O que são fosfonatos?

Conheça suas especificações, principais usos e o melhor lugar para encontrar fornecedores de fosfonatos no Brasil

Diversos fornecedores brasileiros possuem fosfonatos em seu portfólio, visto que ele é um composto muito importante para o mercado nacional, sendo utilizado em uma série de segmentos.

Confira a seguir quais são suas principais aplicações e em quais setores eles são mais utilizados. Ao final, você pode verificar também os principais fornecedores deste produto no Brasil

O que são fosfonatos?

Os fosfonatos correspondem a uma família de compostos derivados do ácido fosfonico.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é a fórmula química do ácido fosfónico?

    O ácido fosfónico possui a seguinte fórmula: H2PHO3.

    Quais são suas características?

    Possui qualidades únicas, como:

    • Proteção contra corrosão;
    • Inibidor de Incrustação;
    • Sequestrante (ligação com cálcio, magnésio, ferro, cobre, e outros metais pesados):
    • Agente de defloculação;
    • Amaciamento de água e dispersão de sujeira;
    • Estabilidade química em ampla faixa de condições.

    Em quais segmentos os fosfonatos são mais utilizados?

    Os fosfonatos atendem variados setores, como tratamento de águas industriais, domissanitários, auxiliares têxteis, lubrificantes entre outros.

    Quais são os fosfonatos mais utilizados nas indústrias?

    Destacam-se o ATMP, HEDP, PBTC, DTPMPA, HMDTPMA. Veja abaixo mais detalhes destes produtos:

    • Ácido amino trismetileno fosfônico (ATPM): é um sequestrante de íons metálicos. Serve como inibidor de corrosão ou anti-incrustante em tratamento de águas industriais ou como agente quelante e estabilizante na indústria têxtil. Também pode ser aplicado na indústria de papel e celulose e detergentes.
    •  Ácido 1-hidroxietiliden-1,1-fosfônico (HEDP): Usado no tratamento de águas industriais; em detergentes; limpeza de metais. Na indústria têxtil é aplicado como sequestrante de dureza.
    • Ácido dietileno triaminopentileno fosfônico (DTPMPA): destina-se a indústria têxtil e ao setor de tratamento de águas industriais.
    • Ácido hexa-metileno diamino tetra-metileno fosfônico. (HMDTPMA ou HMDTPM): Atua principalmente como inibidor de incrustações, atendendo uma ampla gama de condições de pH. Recomendado para sistemas de tratamento de água em caldeiras e osmose, além de poços de petróleo.
    • Ácido fosfonobutano tricarboxílico (PBTC): utilizado principalmente como auxiliar em tratamento de águas,  sistemas de resfriamento, detergentes.

    Para que servem os fosfonatos?

    • Tratamento de água: os fosfonatos previnem incrustações; inibem corrosão, protegendo as superfícies metálicas; tem sinergia com outros produtos para tratamento de água; reduz dureza da água; dentre outros benefícios.
    • Domissanitários: os fosfonatos são comumente utilizados na formulação de detergentes e produtos de limpeza, em virtude da sua ação quelante.
    • Indústria Têxtil: são aplicados neste setor graças as suas propriedades de inibição de incrustação; estabilizante; melhoria na ação dos detergentes e melhor qualidade do tingimento e muito mais.

    Onde comprar os fosfonatos?

    Para encontrar fornecedores de fosfonatos do Brasil, acesse o Guia QD, a plataforma online de compras e vendas preferida do setor químico.

    Esta é uma ferramenta da Editora QD, disponibilizada ao mercado para a agilização das cotações. Com apenas alguns cliques, você pode efetuar rapidamente algumas consultas e solicitar orçamentos, de uma só vez, para diferentes fornecedores.

    Se você ainda não usou o Guia QD, veja agora como é fácil, rápido e eficiente. Aqui você ganha tempo em suas cotações e realiza bons negócios. Experimente!

    Leia Mais

    Tratamento de água: Tecnologias controlam operações críticas em torres
    Água: Produção local ganha força com alta do dólar

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

       

       

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.