PITTCON 2002: Feira divulga avanços tecnológicos

Química e Derivados: Pittcon: Ralbovsky oferece proteção contra ataques terroristas.
Ralbovsky oferece proteção contra ataques terroristas.

“Desenvolvemos recentemente, em parceria com as forças armadas americanas, uma espuma aplicada por spray que pode neutralizar antrax, sarin e outros agentes tóxicos”, disse Ralbovsky. O produto que se compõe de uma enzima específica, é seguro, barato, estável, não-agressivo ao meio ambiente e ideal para uso em prédios de escritórios e outros espaços públicos. A patente do produto foi depositada e a comercialização da tecnologia está em andamento, havendo, segundo Ralbovsky, 14 empresas interessadas.

Acreditando que a prestação de serviços técnicos tem grande potencial e destacando a importância da correta coleta de amostras em qualquer rotina analítica a empresa Eagle-Picher, de Miami, EUA, fornece frascos especiais para amostragem para os mais variados testes e amostras. Na Pittcon, foi dado grande destaque aos frascos usados nas coletas de amostras ambientais.

O técnico do departamento de tecnologia e ciências ambientais Bryan E. Walker esclareceu que a empresa não fabrica os frascos de vidros ou plásticos fornecidos. Adquire-os no mercado e prepara-os para receber as amostras conforme a última versão do guia publicado pela EPA denominado Specifications e Guidance for Contaminant-Free Sample Containers (especificações e diretrizes para recipientes de amostras livres de contaminação), que prevê a adoção de escrupulosos procedimentos de limpeza e desinfecção. O catálogo da empresa inclui frascos de várias capacidades e formatos, além de sacos plásticos para amostragem de gases, todos fornecidos com certificados de conformidade. Além dos EUA, a empresa atua no Canadá, Europa e Porto Rico. “Geralmente atendemos aos pedidos em 24 horas”, afirmou Walter.

Química e Derivados: Pittcon: Walker prepara frascos para receber amostras.
Walker prepara frascos para receber amostras.

Vários dos prestadores de serviços presentes na feira atuam na área de polímeros, como a Polymer Diagnostics Inc., de Ohio, EUA. Tendo entre seus clientes empresas de embalagens, equipamentos médicos, peças automotivas, produtos para construção civil e outras produtoras de peças plásticas, a empresa oferece serviços de análises (reologia, análise térmica, viscosidade, peso molecular etc.), desenvolvimento de métodos analíticos, calibração de equipamentos, consultoria e auditorias em laboratórios.

O gerente James D. Isner informou que testes de inflamabilidade estão entre os mais solicitados, assim como os de vida útil e envelhecimento acelerado. O pesquisador e especialista em IR-FT Willian J. Schon, também presente ao estande da empresa, disse que às vezes, junto à realização das análises, são solicitados serviços de consultoria para resolução de problemas eventualmente encontrados. “Se identificarmos um valor de monômeros residuais mais altos do que o ideal em determinado produto, podemos avaliar o processo do cliente, oferecendo alternativas para redução das taxas”, exemplificou.

Outra empresa presente à Pittcon, atuando na área de polímeros, era a empresa alemã PPS Polymer Standards Service. Fundada em 1985 por profissionais, em sua maioria oriundos da Universidade de Mainz, na Alemanha, a empresa possui, segundo o técnico Michel Gray, o mais avançado instrumental e os métodos mais modernos para síntese e caracterização de polímeros. Universidades, institutos de pesquisa, indústrias petroquímicas e farmacêuticas em mais de 50 países compõem a lista de seus clientes.

Química e Derivados: Pittcon: Isner e Schon (dir.) - análise de polímeros.
Isner e Schon (dir.) – análise de polímeros.

“Oferecemos a maior linha de padrões de polímeros orgânicos e solúveis em água do mundo”, disse Gray. Todos os padrões são acompanhados por um cromatograma GPC (gel permeation chromatography) e por um boletim técnico detalhado. Constam também da linha da PPS vários kits para calibração e validação de instrumentos e colunas para GPC. Uma grande variedade de fases estacionárias tendo diferentes tamanhos de poros e polaridade permitem uma adequação das colunas a todos os eluentes, polímeros e pesos moleculares.

Segundo Gray, todas as colunas são testadas individualmente de acordo com as normas DIN 55672 e ISO/ EN13885. Um software para GPC compatível com os equipamentos dos principais fabricantes completa o rol de produtos. Serviços analíticos de caracterização de polímeros e desenvolvimento de métodos também são oferecidos, usando as mais avançadas técnicas, como espalhamento de luz, GPC, viscometria, osmometria e outras. Informou ainda Gray, que em função do expressivo número de clientes conseguidos pela PPS nos Estados Unidos, em 1994 foi constituída a filial americana, em Silver Spring, Maryland.

A área de prestação de serviços contou também com a participação de tradicionais fabricantes de instrumental de laboratório, como a Brookfield Inc., empresa que se tornou referência em determinação de viscosidade. Agora dispõe-se também a auxiliar seus

Química e Derivados: Pittcon: Gray - padrões poliméricos certificados por GPC.
Gray – padrões poliméricos certificados por GPC.

clientes a desenvolver métodos analíticos. Num primeiro passo, um técnico visita a empresa cliente para observar o material em processo e avaliar a metodologia para a verificação da viscosidade em uso. Depois é feita uma avaliação cuidadosa da amostra, levando em conta taxas de cisalhamento, temperaturas e outros parâmetros que afetem seu comportamento reológico.

Análises comparativas de viscosidade entre amostras boas, regulares e ruins ajudam a identificar os testes específicos a serem indicados ao cliente. O relatório entregue na etapa final, inclui forma de preparação de amostra, viscosímetro e parâmetros indicados para análise, instruções de coleta e sugestão para registro dos resultados.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Próxima página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios