Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Química

A pesquisa e desenvolvimento são essenciais para aumentar a competitividade e o crescimento da indústria. Saiba mais!

A indústria química, conhecida como “indústria das indústrias” por estar presente em tudo, é um setor extremamente importante no cenário econômico brasileiro. É responsável pela produção de matérias-primas e o desenvolvimento de soluções para os mais diferentes setores do mercado, o que é realizado através de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

O conceito de indústria química é amplo, abrangendo as empresas que produzem produtos químicos, como petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, farmoquímicos, polímeros, tintas, vernizes, esmaltes, fertilizante, cosmético, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, perfumaria, resinas, fibras, entre outros.

É a sexta maior indústria do mundo em termos de faturamento líquido, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), e uma das mais dinâmicas. A classificação tem como base o ano de 2021 e refere-se à indústria química como um todo, uma vez que em muitos países não há estatísticas por segmento.

A acirrada competitividade do mercado global tem impulsionado as indústrias químicas para o investimento em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de desenvolver novos produtos e melhorar processos que atendam os anseios da sociedade.

A pesquisa refere-se ao estudo de novas tecnologias para alcançar certos objetivos, enquanto o desenvolvimento diz respeito ao alinhamento dessas inovações aos processos produtivos para que sejam mais eficientes.

Acesso Rápido no post

Importância e vantagens
Desafios para a pesquisa e desenvolvimento na indústria química

Importância e vantagens

Inovação é a palavra do momento para qualquer empresa independentemente do setor de atuação. Constitui-se um processo fundamental, visto que permite a criação de novos produtos, processos e serviços, colocando a empresa em destaque frente a concorrência e permitindo o seu crescimento, inclusive de forma sustentável.

Mas é preciso esclarecer que a inovação só pode ser alcançada através de investimento em pesquisa e desenvolvimento, portanto, as indústrias químicas estão cada dia mais voltando seus olhares para este campo.

O ideal seria que as indústrias químicas tivessem um centro de pesquisa e desenvolvimento dentro das suas empresas exatamente como ocorre nos países desenvolvidos, no entanto, são poucas as indústrias nacionais que possuem esta estrutura. Em nosso País, quando há a busca por pesquisas e desenvolvimento, na maioria das vezes, é possível verificar a parceria de indústrias com universidades. Também já conseguimos notar, nos últimos tempos, empresas concorrentes se unindo para a realização de parcerias em pesquisa e desenvolvimento com universidades. Ao juntas forças, as empresas conseguem não só trocar conhecimentos e experiências como dividir os riscos, reduzir os investimentos e diminuir a redundância na pesquisa.

Os projetos de inovação nas indústrias químicas podem estar relacionados a diferentes demandas, como redução de custo, mudança do hábito de consumo, evento imprevisível (por exemplo, a pandemia de COVID-19), para oferecer valor agregado ao produto, para tornar o processo produtivo mais eficiente e muito mais. Dessa forma, é importante que a empresa esteja atenta as necessidades do mercado.

Veja alguns benefícios oferecidos pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento:

  • Inovação de produtos, serviços e soluções.
  • Criação de novos empregos, inclusive com cientistas dentro as empresas.
  • Aumento da produtividade.
  • Maior competitividade a partir de produtos mais duráveis.
  • Crescimento sustentável.
  • Redução de custos de manutenção quando a pesquisa é focada neste objeto.
  • Geração de novos negócios.
  • Otimização do processo de produção.
  • Melhoria da qualidade dos produtos.
  • Contribuição para o crescimento econômico do País.

Também é válido notar que a pesquisa e desenvolvimento não está direcionada apenas para produtos e serviços, ela também pode ser aplicada na gestão de manutenção, buscando soluções eficientes para o desgaste das máquinas, peças e para uma melhoria do processo produtivo dos equipamentos.

pesquisadores químicos
pesquisadores químicos

Desafios para a pesquisa e desenvolvimento na indústria química

Mesmo com tantos benefícios e com a necessidade de inovação para se manter, crescer e se tornar competitiva no mercado, a indústria química tem enfrentando uma série de entraves com relação ao investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Confira abaixo alguns dos desafios enfrentados pela indústria nacional para o investimento em pesquisa e desenvolvimento:

  • Legislação tributária.
  • Encargos trabalhistas.
  • Crise econômica e política.
  • Alto custo das matérias-primas básicas.
  • Falta de contratos de longo prazo.
  • Alto custo de energia.
  • Custos logísticos.
  • Elevados custos burocráticos.
  • Falta de investimento público e incentivo.

Porém, a sinalização para a pesquisa e desenvolvimento é positiva no Brasil As empresas estão conscientes dessa necessidade e, na outra ponta, já está ocorrendo inclusive um aumento significativo na formação de doutores e pesquisadores em nosso território, principalmente nas áreas de farmacologia, ciências agrárias e sociais e imunologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios