Óxido de magnésio aplicado em compostos de fluorelastômeros

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O uso de óxido de magnésio em compostos de borracha é considerado importante por muitas razões das quais são indispensáveis o conhecimento de suas funções no decorrer do processo. Principalmente, no que tangue à performance e forma e tamanho de partículas. Este trabalho teve como principal objetivo o processamento e estudo dos efeitos relacionados às características de atividade e área superficial ou atividade quando utiliza-se óxido de magnésio no processo de cura de borrachas.

Concluiu-se através dos ensaios realizados que as amostras 1, 3 e 4 atuaram como receptores de ácidos na composição de FKM em sistema bisfenol, proporcionando uma cura eficiente. Já para as amostras 2 e 5, verifica-se um maior tempo de início da reticulação e tempo ótimo de cura, ocorridos devido à baixa reatividade do óxido de magnésio intrinsicamente ligado com à sua baixa área superficial, que por usa vez faz com que a reação de neutralização do fluoreto de hidrogênio ocorra de forma mais lenta.

REFERÊNCIAS

1. SHAND, A. Mark. The chemistry and technology of magnesia. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey, 2006.;

2. CANEVAROLO Jr., Sebastião V.. Ciências dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. Artliber Editora Ltda., São Paulo, 2006.;

3. ANDRADE, Robson Carlos de. Preparação e Caracterização de Carvão Ativado a Partir de Material Alternativo Lignocelulósico. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados. Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.;

4. GOMES, M. Manuel. Borracha Fluocarbonada (FKM, FPM). Disponível em: <http://www.rubberpedia.com/borrachas/borracha-fluorcarbonada.php> Acesso em: 08/11/2018.

5. MOORE, Albert L. Fluorelastomers Handbook: The Definitive User`s Guide And Databook. William Andrew Publishing, 2006.

Os autores são especialistas da Buschle & Lepper S.A. e podem ser contactados pelos e-mais: willyan.doim@buschle.com.br; salvelino.nunes@buschle.com.br; becker.assessoria@gmail.com.

 

Página anterior 1 2 3 4 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios