Óxido de Propileno

Óxido de Propileno: saiba mais sobre este relevante intermediário químico. Veja fórmula, propriedades e outros detalhes

O óxido de propileno está presente na fabricação de diversos produtos, incluindo lubrificantes, detergentes, plastificantes e muito mais. Ao longo do texto, você poderá conferir os setores que mais fazem uso deste produto químico, além de outras informações essenciais. Para saber quais são os principais fornecedores não deixe de acessar o Guia QD, o maior guia de compra e vendas do setor químico. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é óxido de propileno?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Para que serve o óxido de propileno?
Manipulação do óxido de propileno
Onde comprar o óxido de propileno?

O que é óxido de propileno?

O óxido de propileno é um composto orgânico que tem a forma de um líquido incolor e apresenta um odor adocicado.

É conhecido também por outros sinônimos como óxido de propeno, metil oxirano; 1,2 – epóxipropano e é usado em diversos processo industrias e comerciais.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    Sua fórmula é representada por C3H6O. Dessa forma, podemos dizer que ele tem uma estrutura cíclica de três átomos de carbono e um átomo de oxigênio.

    Quais são suas principais características

    • Família química: éter.
    • Aspecto: líquido.
    • Cor: incolor.
    • Odor: odor característico adocicado, similar ao álcool.
    • Altamente inflamável e reativo.
    • Muito volátil.
    • Peso molecular:  58,08.
    • Ponto de ebulição (°C): baixo ponto de ebulição, 34,3.
    • Ponto de fusão (°C):  -112,1.
    • CAS 75-56-9.
    • Solubilidade: ele é muito solúvel em água e em diversos solventes orgânicos (etanol, acetona e éter).
    • Tóxico e irritante.

    Para que serve o óxido de propileno?

    Este produto consiste em um importante intermediário químico utilizado em uma ampla variedade de processos industriais. Serve para a fabricação de plásticos de poliuretano, propileno glicol e outros glicóis; espumas de uretana; detergentes; aminas de isopropanol; lubrificantes sintéticos; elastômeros sintéticos, detergentes, emulsificantes, agentes surfactantes, solventes, produtos farmacêuticos, cosméticos e muito mais.

    Atende a indústria química, automotiva, de alimentos e bebidas, farmacêutica, de domissanitários, de lubrificantes, o segmento de construção civil e muito mais.

    Manipulação do óxido de propileno

    Tendo em vista que o óxido de propileno é um produto tóxico, volátil e altamente inflamável são necessários alguns cuidados durante o seu manuseio para a segurança de todos. Dessa forma, a manipulação deve ocorre em local com ventilação ou exaustão, e o colaborar precisa fazer uso de equipamento de proteção individual (EPI), como roupa de proteção, máscara de proteção respiratória, luvas de proteção, viseira de proteção ou proteção ocular em combinação com proteção respiratória.

    Medidas de primeiros socorros

    – Se ocorrer inalação: retirar a vítima para o ar fresco e colocá-la em repouso. Se não estiver respirando normalmente, procure atendimento médico.

    – Se ocorrer contato com a pele: retirar as roupas contaminadas e enxaguar a pele abundantemente com água. Se for possível, tome uma ducha no local. Procure atendimento médico.

    – Se ocorrer contato com os olhos: enxaguar muito com água. Se estiver fazendo uso de lentes de contato, retire-as se for fácil.  É importante consultar um oftalmologista neste caso.

    – Se ocorrer ingestão: enxaguar a boca com água. Não induza o vómito. Busque atendimento médico.

    Quanto ao armazenamento, é preciso que seja realizado com muito cuidado e planejamento. Recomendado local seco, fresco, bem fechado e no escuro. O óxido de propileno também precisa ser guardado distante de ácidos, bases e oxidantes fortes.

    Leia Mais
    Propilenoglicol: um aliado da indústria cosmética e de alimentos
    Cosméticos – Múltiplas funções ampliam o consumo de silicone
    Ice 2003: Tinta “verde” explode na feira da Filadélfia

    Onde comprar o óxido de propileno?

    Para encontrar os principais fornecedores de óxido de propileno no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.