Percabonato de Sódio

Percabonato de Sódio: não perca tempo, encontre tudo que você procura aqui rapidamente. De conceito a fornecedores, confira post completo!

O percabonato de sódio é um composto químico que possui ampla aplicação na indústria de produtos de limpeza e têxtil, graças ao seu poder alvejante, desinfetante e branqueador. Ao longo desta matéria, você poderá descobrir outras aplicações e mais disposições importantes, como propriedades, fórmula química, medidas de primeiros socorros durante o manuseio e muito mais. Confira!

Acesso Rápido no post

O que é percabonato de sódio?
Fórmula química
Principais características do percabonato de sódio
Maiores aplicações do percabonato de sódio?
Manipulação do percabonato de sódio
Carbonato de sódio
Onde comprar o percabonato de sódio

O que é percabonato de sódio?

O percarbonato de sódio consiste em um oxidante com aspecto sólido (pó), branco, inodoro e livre de Boro (elemento químico utilizado em detergentes, materiais explosivos e outros).

É também conhecido como peróxido de hidrogênio sólido e produzido pela reação entre peróxido de hidrogênio (H2O2) e carbonato de sódio (Na2CO3).

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Fórmula química

    Sua fórmula é apresentada da seguinte forma: Na2CO3·1.5H2O2.

    Principais características do percabonato de sódio

    • Aspecto: Sólido (pó ou grânulos);
    • Cor: branco;
    • Inodoro;
    • Peso Molecular: 314,06;
    • Solúvel em água: ao ser dissolvido em água resulta em uma solução alcalina com poder para ajudar a remover sujeira e manchas.
    • CAS: 15630-89-4;
    • Agente oxidante: quando o percabonato de sódio é dissolvido na água ocorre a liberação do peróxido de hidrogênio (H202), um importante agente de limpeza, branqueador, alvejante e poderoso desinfetante;
    • Alvejante: é uma substância química utilizada para eliminar ou reduzir manchas, descolorir ou clarear materiais, restaurando a cor original do produto. Essa característica faz com que o percarbonato de sódio seja muito utilizado pela indústria de tecidos. Outros exemplos de alvejantes são o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e ácido oxálico;
    • Não é tóxico: ele é mais seguro para o meio ambiente, em comparação a outros alvejantes (cloro), visto que se decompõe em água e oxigênio.

    Maiores aplicações do percabonato de sódio

    O percabonato de sódio é um composto químico que reúne várias características relevantes para a indústria, como alto poder de limpeza, de desinfecção, de descoloração e de brancura. Dessa forma, é uma substância extremamente versátil, podendo ser utilizada na fabricação de variados produtos, como detergentes, alvejantes, limpadores e muito mais. Confira suas principais utilizações na indústria:

    • Têxtil e Couro: aqui ele é usado como alvejante no setor têxtil e de curtume, ou seja, ele serve para remover ou reduzir as manchas do tecido ou couro.
    • Domissanitários: o percaboanto de sódio é aplicado neste ramo para a fabricação de detergente em pó, limpadores multiuso, tira-manchas, desinfetantes, limpadores para carpetes, alvejante, lava louças em pó e outros produtos de limpeza. Tem sido aplicado como substituto do perborato de sódio.
    • Tratamento de água: este produto químico pode ser ainda aplicado para desinfecção de água potável. Também tem apresentado aplicação recente para remediação de solos e água subterrâneas.

    Manipulação do percabonato de sódio

    Mesmo que não se trate de uma substância tóxica, o percabonato de sódio exige alguns cuidados durante o seu manuseio assim como qualquer produto químico. A formação de pó deve ser evitada na manipulação e as regras da FISPQ (Ficha de Informações de Produtos Químicas) observadas pelos colaboradores para garantir a segurança e bem estar de todos.

    A FISPQ é um documento que contempla todas as informações sobre determinado produto químico, portanto, traz apontamentos sobre suas propriedades físicas e químicas, riscos e procedimentos de segurança para o manuseio, equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados, medidas de primeiros socorros, medidas de combate a incêndio, medidas de controle para derramamento ou vazamento, informações sobre transporte, além de outras disposições.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: retire a vítima com rapidez para o ar fresco e ventilado. Se surgirem queixas ou em caso de persistência dos sintomas, vale consultar um médico.

    – Em caso de contato com a pele: retirar a roupa e sapatos contaminados e enxaguar o local com água. Se possível, tomar uma ducha. Se surgirem queixas ou em caso de persistência dos sintomas, é necessário passar em atendimento médico.

    – Em caso de contato os olhos: lavar os olhos de imediato com bastante água corrente, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Um oftalmologista deve ser consultado neste caso.

    – Em caso de ingestão: lavar repetidamente a boca com água. Nunca ofereça nada a vítima inconsciente. Procure atendimento médico.

    O armazenamento do percabonato de sódio deve ocorrer em recipiente fechado, guardado em local fresco, seco e bem ventilado, longe de fontes de calor ou chamas.

    Leia Mais
    Biocidas: Insumos conservam produtos de limpeza e garantem sua eficácia

    Carbonato de sódio

    O carbonato de sódio é outro produto químico com grande relevância para diversos setores da indústria, podendo ser usado para produção de muitos produtos o nosso dia a dia, além de outras funções específicas.

    Normalmente, ele é utilizado para o tratamento de água e água de piscina e produção de sabão e detergente (agente emulsificante e alcalinizante), corante, fármacos e papel.

    Também é conhecido no mercado como barrilha ou soda e consiste em sal branco inodoro, muito solúvel, com fórmula química Na2CO3.

    Vale ainda dizer que os carbonatos nada mais são do que sais inorgânicos e minerais compostos pela ligação iônica entre um metal ou um semimetal e um ânion carbonato (CO3 2). Outros carbonatos importantes são o carbonato de cálcio (CaCO3), carbonato de potássio (K2CO3) e carbonato de magnésio (MgCO3)

    Onde comprar o percabonato de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de percabonato de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * carbonato de sódio P.A

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.