Pigmentos e Corantes

Pigmentos e corantes podem mudar ou até mesmo melhorar a cor de um produto, são ingredientes essenciais na indústria. Eles diferem porque os pigmentos são insolúveis e os corantes são solúveis

Pigmento é uma substância natural ou sintética que capta, reflete e muda a cor de uma fonte luminosa que incide sobre o produto onde ele é aplicado.

Corante é uma substância natural ou sintética que por ser solúvel, quando aplicado sobre um produto acrescenta cor, fazendo apenas o tingimento do mesmo garantindo assim a transparência do produto.

Acesso Rápido no post

Quais são os tipos de pigmentos e corantes?
Pigmentos e corantes naturais
Obtenção das cores de alguns pigmentos e corantes naturais
Preço dos pigmentos e corantes naturais
Pigmentos e corantes inorgânicos
Pigmentos inorgânicos coloridos
Pigmentos e corantes orgânicos
Pigmentos e corantes de efeito e metálicos
Pigmentos inorgânicos brancos
Pigmentos pretos negro de fumo
Pigmentos perolados
Pigmento glitter
Pigmento asa de borboleta
Pigmentos fluorescentes
Pigmentos e corantes sintéticos
Pigmento anticorrosivo
Guia dos pigmentos e Guia dos corantes
Como encontrar fornecedores de Pigmentos e Corantes?

Quais são os tipos de pigmentos e corantes?

Os pigmentos e corantes se dividem em: naturais, inorgânicos, orgânicos, sintéticos.

Os pigmentos são muito utilizados pelo segmento de Tintas e Vernizes
Os pigmentos são muito utilizados pelo segmento de Tintas e Vernizes

Pigmentos e corantes naturais

São substâncias químicas extraídas de animais, insetos, fungos, microalgas, minerais, terras, frutas, vegetais, legumes, árvores, folhas, cascas, pétalas, raízes, entre outras.

Para a extração dos pigmentos naturais dos elementos citados, são utilizados processos físico-químico, fermentação e fervura em água para sua dissolução. Posteriormente, o resultado da mistura da água com o pigmento, que é sólido, sofre uma separação por precipitação e filtragem. Depois, a parte sólida que resta consiste no pigmento que será submetido a um processo de purificação.

No Brasil, o primeiro pigmento natural foi o vermelho, extraído da madeira Pau-Brasil.

Obtenção das cores de alguns pigmentos e corantes naturais  

Os pigmentos naturais são obtidos:

  • Da dessecação de determinados insetos – pigmentos da cor vermelho carmim.
  • Da clorofila das folhas – pigmento verde.
  • Do açafrão – pigmento amarelo vibrante.
  • Da beterraba – pigmento vermelho. Por meio da modificação da estrutura molecular, a beterraba pode gerar também o pigmento azul.
  • Da fermentação das folhas – pigmento índigo azul
  • Do urucum – pigmento amarelo.
  • Entre outros.

Estabilidade e aplicação dos pigmentos e corantes naturais

Em comparação aos pigmentos e corantes inorgânicos, os naturais são mais caros e instáveis com relação ao ph, à temperatura, ao oxigênio e à luz. Porém, em razão da sua baixa toxidade, eles são usados em larga escala nas indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos e farmacêutica.

Pigmentos e corantes inorgânicos

São produzidos a partir da extração dos minerais não metálicos, como o dióxido de titânio, barita, e dos minerais metálicos, como óxidos metálicos, óxidos de ferro. Estes minerais são encontrados em abundância nas terras da natureza.

Sua produção consiste na sua extração das minas em forma de blocos e pedaços de rocha, que, posteriormente, passam por processo físico-químico, onde se inicia com a quebra do material por britagem, moagem, separação e purificação para eliminar elementos não desejados como areias e metais pesados. Caso a moagem não consiga atingir os tamanhos dos grãos que atendam a tonalidade e cor final do pigmento desejado, ele pode passar ainda por um processo de micronização.

Pigmentos inorgânicos coloridos

São obtidos a partir da extração dos óxidos e sais metálicos como cobalto, alumínio, dos óxidos e de ferro. Podem ser silicatos, sulfatos, cromatos, carbonatos, entre outros.

Os pigmentos e corantes inorgânicos coloridos apresentam baixa toxidade, boa resistência a ação de produtos químicos sob a variação de temperatura e climática. Há de se destacar que a mistura dos óxidos resulta em pigmentos de ótima qualidade, durabilidade e de uma grande variedade de cores.

Pigmentos e corantes orgânicos

Embora algumas pessoas confundam os pigmentos orgânicos com os naturais oriundos das plantas e dos animais, citados, é preciso esclarecer que os primeiros são industrializados a partir dos derivados do petróleo.

Eles fazem parte da química orgânica, ou seja, de estrutura molecular da cadeia de carbono e hidrogênio.

Esses pigmentos e corantes, sendo que o último é normalmente diluído em hidrocarbonetos ou solvente orgânicos, são obtidos por um processo de síntese e podem abranger todas as cores que conhecemos.

Quanto a cor, o que difere o pigmento do corante é que o pigmento é usado para dar cor ao produto, e o corante mantém a transparência, ou seja, ele somente tinge o produto mantendo a cor do mesmo. Por exemplo, a diferença que ocorre nas aplicações das tintas e vernizes.

Quanto ao uso, cabe ao químico a escolha entre o uso do pigmento ou corante na linha de fabricação de um determinado produto que receberá cor.

Pigmentos e corantes de efeito e metálicos

São constituídos de metais, como alumínio, bronze, cobre e zinco, flocos de vidro de borocilicato e do mineral mica, do latim micare, que significa brilho.

pigmento de efeito na indústria automobilística
pigmento de efeito na indústria automobilística

Eles dão ao pigmento e ao corante, inclusive aos perolados, opacidade para brilho de alta intensidade.

Pigmentos de efeito e metálicos
Pigmentos de efeito e metálicos

Pigmentos inorgânicos brancos

São obtidos a partir da mineração e processamento dos minérios de ilemita, zirconita, rutilo, entre outros, que resultam no dióxido de titânio, que por sua capacidade de dar cor, cobertura e brilho é a excelência dos pigmentos brancos.

O carbonato de cálcio é o principal elemento do calcário e equivale a um pigmento branco de boa opacidade, mas, normalmente, é mais usado como carga. Outros exemplos de pigmentos inorgânicos brancos são os óxidos de zinco e sulfatos de zinco.

Do beneficiamento dos minerais filossilicatos, a mica tem brilho intenso e é o principal pigmento para produção dos pigmentos perolados.

Pigmentos pretos negro de fumo

Além de dar cor ao produto aplicado, o negro de fumo aumenta sua resistência ao calor, aos raios ultravioleta e as características mecânicas. Por conta destas características, o negro de fumo de origem petroquímica é um dos produtos mais utilizados no mundo para fabricação de produtos e de artefatos de borracha, como pneus e revestimentos de condutores elétricos, de peças e de produtos plásticos e de masterbatches.

Pigmentos perolados

A mica, que tem cor branca acinzentada e grande luminosidade, é o principal componente na produção dos pigmentos perolados. Quando envolta por dióxido de titânio ou óxidos de metálicos resulta nos pigmentos perolados brancos ou coloridos.

Pigmento Glitter

Assim como a asa de borboleta, o glitter é um pigmento muito usado pela indústria de cosméticos para produção de maquiagem, esmalte para unhas, e o glitter roots para raiz de cabelo. Ele não pode ser passado próximo aos olhos.

É produzido a partir de minúsculas partículas de tamanho idêntico, de um polímero plástico colado em um material reflexivo que depois é triturado.

Ele tem brilho mais intenso que a asa de borboleta e não pode ser aplicado próximo dos olhos.

Ele é usado também para serigrafia e o glitter de poliéster pela indústria têxtil.

Pigmento asa de borboleta

Trata-se de um pigmento muito usado como make up, maquiagem, pela indústria de cosméticos. Ele é uma sombra muito fina em pó, que possui alta cobertura e cores cintilantes e vibrantes.

Pigmentos fluorescentes

Trata-se de pigmentos que brilham no escuro e resultam das partículas do aluminato de estrôncio e sulfeto de alumínio.

Pigmentos e corantes sintéticos

São compostos orgânicos obtidos por processo de síntese, com composição química definida. Dependendo da sua composição química, eles podem ser semelhantes aos naturais, porém mais tóxicos.

Por ter baixo preço e apresentar uma grande quantidade de cores são usados em alta escala, principalmente pela indústria têxtil dar cor aos tecidos.

Pigmentos anticorrosivo

Alguns pigmentos conferem ao produto a que forem adicionados propriedade anticorrosiva, como o pigmento de alumínio e de outros metais que dão cor as tintas, para que entre outras aplicações industriais e automobilística são usadas para pintar botijões de gás protegendo-os da corrosão.  Mas, basicamente os pigmentos são usados para dar cor em:

  • Alimentos e Nutrição humana: Tratam-se de pigmentos e corantes que passaram por rigorosa aprovação da Anvisa para entre outras exigências dar cor sem interferir nos valores nutricionais dos alimentos, como pães, biscoitos, macarrão, embutidos, queijos, snacks, refrigerantes, doces, sorvetes, iogurtes.
  • Cosméticos e Higiene Pessoal: como sabonetes, batom, shampoo, condicionador, cremes e produtos para maquiagem, para cabelo, delineadores etc.
  • Tintas e Vernizes: tinta automotiva, metálica, poliéster, acrílica, látex PVA, esmalte sintético, epóxi; verniz acrílico, marítimo, tingidor, poliuretano.
  • Têxtil: tingimentos de tecidos.
  • Plásticos: para dar cor às resinas plásticas, que são originalmente brancas, leitosas ou transparentes.
  • Masterbatch: é a transformação de uma resina plástica em um concentrado de cor, onde o pigmento é anexado a resina por um processo de fusão e extrusão. Além da cor, o masterbatch pode receber aditivos nesse mesmo processo de extrusão.
  • Borrachas: para dar cor às borrachas naturais, do látex, às de silicone, que originalmente são brancas, e às sintéticas, onde a cor original vai depender dos polímeros da sua composição que nem sempre são da cor desejada.
  • Argamassas e Cerâmica Industrial: dar cor às argamassas, rejuntes de pisos e revestimentos, para produção de blocos cerâmicos, elementos cerâmicos vazados, tubos, telhas, pastilhas, louças sanitárias.
  • Couro Natural e Sintético: setor industrial onde couro e moda andam lado a lado, e os pigmentos seguem a moda e tendências da época dando cor aos revestimentos de móveis e estofados, de roupas como jaquetas, calças, vestidos, bolsas, cintos e calçados como sapatos, botas, tênis e sandálias.
    Pigmentos e corantes nos cosméticos
    Pigmentos e corantes nos cosméticos

Guia dos pigmentos e Guia dos corantes

Você encontra abaixo os melhores fornecedores de pigmentos e corantes, relacionados no GuiaQD.com.br

Corantes

Corantes Caramelo
Corantes de Giemsa
Corantes de Leishman
Corantes May-Grwnuald
Corantes Shorr
Corantes Wright
Corantes à Tina
Corantes Ácidos
Corantes aditivos
Corantes Alimentícios
Corantes Azoicos
Corantes Básicos
Corantes Catiônicos
Corantes diretos
Corantes dispersões
Corantes dispersos
Corantes fixadores
Corantes fluorescentes
Corantes Hidrossolúveis
Corantes líquidos
Corantes Naturais
Corantes Organo-solúveis
Corantes P/ Álcool Anidro
Corantes P/Microscopia
Corantes P/Papa Nicolau
Corantes Perolizados
Corantes Reativos
Corantes sintéticos
Corantes solventes
Corantes sulfurosos
Corantes sulfurosos oxidantes
Corantes Têxteis
Corantes vegetais
Entre outros

Pigmentos

Pigmentos Anticorrosivos
Pigmentos Auxiliares de Moagem
Pigmentos de Alumínio
Pigmentos de Cádmio
Pigmentos Dispersantes
Pigmentos Dispersões
Pigmentos Dispersões Aquosas
Pigmentos Dispersos
Pigmentos Extensores
Pigmentos Fluorescentes
Pigmentos Fosforescentes
Pigmentos Fotocrômicos
Pigmentos Fotoluminescentes
Pigmentos Holográficos
Pigmentos Inorgânicos
Pigmento Preto Negro de Fumo
Pigmentos Iridescentes
Pigmentos Masterbatch
Pigmentos Metálicos
Pigmentos Orgânicos
Pigmentos P/ Sistema Base Água
Pigmentos Perolados
Pigmentos Preparações
Pigmentos Umectantes
Entre outros

Como encontrar fabricantes de pigmentos e corantes e fornecedores de pigmentos e corantes?


Os principais fornecedores de Pigmentos e Corantes estão no Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

Veja como é fácil e rápido encontrar as empresas que você precisa. Comece agora a realizar consultas e orçamentos diretamente com os fabricantes de pigmentos, fabricantes de corantes e fornecedores de pigmentos, fornecedores de corantes.

Precisa de um orçamento? Clique e preencha o formulário abaixo






    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Adblock detectado

    Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios