O que é fosfato de cálcio dibásico?

Desvende o fosfato de cálcio dibásico! Conheça seu conceito, fórmula química, principais usos e muito mais

O fosfato de cálcio é um produto químico com aplicações importantes em diversos setores, como alimentício, farmacêutico e agrícola. Veja a seguir como ele é usado em cada um desses segmentos e confira outros detalhes relevantes.

O que é fosfato de cálcio dibásico?

O fosfato de cálcio dibásico, também chamado de fosfato dicálcico ou fosfato de cálcio bibásico, é um composto químico formado por cálcio e fósforo. Consiste em um sal mineral essencial para a saúde óssea e outras funções no corpo humano.

Qual é sua fórmula química?

Sua fórmula química é: CaHPO4. Vale ainda destacar que o fosfato de cálcio dibásico também é comercializado na sua forma hidratada, com a fórmula CaHPO4·2H2O.

Quais são suas principais características?

  • Peso Molecular: 136,06
  • Aspecto: sólido (pó)
  • Cor: branco.
  • Odor: característico.
  • Estabilidade Química: estável se for armazenado nas condições recomendadas.

Em quais setores o fosfato de cálcio dibásico é utilizado?

Esse produto químico tem ampla aplicação na indústria farmacêutica, alimentícia e de suplementos nutricionais

Na farmacêutica é muito utilizado como diluente, seja, para aumentar o volume de pós, permitindo a obtenção de uma forma farmacêutica de tamanho adequado e compressão direta. Outros excipientes diluentes são: lactose, lactose spray-dried, manitol, amido, celulose microcristalina.

Em alimentos e suplementos nutricionais ele é adicionado como excelente fonte de cálcio e fósforo, servindo para o fortalecimento de ossos e dentes, prevenção de osteoporose, osteopenia, fraturas ósseas e outras condições comuns à deficiência de cálcio. Além disso, ele exerce um papel importante para a regulação do metabolismo e manutenção da saúde cardiovascular.

Produtos alimentícios em que você pode encontrar o fosfato de cálcio dibásico:

– Pães
– Cereais
– Leite fortificado
– Queijos processados

Outra aplicação importante é verificada nos cremes dentais e enxaguantes bucais, em que o fosfato de cálcio dibásico contribui para a saúde dos dentes, promovendo o fortalecimento dos dentes e prevenindo a cárie.

Também é possível observar seu uso em outros setores, como agronegócio, cerâmica e vidro.

Manipulação do fosfato de cálcio dibásico

Ele não é considerado uma substância ou mistura perigosa de acordo com o Sistema Harmonizado Global (GHS), no entanto ainda requer alguns cuidados para que sua manipulação seja realizada de forma segura.

O manuseio deve ser feito em área equipada com sistema de exaustão e com a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como luva, máscara e é óculos.

Sobre o armazenamento, recomenda-se colocar a substância em recipiente hermeticamente fechada e guardá-la em lugar seco e bem ventilado.

Para mais informações, acesse a sua FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

Onde comprar o fosfato de cálcio dibásico

No Guia QD, você pode encontrar fornecedores tanto do fosfato de cálcio dibásico anidro como do fosfato de cálcio dibásico dihidratado.

Ainda não conhece esta plataforma? É simplesmente o melhor guia eletrônico de compras e vendas do setor. Experimente agora e veja como ele é essencial para agilizar suas cotações. Aqui você pode efetuar consultas para diversos fornecedores de uma só vez.

Leia Mais:

Fosfato Bicálcico e Urânio na mira do consórcio Santa Quitéria
Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.