Óxido de zinco: aplicação em diversos setores

Confira como e porquê o óxido de zinco é importante para uma grande variedade de segmentos industriais. Boa leitura!

O óxido de zinco é uma substância altamente consumida por uma série de segmentos industriais para a produção de inúmeros produtos. Dentre os setores que mais fazem uso deste produto químico, podemos destacar o cosmético, de higiene pessoal, químico, borracha, tintas, cerâmica, plástico, agropecuário. Dessa forma, você pode encontrar óxido de zinco em protetores solares, pastas de dente, pomadas para assaduras, calçados, adesivos e outros produtos comuns do seu dia a dia.

Confira a seguir mais aplicações importantes deste composto e suas principais características, além de outras informações essenciais.

Acesso Rápido no post

O que é óxido de zinco?
Qual a fórmula química do óxido de zinco?
Quais são suas características?
Quais são os usos do óxido de zinco?
Aplicação do óxido de zinco no protetor solar
Como deve ser feito o manuseio do óxido de zinco?
Onde comprar o óxido de zinco?

O que é óxido de zinco?

O óxido de zinco é um produto extremamente versátil que tem a aparência de um pó fino, branco e sem cheiro.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual a fórmula química do óxido de zinco?

    A fórmula química do óxido de zinco é ZnO. Dessa forma, ele é um composto químico formado por átomos de zinco e oxigênio.

    Quais são suas características?

    • CAS: 1314-13-2.
    • Estado físico: sólido, pó fino, amorfo.
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro.
    • Ponto de fusão: 1975 ºC.
    • Estabilidade química: estável em condições normais de temperatura.
    • Peso molecular: 81,37 g/mol.
    • Ação adstringente e antisséptica: tem ação calmante, cicatrizante e protetora da pele, formando película contra agentes externos e controlando ou evitando a multiplicação de microrganismos na pele.
    • Ação anti-inflamatória: ele reduz a inflamação, é eficiente para reduzir a vermelhidão da pele, além de proporcionar uma pequena diminuição da produção de sebo na pele.
    • Ação cicatrizante: ele cobre completamente a pele, desenvolvendo um ambiente favorável para a regeneração das células. Dessa forma, está presente em produtos para o tratamento de pequenos cortes, picadas de inseto e pele ressecada.

    Quais são os usos do óxido de zinco?

    Como vimos, inúmeros setores fazem uso dessa substância para as mais diversas finalidades. Veja abaixo as maiores utilizações do óxido de zinco!

    • Setor químico: usado em análises químicas.
    • Setor cosmético e de higiene pessoal: o óxido de zinco é utilizado na produção de diversos produtos, como protetor solar; sabonetes; loções para a pele; pastas modeladoras; crenes; talcos; pomadas para cuidados com a pele.

    Graças as suas propriedades adstringente, antisséptica e anti-inflamatória é recomendado para tratamento de pele como acne, espinhas e furúnculos, proporcionando uma pele mais suave e lisinha. O óxido de zinco ajuda a secar as espinhas e reduzir a a oleosidade da pele.

    Também é indicado em desodorantes, pós para os pés e talcos, visto que ele age como antisséptico, inibindo e exterminando fungos e outros microrganismos da pele.

    • Setor de borracha: aplicado na vulcanização de borracha. Ele está presente em calçados, tapetes automotivos, mangueiras e borrachas em geral.
    • Indústria de tintas.
    • Setor de cerâmicas: aplicado na formulação de esmaltes cerâmicos.
    • Setor agropecuário: o óxido de zinco é utilizado em fertilizantes e como suplemento mineral para melhorar a pelagem dos bovinos, equinos, suínos e aves.
    • Setor farmacêutico: usado em produtos para proteger a pele, como cremes e pomadas contra assaduras, indicadas para bebês, crianças e adultos.
    • Produção de filmes plásticos, adesivos, PVC e látex.
    • Usado na formulação de revestimentos metálicos anticorrosivos.
    • Tintas: ele pode ser aplicado como pigmento na fabricação de tintas. Outra aplicação é como anticorrosivo e antifúngico nestas formulações.
    • Domissanitários: pode ser usado na produção de produtos de limpeza.
    • Construção civil.
    • Setor odontológico: usado em cimentos para uso dentário.

    Aplicação do óxido de zinco no protetor solar

    O óxido de zinco tem grande aplicação na fabricação de protetores solares, visto que tem a capacidade de refletir e dispersar os raios UVA e UVB, atuando como uma barreira física sobre a pele.

    Dentre os filtros físicos, aqueles menos reativos, destacam-se o óxido de zinco e o dióxido de titânio, ideais para protetores solares infantis. Já nos protetores solares adultos é possível encontrar metoxicinamato de octila e benzofenonas.

    Além de aumentar o fator de proteção solar de cremes, proporciona um produto menos viscoso e com maior transparência.

    Dessa forma, o óxido de zinco nos protetores serve para proteger a pele contra exposição dos raios ultravioletas, que podem causar queimaduras, envelhecimento e câncer.

    Como deve ser feito o manuseio do óxido de zinco?

    A manipulação do óxido de zinco deve ser feita conforme as regras gerais de segurança. Mesmo o produto não sendo considerado perigoso de acordo com a legislação, pode causar irritação nos olhos, pele e trato respiratório, portanto, é importante evitar o contato com o produto e a inalação dos pós.

    Cabe ao colaborador utilizar equipamento de proteção individual, como óculo de segurança para proteção dos olhos/face; luvas de proteção para proteção da pele; máscara contra pós para proteção respiratória.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após Inalação: manter a vítima calma e movê-la para o ar fresco.

    – Após contato com a pele: retirar imediatamente todo o vestuário e sapatos contaminados e lavar o local afetado com bastante água e sabão.

    – Após contato com os olhos: lavar com bastante água corrente, por aproximadamente 15 minutos.

    – Após ingestão (grandes quantidades): enxaguar a boca e beber muita água. Em caso de mal estar, procurar um médico

    Quanto as condições de armazenamento, é necessário manter as embalagens bem fechadas e guardá-las em local seco e limpo a temperatura ambiente

    Onde comprar o óxido de zinco?

    Para encontrar os principais fornecedores óxido de zinco, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Leia Mais

    Novidades da Abrafati 2023
    Percloroetileno ou Tetracloroetileno
    Fotoprotetores: Insumos garantem proteção da pele
    In Cosmetics Latin America: Cosméticos mais eficazes e seguros
    Síntese e caracterização de nanocompósitos – ABC Cosmetologia
    Encontro setorial recebe novidades recém-lançadas – FCE Cosmetique
    FCE Cosmetique 2017 – Prévia: Em novo endereço, exposição reforça área de inovação tecnológica e o atendimento aos visitantes
    Nanotecnologia aplicada aos cosméticos – ABC Cosmetologia
    Filtros solares: Opções para proteger a pele

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.