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Panorama do mercado PET no Brasil – ABC Cosmetologia

Quimica e Derivados
27 de novembro de 2020
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    Química e Derivados - Panorama do mercado PET no Brasil ©QD Foto: iStockPhoto

    O Brasil tem 6,4% de participação global no mercado de produtos pet e perde apenas para os Estados Unidos que tem um faturamento equivalente a 50% do mercado. Em 2018, o mercado pet brasileiro registrou faturamento de R$ 34,4 bilhões, enquanto em 2019 esse valor chegou a R$ 35,4 bilhões, com crescimento de 3% sobre o ano anterior. Apesar da crise mundial resultante da Covid-19, a expectativa de crescimento do setor para 2020 em faturamento aponta para R$ 40 bilhões.

    A população mundial de pets hoje é de 1,6 bilhão de indivíduos, dos quais a China conta com 464 milhões, os Estados Unidos possuem 259 milhões, enquanto o Brasil fica na terceira colocação com 139,3 milhões de animais de estimação.

    Com o crescimento da população pet no Brasil, o mercado passou a se profissionalizar e novos negócios e soluções inovadoras apareceram, tais como: novas marcas e produtos de cosméticos pet, creches, hotéis, spas, convênio médico veterinário, médicos veterinários especialistas em dermatologia animal, tratamento veterinário, psicólogos para pets estressados, adestradores domiciliares, profissionais que levam os pets para passeios diários, táxi-dog, escolas preparatórias de profissionais para banho e tosa e groomers. E os hotéis, restaurantes, shoppings, passaram a adotar o termo “pet friendly”, utilizado para os estabelecimentos informarem que os animais de estimação são bem-vindos. E isso tudo é em função do mercado estar sendo movimentado pela humanização dos pets.

    Química e Derivados - Panorama do mercado PET no Brasil ©QD Foto: iStockPhotoCom o amor incondicional, os pets passaram a ser um membro da família e a relação entre eles e seus tutores está cada dia mais próxima e isso faz com que o mercado pet tenha novas oportunidades de negócios. O pet faz companhia nas horas boas e ruins, dá carinho, atenção e apesar de às vezes levar umas broncas, ele nunca fica chateado ou magoado com você, pelo contrário, assume seu erros, abaixa a cabeça e vem te dar uns lambeijos. Isso é “amor incondicional”.

    Em se tratando de crescimento do mercado de cosméticos pet, podemos citar o estrondoso crescimento de novas marcas e produtos, novas indústrias, terceirização de produção de cosméticos pet. Quando falamos em tendências de produtos cosméticos para o mercado pet, a maior fonte vem do mercado de cosméticos de uso humano e suas matérias-primas. Exemplo: Quando tivemos a “febre” do uso de óleo de Argan em vários produtos capilares no mercado cosmético de uso humano, o mercado de cosmético de uso veterinário (pet) passou a lançar linhas de produtos à base de Argan.

    Hoje temos vários tipos de produtos cosméticos pet, como shampoo, shampoo a seco, condicionador, máscara de hidratação de pelos, desembolador de pelos, hidratante para as patinhas, tônico de limpeza para a região dos olhos e lágrima ácida, tônico para limpeza das orelhinhas, perfumes, deo-colônia, água de colônia e até maquiagem temporária para campeonatos de estética animal e eventos.

    O desenvolvimento de cosméticos pet segue critérios especiais em função do pH da pele dos animais. Assim, deve-se tomar cuidado com produtos cosméticos que possam fazer mal ao animal, como por exemplo produtos que possuem excesso de álcool que resseca a pele do pet. Com a Covid-19, algumas marcas de cosméticos lançaram o álcool em gel pet, mesmo não tendo a confirmação de que esses animais poderiam pegar ou transmitir o novo coronavírus.

    O mercado pet segue a regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    Texto: Edison Nakayama

    Química e Derivados - Gerenciamento de risco no reprocessamento de produto

    ABC Cosmetologia

    A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC Cosmetologia), é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 10 de abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia nacional.
    Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia, Química e afins, ligados a universidades e empresas de produto acabado e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.
    Mais informações: https://www.cosmetologiabrasil.com/

     



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