Óxido de Magnésio

Óxido de Magnésio: Veja agora o que é e em quais setores ele é mais utilizado, além de outras informações

O óxido de magnésio é um produto químico fundamental para diversos segmentos, visto que ele possui variadas aplicações industrias. É muito procurado pelos setores químicos, de materiais refratários, de borracha, farmacêutico, agrícola e muito mais. A seguir você poderá descobrir mais informações relevantes sobre este produto, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é óxido de magnésio?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Aplicações do óxido de magnésio
Manuseio do óxido de magnésio
Onde comprar o óxido de magnésio?

O que é óxido de magnésio?

O óxido de magnésio é um composto químico com aspecto de pó na cor branca, leve, inodoro e pouco solúvel em água.

Pode ser obtido de dois modos: naturalmente, a partir de rochas como a Magnesita (MgCO3) e Brucita, Mg(OH)2.  Outra forma é sinteticamente, em que ele é obtido da água do mar ou de salmoura na forma de cloreto de magnésio (MgCl2), depois sintetizado para hidróxido de magnésio e na sequência termo-decomposição para óxido de magnésio.

A magnesita é um mineral que serve para a produção de diversos produtos químicos, além de sua utilização em materiais refratários, indústria farmacêutica, entre outros. Vale ressaltar que no Brasil, em Brumado/BA, encontra-se uma das maiores minas de magnesitas do mundo.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    A fórmula do óxido de magnésio é MgO, sendo assim formado por uma ligação iônica entre um átomo de magnésio e um átomo de oxigênio.

    Quais são suas principais características

    As suas propriedades físicas e químicas estão relacionadas a sua forma de obtenção, ou seja, dependem se o óxido de magnésio foi extraído do mineral magnesita ou se foi sintetizado a partir de salmouras ou de água marinha.

    • Aspecto: pó fino.
    • Cor: branco ou creme.
    • Pouco solúvel em água.
    • Higroscópico.
    • Massa molar: 40,3 g/mol.
    • Sabor: leve alcalino (assim como da magnésia).
    • Materiais ou substâncias incompatíveis: ácidos, PC15 e C1F3.

    Também é válido dizer que são classificados como óxidos as substâncias que apresentam um oxigênio (O) ligado a outro elemento químico. São ainda chamados de compostos binários, pois são formados pela combinação de dois elementos químicos.

    Aplicações do óxido de magnésio

    Da mesma forma que suas propriedades variam de acordo como foi obtido, a sua aplicação também se diferencia conforme sua extração, apresentando, portanto, funções bem diversificadas. Em linhas gerais, podemos destacar que ele é aplicado como aditivo mineral em diversas industrias. Confira a seguir outras aplicações relevantes:

    • Serve como ativador e acelerador de reações.
    • Ele pode ser aplicado em materiais de fricção.
    • Utilizado como agente de cura em formulações de borrachas halogenadas, como: Fluore­lastômeros (FKM), Policloropreno (CR), Polietileno Clorossulfonado (CSM), Halobutil (CIIR, BIIR), Acrilo­nitrilo Butadieno Hidrogenado (HNBR), Policloro Hydrin (ECO) entre outros compostos de borracha.
    • Usado em fórmulas multivitamínicas: serve para reposição do magnésio no corpo humano, um nutriente essencial para diversos processos biológicos, incluindo função muscular e nervosa.
    • É um agente vulcanizante para alguns produtos.
    • Utilizado como antiácido: pode ser aplicado para alívio da azia, dor de estômago e outros desconfortos ocasionados pelo excesso de ácido no estômago. Nesta função ele atua como neutralizante do ácido do estomago, diminuindo sua acidez.
    • Outra aplicação é como laxante.
    • Aplicado como sequestrante de água.
    • Usado na fabricação de lama de perfuração.
    • Nutrição animal: pode ser usado como suplementação para organismos bovinos, proporcionando retenção de cálcio, melhora da ruminação, melhora da reação das enzimas do organismo, maior aproveitamento do fósforo, melhor digestão da celulose e muito mais.
    • Fertilizantes: o óxido de magnésio também pode ser aplicado para correção de pH do solo.
    • Produção de sais de magnésio.
    • Usado em materiais refratários.

    Manuseio do óxido de magnésio

    Embora esta substância não seja classificada como perigosa de acordo com a ABNT, precisa ser manipulada com segurança. Dessa forma, é necessário que o produto seja manuseado em local bem ventilado e que o colaborador faça uso de equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados, como equipamento de proteção respiratória, avental, óculos e luvas de segurança.

    Mais informações sobre o óxido de magnésio, você pode consultar a FISPQ (Ficha de Informações e Segurança do Produto Químico), um documento muito importante que apresenta uma série de informações relevantes sobre o produto, como propriedades, riscos, medidas de primeiros socorros, Identificação de perigos, medidas de armazenamento, medidas de controle para derramamento ou vazamento e muito mais.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de inalação: leva a pessoa para o ar fresco. Procure atendimento médico, se necessário.

    – Em caso de contato com a pele: retirar imediatamente a roupa contaminada e lavar o local afetado com bastante água. Se possível, tomar uma ducha no ambiente de trabalho. Em caso de dores, indisposição ou irritações cutâneas, um médico deve ser consultado.

    – Em caso de contato com os olhos: Lavar os olhos abundantemente com água, mantendo as pálpebras abertas. Se necessário, vale consultar um oftalmologista.

    – Em caso de ingestão: oferecer dois copos de água a vítima, se ela estiver consciente. O vômito não deve ser provocado. É importante procurar atendimento médico imediatamente.

    Em todos os casos acima, o colaborador deve levar a FISPQ no atendimento médico para uma melhor avalição do caso.

    Sobre o armazenamento é essencial que ele seja feito em embalagem bem fechada e que está seja guardada em local seco e ventilado.

    Onde comprar o óxido de magnésio?

    Para encontrar os principais fornecedores de óxido de magnésio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * óxido de magnésio sinterizado

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.