O primeiro brasileiro a escrever um livro sobre química
Pouco se sabe sobre Vicente Coelho da Silva Seabra Telles, o primeiro brasileiro a escrever um livro sobre química, sendo muito desconhecido até pelos próprios químicos.
Nascido em 1764 em Congonhas do Campo, Minas Gerais, foi para a Universidade de Coimbra em 1783 e lá se tornou bacharel em filosofia, em 1788. Em 1789 foi eleito sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa, tornando-se sócio livre em 1791, quando se formou em medicina. Em 1798 virou sócio efetivo.
Na universidade foi professor substituto de zoologia, mineralogia, botânica e agricultura.
Veio a falecer em 1804, aos 40 anos, devido a sua saúde frágil. Com a vida totalmente dedicada à ciência, em particular a química, nada se sabe sobre sua vida particular.
Suas obras:
- Dissertação sobre a Fermentação Geral e suas espécies (1787);
- Elementos de Chimica (1788);
- Dissertação sobre o Calor (1788);
- Memória sobre a Cultura do Rícino ou Mamona (1791);
- Memória sobre o Método de Curar a Ferrugem das Oliveiras (1792);
- Memória sobre a Cultura das Vinhas e Manufactura do Vinho;
- Memória em que se dá notícia das diversas espécies de Abelhas que dão Mel, próprias do Brasil e desconhecidas na Europa (1799);
- Memória sobre a Cultura do Arroz em Portugal e suas Conquistas (1780);
- Memória sobre os Prejuízos causados pelas Sepulturas dos Cadáveres nos Templos e o Método de os Prevenir (1801);
- Nomenclatura Chimica Portugueza, Franceza e Latina (1801);
- História, e Cura das Enfermidades mais usuaes do Boi, e do Cavalo (2 vol.), tradução do livro de Francisco Toggia (1802).

Em Portugal foi um dos pioneiros a introduzir e difundir a nomenclatura e a química pneumática de Lavoisier, sendo publicado em 1788 o primeiro volume dos seus Elementos de Chimica, um ano antes do Traité Élémentaire de Chimie de Lavoisier.
Também devemos destacar a sua obra Nomenclatura Chimica Portugueza, Franceza e Latina, que agraga-se ao systema de characteres chimicos, publicada em 1801, sendo uma tradução para o português da terminologia de Lavoisier, que foi adotada e é utilizada até os dias atuais, com pequenas alterações.
Além da Química, Telles também fez pesquisas relativas para a agricultura e também para a higiene, apresentada e publicada nas Memórias da Academia das Ciências de Lisboa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_Coelho_de_Seabra_Silva_Teles