com grande potencial de crescimento graças à inserção gradativa de consideráveis parcelas da população no consumo de bens tão importantes para a higiene e a saúde, indicadores da qualidade de vida.

Nas últimas edições, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma bateram recorde de público, atraindo mais de 23 mil visitantes e 600 expositores. O propósito desse ano não é exatamente superar esses números, mas continuar trabalhando pela qualidade dos serviços em toda a organização. “Em janeiro deste ano, 95% dos espaços reservados às duas exposições já haviam sido comercializados para um conjunto de expositores que representam 90% dos principais players desses mercados, denotando que a crise mundial não se refletiria sobre os eventos e que os brasileiros estão cada vez mais podendo comprar medicamentos e produtos de higiene e cosméticos em virtude de melhorias na renda”, avalia Ligia Amorim, diretora de ambas as feiras.

Química e Derivados, Ligia Amorim, Diretora da FCE Cosmetique e da FCE Pharma, FCE Cosmetique
Ligia Amorim: expectativa de aproximação com a TechoPharm

Em seu terceiro ano à frente da organização das exposições, Ligia testemunha a grande mudança no controle da FCE Cosmetique e da FCE Pharma, anunciada em maio, decorrente da venda da Nielsen Business Media Brasil para o grupo alemão NürnbergMesse. Entre os vinte maiores organizadores de feiras de negócios do mundo, e no rol dos dez maiores da Europa, o grupo promove mais de 90 eventos representativos de mais de 60 setores industriais.

O mercado brasileiro já estava na mira do grupo NürnbergMesse há algum tempo. Com subsidiárias instaladas nos Estados Unidos e na China, o grupo já havia manifestado interesse em aquisições no Brasil, Rússia, Japão e Índia, programando investimentos de 100 milhões de euros só para expansões internacionais, ciclo que deverá se completar até o ano de 2020. O objetivo do grupo NürnbergMesse é aumentar sua receita internacional de 5 milhões de euros para 50 milhões de euros até 2020. A compra da Nielsen Business Media, realizada pelo grupo dentro do seu plano de expansão, foi comemorada com grande sucesso. “Nós representamos a maior aquisição até agora feita pelo grupo NürnbergMesse pelo excelente patamar de negócios gerados por nossas feiras em toda a América Latina”, avaliou Ligia. “A NürnbergMesse realiza a segunda maior feira do mundo, a TecnoPharm –Feira de Tecnologia de Processo das Indústrias Farmacêuticas, Cosméticas e Alimentícias –, na Alemanha, e a similaridade com o nosso portfólio de feiras irá aproximar e potencializar ainda mais as oportunidades para os expositores”, informou.

Por enquanto, segundo Ligia, o grupo NürnbergMesse deverá introduzir duas novas feiras no Brasil: a Bio Fach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos –, já realizada na China, Japão, Estados Unidos e Índia, e a Expo Sustentat – Feira de “Economia Verde”, sinalizando caminhos futuros para novos negócios, além de manter outras tradicionais exposições como Analitica Latin America, TecnoBebida Latin America, Pet South America, Glass South America, Kitchen & Bath Expo e Revestir.

Inovações para cosméticos – Sintonizados com as principais tendências em cosméticos para a pele e cabelos e com novos ativos e excipientes para medicamentos, os expositores levarão à FCE Cosmetique e à FCE Pharma centenas de novidades em matérias-primas, equipamentos e embalagens.

Entre os ativos e ingredientes inovadores em exposição na FCE Cosmetique, destacam-se lipossomas de vitamina C e extratos botânicos secos e líquidos, fabricados pela suíça Cosmetochem, bem como lecitinas líquidas com sistemas de liberação pré-programados e nanoemulsões da coenzima Q10, desenvolvidas pela alemã Lipoid. Estes produtos serão realçados no estande da Lipid Ingredients & Technologies.

Como alternativa aos preservantes sintéticos, a Buntech apresenta o preservante natural Salinaturals, com amplo espectro de ação no controle de fungos e bactérias.

A quantiQ (antiga Ipiranga Química) lança molécula mimetizadora do filme hidrolipídico epidermal. Trata-se de dermoliente funcional biocompatível com a pele e com propriedades emolientes, emulsificantes e lubrificantes, capaz de aumentar, imediatamente após a aplicação, a hidratação cutânea e, a longo prazo, contribuir para as propriedades de barreira e para a viscoelasticidade.

Um novo ativo botânico preparado para proporcionar clareamento e iluminar a pele também poderá ser conferido no estande da ISP. Vale também a pena conferir no estande da Arinos um sistema de liberação especial de ingredientes ativos para cabelos com propriedades antienvelhecimento e protetoras dos fios, desenvolvido pela espanhola Lipotec.

Quem puder visitar o estande da M.Cassab terá a oportunidade de conhecer matérias-primas odoríferas destinadas à perfumaria.

No estande da Bayer MaterialScience será apresentada linha de dispersões poliuretânicas para uso em diversas fórmulas cosméticas e com propriedades formadoras de filme e sensoriais.

A Arch Química também lançará ingredientes com tecnologia inédita na área de biofermentação vegetal. A Brasquim apresentará ativo antiolheiras e antiformação de bolsas. Trata-se de tecnologia Gattefossé, capaz de reforçar os capilares sanguíneos e, assim, combater a coloração escura das olheiras.

No estande da Bandeirante Brazmo, o destaque fica por conta da carboximetilcelulose (CMC), de alta pureza e com diversas funções: espessante, controladora de reologia, formadora de filme, agente de suspensão, estabilizante, gelificante, entre outras.

A indústria cosmética também poderá se beneficiar ao conhecer os álcoois de cereais e álcoois neutros de cana-de-açúcar, em visita ao estande da Cereale Brasil.

Um complexo capilar nanotecnológico para tratamento dos cabelos é o lançamento mais aguardado no estande da Cosmotec. Um neurocosmético autobronzeador, antiaging e com nanopartículas de ouro e platina, assinado pela Infinitec, promete ser a maior atração na área de ativos tecnológicos no estande da Dinaco.

Um estudo técnico desenvolvido pela Lubrizol permitirá aos formuladores selecionar o melhor modificador reológico para criar texturas e sensoriais em suas formulações.

No estande da Makeni, o visitante poderá conferir novo agente fixador capilar e espessante de alto desempenho para amplas faixas de pH.

A Química Anastácio destacará ao visitante carbonatos de guanidina, cânfora, salicilato de metila, BHT e estearato de magnésio vegetal.

A Sarfam apresentará suas novas parcerias com a francesa Pacifique Sud e a italiana Kalichem, que irão propiciar o acesso do mercado brasileiro aos produtos naturais das ilhas polinésias e aos produtos à base de oliva e trigo, respectivamente.

No setor de equipamentos, a Codatec lançará máquinas etiquetadoras/rotuladoras para ampolas, flaconetes e tubos de ensaio. A P.E. Latina Labelers anunciará o início de fabricação neste ano no Brasil de rotuladoras autoadesivas lineares, parcialmente nacionalizadas para garantir maior competitividade. A Quality Machines exibirá envasadoras de líquidos com quatro bicos para envase de cosméticos e fármacos, além de equipamento de alto desempenho para envases desde 1 ml até 50 ml, com capacidade de envase de 12 mil frascos/hora. A Stell Horse apresentará um novo sistema de fechamento por ultrassom e o envase por meio de microdosagem, que estão sendo incorporados às suas máquinas. A Alki apresentará ampla linha de batedeiras, envasadoras, esteiras, bombas de transferência, moinhos, filtros, tanques, agitadores, entre outros equipamentos.

O setor de embalagens também estará sendo representado por inúmeras empresas. A Dixie Toga exibirá sua linha multipackaging, oferecendo diferentes tipos de embalagens personalizadas como tubos laminados, cartonadas, rígidas e flexíveis. A Aptar exibirá ao público dispensadores, frascos, potes e tampas, com destaque para o módulo de proteção máxima Alpha, especial para formulações sensíveis. A Are apresentará válvulas vaporizadoras de 18 mm, todas de alumínio, e válvulas de 15 mm, 18 mm e 20 mm, de plástico.

Embalagens ecologicamente corretas serão o destaque da Box Print, que emprega revestimentos, adesivos, acetatos e tintas biodegradáveis, atóxicas, à base d´água, além de materiais de origem controlada e com certificações em sua produção.

No estande da By Packing, o visitante poderá conferir pote de 120 ml, além de versão com inserto para comportar 60 ml. A Cosmetic Packaging exibirá ampla gama de sistemas spray, bombas, frascos e garrafas de alumínio, tubos, contêineres de papelão, embalagens para batons, rímeis, lip glosses, delineadores, lápis etc. A Decorbel lançará linha de potes em quatro tamanhos – 120 g, 250 g, 500 g e 1 kg – com tampas retas, além de nova linha de PET.

Embalagens para rímeis, batons líquidos e delineadores com designs sofisticados poderão ser vistas no estande da Expack.

A Faber Castell preparou um lançamento especial para a feira. Trata-se de linha completa de lápis delineadores em madeira com certificação FSC para olhos, sobrancelhas e lábios. A Farmacap lançará o selo flip farma de 20 mm, oferecendo os benefícios da inviolabilidade aos produtos. A Gráfica Rosset apresentará embalagens de papel-cartão e a Henrypack lançará linha de frascos de PET para válvulas espumadoras. Já a Inplavel apresentará nova linha de frascos de polipropileno com tampa flip-top e frascos de polietileno em vários tamanhos, além de nova linha de potes de PET.

A C-Pack exporá novas tampas flip-top, apresentando também ao público novas técnicas de impressão, enquanto a Zeviplast lançará embalagens para o mercado profissional como frascos de 500 ml e de 1 litro.

Novidades para fármacos A FCE Pharma também trará inovações em matérias-primas e uma ampla exposição de equipamentos para a fabricação, envase e enchimento de medicamentos.

No rol dos lançamentos, destacam-se nova linha de pellets inertes obtidos de celulose ou açúcares em apresentação no estande da Blanver Farmoquímica, entre as maiores fabricantes de excipientes farmacêuticos à base de celulose, bem como nova geração de polímeros em apresentação no estande da quantiQ, resultante de parceria firmada com a Coral Pharma Chem, da Índia. Entre os novos itens estão copolímeros de ácido metacrílico para filmes de revestimento e liberação controlada (Acrycoat), polímeros sintéticos obtidos do ácido acrílico, de alto peso molecular, solúveis em água e utilizados como agentes espessantes (Acrypol), além de agentes solubilizantes e emulsificantes (Acrysol).

No estande da Alpha Br poderão ser conhecidos o citrato de fentanila, clonazepam, cloxazolam, midazolam, entre muitos outros produtos desenvolvidos para importantes laboratórios nacionais. No estande da Boehringer Ingelheim, parceira na produção de formas farmacêuticas sólidas (comprimidos, comprimidos revestidos, drágeas, pós e cápsulas), líquidas (pump-sprays, aerossóis, soluções, xaropes, suspensões, gotas etc) e de embalagens finais para medicamentos como blisters, AluxAlu, PVCxAlu, PVDCxAlu, AclarxAlu, sachês e frascos.

O visitante do estande da IdealFarma, empresa especializada na produção e distribuição de ativos, poderá acompanhar o lançamento com exclusividade no Brasil de ativo dermocosmético (Abdoliance), desenvolvido para reduzir medidas da barriga, além de Oxtrienol 30, um análogo da vitamina E, com alto poder antioxidante.

Também no estande da Evers Farmacêutica poderão ser conferidos os processos de transformação de ativos em DC, de compactação, mistura, secagem e granulação de pós, envase de cápsulas, revestimento de comprimidos, entre outras capacidades dos serviços de terceirização oferecidos pela empresa ao mercado farmacêutico.

[box_light]

Ano da França no Brasil traz mais expositores para a feira

A FCE Cosmetique 2009 contará com a participação de empresas francesas interessadas em firmar parcerias e realizar negócios no Brasil. Reunidas no “Espaço França”, sob a organização da missão econômica da Embaixada da França, a presença de várias empresas está integrada à ampla programação comemorativa ao Ano da França no Brasil.

No “Espaço França”, os visitantes da feira poderão fazer contatos diretos com empresas como Bioalternatives, Biosynthis, Indena France , Sedna e Olvea.

O laboratório francês Bioalternatives é considerado líder em testes in-vitro, e reconhecido mundialmente por comprovar a eficácia de ingredientes e produtos cosméticos, nutracêuticos e farmacêuticos.

A Biosynthis desenvolve e fabrica ingredientes funcionais e biodegradáveis para a indústria cosmética, oferecendo emolientes, ingredientes ativos e surfactantes (vegetais e biossintéticos), óleos e manteigas, além de produtos acondicionados em microcápsulas.

A Indena France atua há mais de 80 anos na identificação, desenvolvimento e produção de princípios ativos derivados de plantas, para aplicações cosméticas, farmacêuticas e alimentícias. A Sedna representa o serviço comercial da EPI France, especializada na extração e purificação de princípios ativos de plantas e cereais.

A Olvea, empresa do grupo Sirh, é considerada a líder europeia em óleos vegetais virgens e refinados, como de argan, amêndoas, gérmen de trigo, milho, gergelim, macadâmia e manteiga de karité.

[/box_light] [box_light]

Confira também: FCE Cosmetique – Inovações para cosméticos

[/box_light] [box_light]

Leia mais: FCE Pharma – Farmacêuticas têm novidades

[/box_light]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.