QUÍMICA.com.br – O Portal da revista Química e Derivados


Logística, Transporte e Embalagens

Perspectivas 2017 – Infraestrutura: Graves deficiências nacionais pedem investimento em máquinas, logística e geração de energia

Antonio C. Santomauro
25 de março de 2017
    -(reset)+

    Equipamentos rodoviários – Também para os integrantes da CSMR (Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias), da Abimaq, 2017 deve ser ano um pouco mais favorável, mesmo porque 2016 foi extremamente difícil para essas empresas, cujos portfólios incluem equipamentos destinados a grandes obras e infraestrutura, como tratores de esteira, retroescavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, compactadores de solo, caminhões fora de estrada e usinas de asfalto, entre outros. “Esse mercado depende muito de governo e de grandes concessionárias, que pararam totalmente seus investimentos. Tivemos então uma queda nos negócios de 36%, relativamente a 2015, que já havia sido ano muito ruim”, diz Andrea Park, presidente da CSMR.

    Este ano, acredita Andrea, projetos como aqueles incluídos no PPI (Programa de Parcerias para Investimentos), devem estimular os negócios dos fabricantes de máquinas para grandes obras e infraestrutura. “Obviamente, em seus primeiros momentos a retomada dos negócios não trará tudo o que imaginávamos: em 2010, projetávamos para 2016 uma demanda de 60 mil máquinas, mas ela não chegou nem a 8 mil”, diz Andrea. “Mas acho que este ano ao menos sairemos da inércia na qual vínhamos vivendo, e na infraestrutura brasileira há muita coisa a ser feita”, finaliza.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *