Policloreto de Alumínio: um aliado no tratamento de água

Policloreto de Alumínio serve para tratamento de água, produção de papel e mais uma série de aplicações. Veja mais detalhes!

O Policloreto de Alumínio (PAC) é uma solução aquosa muito utilizado nos processos de tratamento de água, de efluentes industriais e de esgoto, tanto que atualmente é reconhecido como um dos mais eficientes coagulantes do mercado, com capacidade para produzir seus efeitos em uma ampla faixa de pH e temperatura

Outras aplicações destinam-se à indústria do papel, têxtil, petrolífera e mineração. Veja a seguir suas principais propriedades, fórmula química, fornecedores no Brasil e muito mais.

Acesso Rápido no post

O que é o policloreto de alumínio?
Fórmula
Para que serve o policloreto de alumínio?
Medidas de segurança
Onde encontrar fornecedores de policloreto de alumínio

O que é o policloreto de alumínio?

O policloreto de alumínio é uma substância líquida, viscosa, marrom e com odor característico. Consiste em um coagulante/floculante com alta basicidade o que é essencial para o tratamento de águas e efluentes.

Também se trata de um polímero inorgânico catiônico pré-polimerizado que possui alto peso molecular, eficiente para aglomerar as partículas, aumentar a velocidade de decantação no tratamento de água e, consequentemente, reduzir os custos dos processos.

Apresenta outras denominações, incluindo cloreto de polialumínio, policloreto de alumínio ou cloreto básico de alumínio. Comercialmente é conhecido como PAC e costuma ser vendido em variadas concentrações, como policloreto de alumínio de 23% (PAC23), 18% (PAC18), 15%(PAC15) e 12% (PAC 12).

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Fórmula

    Fórmula Química: Aln (OH)m Cl3n-m.

    Característica

    • Líquido;
    • Viscoso;
    • Cor de âmbar (castanho a amarelo claro);
    • CAS: 1327-41-9 (Polyaluminium Chloride);
    • Densidade [g/cm3]: mín 1,330 – máx 1,450;
    • Solúvel em água;
    • Odor característico;
    • Atuação em ampla faixa de pH (4 –10);
    • Oferece algumas vantagens como: reduz a quantidade de coagulante; reduz ou exclui o alcalinizante e o cloro na pré-cloração; eleva a eficiência da decantação; reduz a turbidez da água; oferece pequena liberação de alumínio residual, entre outros.

     

    Para que serve o policloreto de alumínio?

    A maior produção do policloreto de alumínio destina-se ao tratamento de água, potabilização (eliminação na água de substâncias como: zinco, cromo e chumbo, além de vírus e as bactérias), tratamento industrial e de efluentes. Ele pode ser aplicado puro ou em solução aquosa. Confira mais aplicações:

    • Produção de papel: o policloreto de alumínio 16% a 18% é utilizado nesse segmento para elevar a taxa de drenagem e como auxiliar de retenção;
    • Indústria têxtil;
    • Curtumes e abatedouros;
    • Industria petrolífera;
    • Mineração;
    • Neutralização (rompedor) de emulsões;
    • Açúcar;
    • Tratamento de água e efluentes: serve como um floculante. É utilizado para aglomerar as partículas, resultando em flóculos e, consequentemente, facilitando a retirada de impurezas no processo de tratamento da água.

    Leia Mais
    BAUMINAS Química inaugurará unidade fabril de PAC (Policloreto de Alumínio) em seu complexo fabril de Salvador (BA)
    Meio ambiente: Crescimento da demanda por químicos
    BAUMINAS Química anuncia nova unidade fabril no Espírito Santo e ampliação da unidade fabril do Rio de Janeiro
    Tratamento de efluentes: Setor diversifica clientes
    Ácidos: Demanda Cresce e Incentiva Produção Local a Investir

    Medidas de segurança

    Tendo em vista que o policloreto de alumínio é um produto corrosivo, ligeiramente ácido e que pode provocar irritação nos olhos, na pele, na garganta e no trato respiratório é importante tomar alguns cuidados durante o manuseio, transporte e armazenamento.

    O manuseio do policloreto de alumínio deve seguir as normas de segurança, que incluem a utilização de equipamento individual de proteção (EPI) adequado, como óculos de proteção, avental em PVC ou em borracha, luvas impermeáveis de borracha ou em PVC, botas em borracha ou em PVC, máscara facial inteira ou semifacial com filtro contra gases ácidos, entre outros.

    Determina-se ainda que a manipulação ocorra em local com sistema geral de ventilação/exaustão e que o armazenamento seja realizado em espaço arejado, fechado e longe de substâncias incompatíveis.

    Confira algumas medidas de primeiros socorros:

    Em caso de contato com a pele ou cabelo: deve-se retirar totalmente a roupa contamina e lavar o local com água abundante ou tomar uma ducha.

    Em caso de contato com os olhos: recomenda-se lavar os olhos com água por vários minutos. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for fácil.

    Em caso de inalação: Remova a vítima para local ventilado e coloque-a em repouso numa posição que não dificulte a respiração.

    Em caso de ingestão: Remova a pessoa para local arejado. Pode-se oferecer água a vítima, no entanto o vômito não pode ser induzido.

    Nos casos acima, vale contatar um centro de informação toxicológica ou médico.

    Para mais informações sobre esta substância, consulte a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico), documento em que os riscos, procedimentos de segurança para o manuseio, primeiros socorros, equipamentos de proteção individual e outras observações do produto.

    As embalagens devem estar rotuladas adequadamente e isentas de contaminantes.

    Onde encontrar fornecedores de policloreto de alumínio?

    Já usou o Guia QD, a mais completo e eficiente guia eletrônico de compras e vendas do setor químico? Lá você encontrar uma série de fornecedores, aproximadamente 400 empresas, inclusive os de policloreto de alumínio.

    Além do fácil acesso ao contato de distribuição no Brasil, o guia da editora QD é uma excelente ferramenta para solicitar orçamentos. Através dela, você consegue solicitar vários orçamentos para diferentes contatos de uma só vez e, dessa maneira, otimizar o serviço dentro da sua empresa.

    Experimente essa incrível facilidade e veja como ganhar tempo em suas cotações, agilizar suas compras e impulsionar os negócios.

    * Policloreto de alumínio

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.