Perspectivas 2017 – Distribuição: Potencial de mercado atrai investidores estrangeiros para acelerar fusões e aquisições

O dirigente setorial considera o fato de as indústrias, tanto a montante quanto a jusante na cadeia, terem reduzido seus quadros de pessoal, abrindo oportunidades para os distribuidores assumirem novas responsabilidades, via prestação de serviços, como controle de estoques, análises, preparação de amostras etc. “O problema disso está na forma de remunerar essas transferências de tarefas, mas já se nota um entendimento melhor entre os elos da cadeia, todos interessados em agregar valor aos seus negócios”, comentou.

No atual panorama econômico, a manutenção de estoques elevados de produtos acaba representando um custo desnecessário e de difícil recuperação pelas empresas comerciais. “O distribuidor ganha dinheiro girando as mercadorias e não fazendo inventário, por isso não é preciso ter uma estrutura de armazenagem muito grande”, afirmou.

Nesse ponto, ele vê uma deficiência no mercado local que poderá ser aproveitada por eventuais interessados: faltam operadores logísticos qualificados para lidar com produtos químicos. São empresas que se especializam em transportes e armazenamento, prestando apoio fundamental para os comerciantes do ramo, ainda mais quando se consideram as fragilidades da infraestrutura logística nacional.

Isso se torna ainda mais relevante quando se considera o peso da produção agropecuária nacional. “O setor agro brasileiro é moderno e constantemente atualizado, este ano vai puxar para cima o PIB com uma grande safra”, comentou Medrano. Os distribuidores nacionais buscam mais negócios nessa direção, revelando agilidade e capacidade de adaptação. Em 2016, as vendas para quase todos os segmentos de mercado sofreram retração. Mesmo áreas tradicionalmente resistentes aos humores da economia nacional, como a produção de alimentos e cosméticos, foram negativamente afetadas pela queda do poder aquisitivo da população. “O setor farmacêutico ainda saiu ileso dessa crise, mas não cresceu”, avaliou.

Página anterior 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios