Petróleo & Energia (gás, refino e gasolina)

Perspectivas 2017 – Infraestrutura: Energia

Antonio C. Santomauro
11 de março de 2017
    -(reset)+

    Na visão de Duarte, no mercado da energia devem agora se expandir mais aceleradamente vertentes como a cogeração de energia através de biomassa – como bagaço de cana, cavaco de madeira e licor negro, entre outras possibilidades – e de gás natural. Também crescerão “exponencialmente” os sistemas de mini e microgeração distribuídas, como aquele já instalado na cidade de São Paulo em locais como o condomínio comercial Rochaverá, que usa gás natural tanto para aquecer e resfriar água para suas utilidades, a exemplo do sistema de ar condicionado, além de gerar energia para uso próprio e, caso necessário, para distribuição na rede da concessionária da cidade: a AES Eletropaulo.

    Diversas vezes, relata Duarte, a Eletropaulo já recorreu a esse projeto quando necessitou de energia adicional nas imediações do Rochaverá. “Os projetos de mini e microgeração distribuída reduzem custos, pois diminuem a necessidade da transportar energia de lugares distantes, agregam confiabilidade ao sistema, e ajudam as distribuidoras nos locais onde elas mais necessitam”, ressalta.

    Química e Derivados, Projeção de PLD (preço do Mercado de Curto Prazo) Fonte: CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

    Projeção de PLD (preço do Mercado de Curto Prazo) Fonte: CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

    A Abrace trabalha em uma solução denominada Produto de Resposta da Demanda, com a qual o acionamento de uma usina termelétrica para a geração de energia adicional necessária em determinado momento pode ser substituído pela ação de uma empresa que será remunerada caso reduza seu consumo nessa mesma quantidade. “Temos associadas que já trabalham com esse produto em outros países nos quais atuam”, afirma Camila.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *