Operacional revitaliza a marca e projeta expansão para os próximos 10 anos
Fundada em 1988, a Operacional nasceu desenvolvendo sistemas de gestão para tinturarias e expandiu-se para outras áreas produtivas, como fiação, tecelagem, malharia, estamparia e confecção. Em 2017, passou a atender também indústrias químicas, de derivados e de insumos, com sistemas ERP e MES, e consultoria especializada.
Em todo esse período, o negócio teve papel fundamental na gestão de operações industriais nacionais importantes, como Canatiba, Vicunha, Têxtil Alpina, Rosset, Cia. Hering / Grupo Soma, Color Química, Werken, e também internacionais, como a Ritex, uma das maiores indústrias têxteis argentinas, operação recentemente conquistada pela Operacional.
O Operacional SGT e o Process, core products da empresa, contam com mais de cinco mil funcionalidades, são utilizados gerando aumento de produtividade e melhores resultados nos negócios industriais, e estão sempre evoluindo, com novas funcionalidades e aprimoramentos customizados com as reais necessidades de cada cliente.
Hoje, com mais de 30 anos de tradição, a Operacional acaba de revitalizar sua marca, após um profundo trabalho de rebranding e a aquisição do domínio global “operacional.com”, que além de um endereço web mais objetivo, menor e direto, representa um dos movimentos de transformação que o negócio está realizando.
No final de 2022 a empresa fortaleceu o quadro diretivo, integrando as disciplinas de negócios, tecnologia e inovação, e vem investindo em um núcleo de design para melhorar a experiência nas interfaces das soluções e no desenvolvimento dos projetos de cultura e governança corporativa.
As mudanças fazem parte de um planejamento que inclui a construção da tese de investimentos para a jornada dos próximos 10 anos de crescimento. A Operacional tem hoje 100% do capital nas mãos dos sócios-fundadores e de um pequeno grupo de profissionais que integram seu time.
“Nosso negócio nasceu para ajudar as indústrias a serem mais competitivas e a produzirem mais. Temos clientes que contam conosco para melhor gerir seus negócios há 34 anos e mais da metade de nossos clientes estão conosco há mais de 10 anos. Precisamos pensar no futuro para continuar crescendo, reforçando ainda mais as importantes alianças que temos com nossos clientes. Queremos gerar ainda mais valor, atuando como um parceiro confiável das indústrias em sua busca incessante por inovação, aumento de produtividade e, consequentemente, melhores resultados de negócios. Temos planos para evoluir ainda mais nossa família de produtos e acreditamos que temos condições favoráveis para executar uma estratégia de crescimento sustentável.”, comenta Roberto Krieck, sócio-fundador e presidente da Operacional.
Com ampla expertise no segmento têxtil, a Operacional entende o cenário atual como um grande potencial de expansão de negócios, sobretudo internacional. O único país do mundo com a cadeia produtiva completa, da plantação do algodão aos desfiles de moda, e mais de 200 anos de tradição, o Brasil está entre os maiores produtores têxteis do mundo, mas ainda apresenta resultados pouco expressivos nas exportações. Isso torna imprescindível o aprimoramento constante dos processos industriais, para fortalecer a competitividade dos negócios também em outros mercados. Mais do que estar preparada, a Operacional projetou sua estratégia para apresentar sua identidade, estrutura e diferenciais de modo a potencializar o desempenho de acordo com essa evolução do segmento e para as oportunidades de negócios que se abrem.
Mais informações sobre o processo de rebranding:
https://www.operacional.com/noticias/um-profundo-trabalho-de-branding-e-transformacoes-para-impulsionar-o-negocio
Saiba mais sobre a nova marca da Operacional:
https://www.operacional.com/noticias/saiba-mais-sobre-a-nova-marca-operacional
Para mais informações sobre a Operacional, acesse o site operacional.com ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].