Corantes e Pigmentos

Pigmentos – Pesquisas buscam insumos sustentáveis e capazes de desempenhar novas funções

Marcelo Fairbanks
18 de novembro de 2010
    -(reset)+

    Na área de tintas, suas aplicações são relevantes nas formulações em pó, para vidros, linhas artísticas de base acrílica, sinalização viária e algumas tintas de manutenção de base solvente. “Não indicamos o cádmio para paredes porque ele pode representar risco à saúde caso a superfície seja lixada mais tarde”, explicou. Na Europa, segundo Soares, esses pigmentos foram banidos das tintas, com exceção das cores de segurança.

    A Multicel investiu na criação de outra linha de pigmentos orgânicos, formada por complexos bimetálicos na forma de óxidos, obtidos com tecnologia própria. “São produtos totalmente diferentes do cádmio, sendo fabricados em outra linha, com fornos próprios, sem nenhum contato entre eles”, afirmou. Essa linha, chamada Multitherm, é composta de titanatos, pretos de cobre, ferrita de zinco e cobaltos, apresentando alta resistência ao intemperismo, à luz e às altas temperaturas, e ainda, é isenta de metais pesados, competindo com orgânicos de alta performance.

    Soares indica os complexos bimetálicos para os mesmos usos dos pigmentos de cádmio, mas verifica boas respostas de demanda na produção de coil coatings, plásticos e na formulação de esmaltes para vitrificação de chapas de aço.

    Como todos os metais, os preços desses pigmentos dependem das cotações internacionais, da taxa de câmbio e dos impostos. “Como a maior parte dos nossos custos é paga em reais, acabamos tendo uma vantagem capaz de absorver as variações dos preços dos metais, dando segurança aos clientes”, explicou. Entre 30% e 50% da produção anual da Multicel é destinada para exportação. Os mais recentes investimentos, além da linha de complexos, criada em 2003, contemplaram o tratamento de efluentes e o controle ambiental na fábrica.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *