Óleo de pinho: para que serve e outras informações

Óleo de Pinho: o que é, principais características, aplicações industriais e muito mais. Confira!

O óleo de pinho é um produto utilizado largamente pelo setor industrial como aromatizante e para a fabricação de produtos de limpeza e outros itens. Veja a seguir uma abordagem completa sobre este item, inclusive com recomendações sobre onde encontrar os principais fornecedores no Brasil.

Acesso Rápido no post

O que é óleo de pinho? 
Características
Principais aplicações
É segura a manipulação deste produto?
Onde encontrar fornecedores de óleo de pinho?

O que é óleo de pinho?

O óleo de pinho consiste em um produto obtido a partir da terebintina e que se apresenta como a mistura de álcoois terpênicos e hidrocarbonetos terpênicos.

A sua concentração está relacionada a quantidade de álcoois terpênicos, dessa forma, podemos ter vários tipos de óleo de pinho, incluindo os de 50%, 65%, 75%, entre outros.

Também é conhecido por outras nomenclaturas no mercado, como dipenteno de Pinho e óleo essencial de pinho.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    A terebintina é um líquido incolor, oleoso, inflamável e com aroma forte, obtido das cascas de árvore, por exemplo, a Pinus pinaster, e utilizado como solvente. Outras aplicações destinam-se à produção de resinas, inseticidas, vernizes, óleo de pino, fármacos, cosméticos, fragrâncias, germicidas e muito mais.

    Vale ainda dizer que da árvore do pinus também se consegue o breu, um sólido, amarelo utilizado na indústria para a fabricação de papel, cola, adesivos, tintas e outros produtos. O breu é denominado de resina de Pinus, visto que se trata da resina residual resultante da destilação da goma do pinus.

    Características

    • Líquido transparente;
    • Oleoso;
    • Apresenta cor com variações do incolor ao amarelo;
    • Possui odor leve e agradável de pinheiros (odor pináceo);
    • CAS: 8002-09-3;
    •  Volátil: 100%;
    • Solubilidade: tem solubilidade em hidrocarbonetos aromáticos, álcoois e em água.
    • Estabilidade: estável em condições normais de temperatura e pressão;
    • Incompatível com os seguintes produtos: agentes oxidantes, peróxidos orgânicos e inorgânicos, ácidos fortes, álcalis.

    Principais aplicações

    Graças ao seu odor suave e agradável, o óleo de pinho apresenta múltiplas aplicações em diferentes setores, sendo as principais utilizações para a produção de domissanitários e aromatizantes. Confira a seguir alguns produtos em que ele é usado na fabricação:

    • Domissanitários: sabão, detergente e outros produtos de limpeza.
    • Desinfetante (eliminação de germes e bactérias): o óleo de pinho 65% é ideal para a produção de desinfetante, pinho gel, sabão de pinho e muito mais.
    • Aromatizantes: pode ser utilizado como aromatizante ou para mascarar o odor desagradável de produtos diversos;
    • Solvente;
    • Cera;
    • Tinta;
    • Thiner;
    • Usado como agente espumante: para flotação de minérios,
    • Aplicado como agente bactericida: em produtos veterinários;
    • Utilizado ainda como umectante: na indústria têxtil;

    Leia Também
    Desenvolvimento e Otimismo no Setor de Produtos de Limpeza
    Domissanitários – Abipla volta a pesquisar mercado informal
    Domissanitários: Insumos modernos formulam produtos mais eficientes
    Domissanitários – Consumidor fica mais sofisticado e demanda produtos inovadores e sustentáveis
    Domissanitários – Enzimas lavam roupas sem agredir o ambiente

    É segura a manipulação deste produto?

    A manipulação com o óleo de pinho deve ser realizada de acordo com as medidas de segurança e de preferência com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para evitar acidentes.

    Sempre é recomendado consultar a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico) para obter informações completas sobre o produto, os riscos, os procedimentos de segurança para o manuseio, primeiros socorros, equipamentos de proteção individual, entre outras disposições.

    • Em contato com os olhos: o produto em contato com olhos pode ocasionar irritação, conjuntivite, entre outros sintomas. A vítima deve lavar imediatamente os olhos (pálpebras bem abertas) com água abundante por aproximadamente 15 minutos. Se estiver usando lente de conta, esta deve ser removida o mais rápido possível para evitar maiores complicações.
    • Em contato com a pele: Evite o contato com a pele, visto que o produto pode ocasionar irritações, ressecamento e dermatite. Caso ocorra o contato, é recomendado retirar imediatamente a roupa contaminada e lavar o local atingido com água abundante.
    • Em caso de inalação: A inalação pode causar irritação das vias respiratórias, náuseas e dores de cabeça. Neste caso, recomenda-se que a vítima seja retirada para local fresco e arejado.
    • Em caso de Ingestão:  A ingestão deste produto pode ocasionar irritação na boca, náuseas, dores de cabeça, além de distúrbios no aparelho digestivo. Caso ocorra a ingestão é importante que o vômito não seja induzido e a boca deve ser lavada imediatamente a boca com água abundante.

    Em todos os casos, recomenda-se procurar atendimento médico.

    O armazenamento do óleo de pinho deve ser realizado em recipiente plástico (PEAD) fechado, em ambiente seco, ventilado, protegido de luz e distante de substancias incompatíveis. A identificação do produto, com rótulo legível, também extremamente relevante para garantir a segurança de todos, impedindo ou diminuindo o risco de acidente.

    Onde encontrar fornecedores de óleo de pinho?

    Para encontrar os principais fornecedores de óleo de pinho, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Através dessa extraordinária ferramenta, você consegue encontrar rapidamente as empresas que procura e ainda tem a facilidade de solicitar vários orçamentos para diferentes fornecedores de uma só vez e em um só lugar.

    Com apenas alguns cliques, você encontra o que procura, otimiza o trabalho da sua empresa e ganha tempo para realizar mais negócios. Acesse agora o Guia QD e veja como é fácil, rápido e eficiente!

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.