Novidades da Abrafati 2023

Confira as principais novidades da Abrafati Show 2023!

AGRO QUÍMICA MARINGÁ

Comemorando 55 anos de experiência no mercado químico brasileiro, a distribuidora vem ao Abrafati Show com expectativa extremamente positiva e confiante de que a sua presença no evento proporcionará valiosas conexões no setor. A empresa destaca a recuperação econômica e a ascensão de setores-chave, como a construção civil e o automotivo, a crescente preocupação com a sustentabilidade e as regulamentações mais rígidas como propulsores para a busca por soluções ambientalmente conscientes. Aos visitantes, apresentará seu portfólio para tintas, com cerca de 60 produtos, com destaque para as novas linhas de biocidas da Vink Chemicals, de nitrocelulose em solução (NQ Solve e NQ System) da Nitro Química, e o Ultrasolve M 1200 (acetato de sec-butila) da Indorama Ventures.

BANDEIRANTE BRAZMO

Destacará a incorporação de novos itens ao portfólio que agreguem valor nos quesitos de sustentabilidade e na busca por parceiros preocupados com a questão de sustentabilidade integrada aos seus processos. Neste ano, a distribuidora promoverá vários itens do portfólio que foram desenvolvidos nos últimos anos para o mercado de tintas, destacando a linha de resinas hidrocarbônicas – entre estas as resinas C9 não hidrogenadas e hidrogenadas – utilizadas nas formulações de tintas industriais, oferecendo excelente desempenho quando comparadas aos similares do mercado. Além disso, a empresa vai expor as resinas CAB (acetato butirato de celulose), introduzidas no mercado brasileiro em 2022. Merecem destaque também a linha de ceras de PE e Fischer Tropsch e a linha de solventes da Braskem, um dos maiores negócios da distribuidora e atividade na qual mantém atuação bastante agressiva.

BASF

A gigante química mundial participará do Abrafati Show com o portfólio completo de soluções para o setor, oferecendo produtos de alto desempenho e sustentabilidade. Os visitantes encontrarão: dispersões, resinas e aditivos para tintas de impressão, tintas decorativas, automotivas e industriais; insumos petroquímicos como monômeros acrílicos (ácido acrílico, acrilato de butila e acrilato de 2-etilhexila) produzidos em Camaçari-BA, monômeros especiais, solventes, plastificantes; formulações industriais com surfactantes, tensoativos e aditivos usados durante o processo de polimerização em emulsão e isentos de nonilfenol; monômeros de isocianatos como principais building blocks para a fabricação de tintas e adesivos para indústria automotiva, construção e embalagem, oferecendo alto desempenho, durabilidade e versatilidade, com destaque para o Lupranat Zero (emissões zero e origem renovável), o primer isocianato aromático neutro em gases de efeito estufa; e um vasto portfólio de intermediários para tintas, com foco principal no NPG (neopentilglicol).

BRENNTAG

A líder global na distribuição de produtos químicos e ingredientes para diversas indústrias participa neste ano do Abrafati Show com sua nova marca e um amplo portfólio voltado para especialidades e químicos industriais por meio de suas divisões Brenntag Essentials e Brenntag Specialties, apresentando inovações para o portfólio de Case (sigla em inglês para revestimentos, adesivos, selantes e elastômeros) e Construção. Serão expostos com destaque a linha de aditivos anticorrosivos e antitanino de base orgânica e inorgânica para madeiras, em sistemas de base aquosa e solvente da Halox. Além deste, outros destaques são a nova emulsão para esmalte base água para metal Maincote HG-100, a linha Fastrack para demarcação viária em base água, além de toda a linha da Dow; e as linhas de resinas epóxis, agentes de cura e diluentes reativos de base aquosa, solvente e livre de solventes da Westlake Epoxy. Merecem atenção também a linha de aditivos Silres BS de hidrofugantes, hidrorepelentes e aditivos multifuncionais para tintas da Wacker (além da linha completa de silicones da empresa); os coalescentes com zero ou baixo nível de VOC, umectantes isentos de nonilfenol etoxilado, as linhas Ultrafilm e Oxitive da Oxiteno (Indorama Ventures); o dióxido de titânio com excelente alvura da Tronox, o Tiona 592; polímeros base SBS/SIS/SEBS para adesivos e impermeabilizantes da Kraton; e a linha Bruggolite para emulsões sem formaldeído e baixo em VOC da Brüggemann.

BYK

A empresa lançará os dispersantes para concentrados universais de pigmentos inorgânicos de base aquosa livres de VOC e APEO, os Disperbyk-2061 e Disperbyk -2062, e também para concentrados de pigmentos base água (em especial, para óxido de ferro transparente), os Disperbyk-2018 e Disperbyk-2019. Também apresentadas as novas ceras sustentáveis Ceraflour 1003, Ceraflour 1004 e Ceraflour 1010, que proporcionam maior resistência à abrasão e ao risco, sendo indicadas para sistemas base água, base solvente, sem solvente ou cura UV. Outras novidades apresentadas na Abrafati são os espessantes associativos poliuretânicos sólidos (em flocos) de fácil manuseio e que não formam poeira, os Rheobyk-7650, Rheobyk-7670 e Rheobyk-7690; e o aditivo de superfície sem silicone para tintas aquosas Byketol-WB.

CALDIC

Com importante participação na distribuição de insumos químicos na América Latina, a Caldic destacará a linha Universal Matter, contendo grafeno disperso em matrizes poliméricas para reforçar a proteção anticorrosiva e resistência química dos revestimentos. Outro destaque será a linha Minifibers, que oferece aditivos de alto desempenho para aprimorar as propriedades físicas dos revestimentos, reduzindo fissuras e encolhimento. Da Cliq Swisstech, mostrará soluções em aditivos (reológicos, antiespumantes e dispersantes), com destaque especial para as linhas: antipele que substituem a MEKO (metiletilcetona oxima); umectante não-iônico para pigmentos (especialmente negro de fumo) que aumenta a eficácia na moagem, desempenho da cor e estabilidade na armazenagem; além de dispersante 100% ativo, livre de solventes – ideal para pigmentos inorgânicos e extensores de carga, melhorando transparência, cobertura, brilho e intensidade da cor.

COLORMIX ESPECIALIDADES

As novidades da Abrafati 2023 ©QD Foto: Divulgação
Colormix mantém inventário reforçado para suprir clientes

Destacará os novos aditivos da Linha BYK, que abordam sustentabilidade para sistemas de base aquosa, sistemas UV, concentrados de pigmentos e sistemas solvente, a linha exclusiva de pigmentos da Eckart, que apresentará as tendências de cores para os mercados automotivos, industriais e decorativos, e a linha completa de sistemas tintométricos e pasta de pigmentos inorgânicos e anticorrosivos da Vibrantz. Também aproveitará a feira para exibir a força do seu portfólio com as linhas de pigmentos orgânicos da Colourscapes, Narayan, Choksi e Briscent, além da linha de micas naturais da Ruicheng. Também estarão presentes a linha de nanotubos de grafeno da OCSiAl, as linhas de cargas funcionais Hoffmann Mineral, e as resinas da Alberdingk Boley.

DINACO

Este ano, a empresa destacará as tecnologias inovadoras e patenteadas. Uma dessas novidades que será apresentada na Abrafati são os pigmentos fluorescentes Lumilux da Honeywell, que emitem luz quando estimulados por energia (por exemplo, luz UV). Outra inovação é o RGT (tratamento de gás reativo), uma tecnologia inovadora e patenteada pela Inhance que, aplicado ao PEUAPM (polietileno de ultra alto peso molecular) e TiC (carbeto de titânio), permite alcançar maior resistência à extrema abrasão. A empresa mostrará, também, os pigmentos com efeito perolado da Oxen; aditivos antiestáticos, retardantes de chamas e grafeno da Avanzare; e plastificantes para can coating da Condensia. No estande, estarão presentes Peter Habers, sócio da Uniqchem, que apresentará os seus agentes dispersantes, nivelantes e antiespumantes, e Marco Kaspers, gerente de vendas da HPF, trazendo soluções de cargas especiais de alto desempenho, com e sem tratamento de superfície – o revestimento com estas cargas especiais, por exemplo, reduz a necessidade de manutenção nas pás eólicas.

ECKART

Nvidades da Abrafati 2023 ©QD Foto: Divulgação
Metalure Chrome

Reconhecida fabricante mundial de pigmentos de efeito e especiais, apresentará o Metalure C, um alumínio para efeito cromado com excelente nitidez de imagem, bem como a série Metalure Chrome de pigmentos coloridos tipo PVD (pigmentos depositados a vácuo). Para tintas em pó, mostrará os pigmentos perolados sintéticos Symic PCE, em combinação com efeitos metálicos, formando cores padrão RAL para pinturas arquitetônicas com excelente resistência às intempéries. Para os clientes da área de tintas de impressão, serão promovidas as tintas Metalstar e Ultrastar, que apresentam maior apelo à sustentabilidade que os substratos metalizados e a estampagem com filmes. Será divulgado o Trend Color 2024, desenvolvido pela equipe de designers em grupos de previsão de cores. No Congresso Internacional de Tintas, apresentará palestra sobre os aluminios ultrafinos silverdollar ‘sem estrutura’ Silvershine, a tendência atual em cores metalizadas, fechando a lacuna entre o branco e cinza metalizado e acetinado.

GALSTAFF MULTIRESINE

Multinacional de origem italiana concentra seus esforços no desenvolvimento de mercado para suas especialidades nas linhas de isocianatos (aromáticos e alifáticos) e poliésteres (saturados e insaturados, com versões isentas de óleo), além de ampla gama de resinas alquídicas, amínicas e aditivos. A empresa aproveita para apresentar seu laboratório de formulação apra clientes, inaugurado recentemente em Guarulhos-SP, aprimorando a prestação de serviços para os clientes notadamente dos segmentos de poliuretanos, coil coatings e massas de reparos, entre outras aplicações.

GERDAU GRAPHENE

As novidades da Abrafati 2023 ©QD Foto: Divulgação
Comparação de pisos pintados com (alto) e sem grafeno

A Gerdau Graphene, líder no desenvolvimento, industrialização e comercialização de aditivos químicos, aditivos minerais e masterbatches com nanomateriais à base de carbono, como o grafeno, apresentará durante a feira o novo aditivo NanoCORR, especificamente concebido para elevar a resistência à corrosão e estará disponível em duas versões: base aquosa e base solvente. Quando incorporada ao processo de fabricação, uma pequena quantidade desse aditivo proporciona uma série de benefícios de desempenho, ao conferir maior resistência à corrosão e durabilidade, com destaque para a redução da espessura nominal do revestimento, que mantém as propriedades especificadas e confere ganhos de sustentabilidade ao produto final ao reduzir a necessidade de insumos e minimizando o uso de inibidores de corrosão convencionais, como metais pesados, tornando a cadeia de aplicação de tintas mais produtiva e sustentável.

A nova solução amplia o portfólio de inovações à base de carbono da Gerdau Graphene, recentemente reforçado com o NanoDUR e NanoLAV, aditivos especialmente formulados para o mercado de tintas e revestimentos. O NanoDUR é um aditivo à base de água com nanoplacas de grafeno, produzido com a exclusiva tecnologia G2D. Desenvolvido com o propósito de aumentar a durabilidade e rendimento, apresenta excelente dispersabilidade, sem modificar o pH final da tinta, e sem impactos nas cores escuras. Já o NanoLAV, é um aditivo com nanoplacas de grafeno especialmente indicado para a formulação de tintas imobiliárias econômicas à base de água, com excelente dispersabilidade, melhora a resistência a lavabilidade das tintas, com impacto mínimo em suas cores e sem modificar o pH final dos produtos, permitindo a eliminação ou redução significativa do uso de promotores de lavabilidade alcalinos, como os silicatos de sódio. A aplicação do NanoLAV permite um desempenho superior em tintas econômicas, oferecendo maior resistência à umidade e durabilidade excepcional.

IMCD

A distribuidora química internacional promoverá a exposição de vários trabalhos técnicos no Painel de Experts4Experts, além de divulgar a chegada de novos produtos complementares à sua ampla linha de especialidades. Destacará não somente um produto, mas algumas das formulações que oferece aos clientes, por exemplo: aceleradores de cura, ceras de polietileno, dispersantes e umectantes, pigmentos de efeito, resinas e crosslinkers de alta performance. A IMCD reforça o compromisso com o mercado brasileiro e latino-americano de sempre buscar e oferecer oportunidades de negócios, e as inúmeras possibilidades do mercado local são consideradas essenciais para o crescimento da empresa na região.

INDORAMA VENTURES

A indústria química reforçará sua a estratégia de sustentabilidade para 2030 que será divulgada no Abrafati Show deste ano. Em seu estande, visitantes poderão conhecer melhor o portfólio para o segmento de coatings, além de obter mais informações sobre os produtos com a equipe de especialistas da empresa. Outra novidade é a nova edição, revista e ampliada, do Manual Descomplicado de Tecnologia de Tintas, lançado durante o Abrafati Show 2017, e que passa a ter uma versão inglês. Durante o Congresso Internacional de Tintas, o time de profissionais ministrará seis palestras que abordarão diferentes temas sobre os avanços técnicos atrelados à innovability – que corresponde à junção de inovação com sustentabilidade.

LANXESS

©QD Foto: Divulgação
Pigmentos Inorgânicos

A Lanxess apresentará o seu amplo portfólio de insumos para fabricação de tintas e revestimentos, divididos em duas unidades de negócios. A primeira delas é a Material Protection Products (MPP) que destacará sua gama de ingredientes ativos antimicrobianos, bactericidas, fungicidas e aditivos especiais. Entre os destaques, produtos que passaram a integrar o portfólio da companhia recentemente: Bioban, Kathon, Sea-nine, Rozone e Rocima, que, aliados às marcas tradicionais da empresa, como o Preventol e Ipel, passam a todo tipo de solução para o controle microbiológico e também ativos funcionais, antifouling, antimicrobiano e repelente. A expertise do corpo técnico oriundo das empresas Ipel e Microbial Control permitem oferecer aos clientes assistência técnica e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Por sua vez, a unidade de Pigmentos Inorgânicos (IPG) destacará os avanços das certificações EPD (Environmental Product Declarations) em seus produtos. A Lanxess foi a primeira produtora de óxido de ferro a oferecer essa declaração e, neste ano, destaca a ampliação do rol de produtos já validados. Mesmo diante de um mercado global desafiador a companhia mantém seu compromisso com a sustentabilidade e com a agregação de valor aos seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.

MCASSAB

A distribuidora lançará o Intelli-ion, um inibidor de corrosão inteligente da Hexigone Inibidores, sendo uma alternativa para substituição completa ou parcial dos fosfatos em formulações com menor impacto ambiental e custo, e o dióxido de titânio de alta performance, poder de cobertura e tom azulado Tinox R-2160, fabricado pela Tinox.

MOMENTIVE

A empresa vai ao Abrafati Show com grandes expectativas e acredita que o evento será um ponto inicial para um maior desenvolvimento do mercado para o próximo ano. Por isso, levará todo o seu portfolio, além de inovações para o mercado. Da linha tradicional, exibirá sua linha de silicones e silanos com as marcas registradas CoatOSil ou Silquest. São produtos versáteis que podem reagir e combinar com uma ampla variedade de materiais orgânicos e inorgânicos, podendo ser considerados para uso como agentes de acoplamento, agentes de reticulação, modificadores de superfície em aplicações como tintas, revestimentos, adesivos e selantes. Com eles, obtêm-se resistência à abrasão melhorada; melhor adesão seca e úmida a vários substratos; maior resistência química e mecânica; aumento da hidrofobicidade; efeito gota e redução de absorção de água, entre outras propriedades. A empresa lançará os produtos CoatOSil Clean, emulsão de silicone de fácil limpeza, e o CoatOSil Protec, resina base solvente terminada em silano, monocomponente de alta performance e cura por umidade do ar.

NETZSCH

 ©QD Foto: Divulgação
Moinho Zeta 25 estará presente

Mais conhecida no Brasil pelos moinhos e dispersores de tintas, a Netzsch, empresa de origem alemã, com atuação mundial, também constrói plantas completas em regime de turn key para clientes dos setores químico (inclui tintas), mineração, alimentício e farmacêutico, contando com equipe de engenharia completa que estará presente em seu estande, apoiando o time de vendas. Será exposto o moinho Labstar para laboratórios da indústria de tintas, equipamento interessante por ser capaz de operar em qualquer tecnologia de produção, bastando trocar a câmara de moagem. Com isso, basta ter um só moinho para realizar todos os serviços necessários. A companhia dará um destaque especial para o Neos, moinho de alto rendimento para nanomoagem, que também operar em micronização, sendo um modelo tecnologicamente muito atualizado. Além dele, destaque para o Zeta 25, atualização da linha LMZ, muito difundida no mercado. Além disso, apresentará uma maquete de fábrica de tinta em pó, além de imagens da ampla gama de equipamentos fornecidos, fabricados em grande parte em Pomerode-SC.

POCHTECA COREMAL

Jolânia Castro Montenegro, gerente de tintas, resinas e adesivos, informou que a empresa destacará o Pochtecanol, um coalescente atualmente comercializado no México que é capaz de melhorar as propriedades das resinas e já está aprovado por clientes multinacionais. A distribuidora também destacará os produtos de seus parceiros: a Braskem, que exibirá seus solventes aromáticos, alifáticos e hidrogenados; a Industrialnano, que mostrará a nova tecnologia que transformará todos os tipos de revestimentos em barreiras sanitárias utilizando nanopartículas de cobre e óxido de zinco para ambientes hospitalares; e o seu mais novo parceiro, a Basf, que exibirá as linhas de aditivos, isocianatos alifáticos (Basonat) e aromáticos (Lupranate TDI).

Leia Mais

QUÍMICA ANASTACIO

 ©QD Foto: Divulgação
Centro de distribuição da Química Anastacio, em Barueri-SP

A Química Anastacio aproveitará a ocasião para reforçar seu portfólio de especialidades químicas para o setor de tintas, estratégia alinhada aos seus pilares de crescimento. Destaque para a Orion, referência global em negro de fumo, com a linha Printex, de fácil dispersão, alto poder tintorial e versatilidade para várias aplicações, como tintas industriais, imobiliárias, impressão, tintas em pó, pastas pigmentárias, adesivos e selantes. Também estará sendo divulgada a linha completa de argilas organofílicas (QA TONE 134, 138, ED101 e ED102), agentes reológicos e antissedimentantes base solvente. A distribuidora oferece também uma ampla linha de produtos para tintas curáveis por UV, incluindo fotoiniciadores, monômeros e oligômeros. No dióxido de titânio, destaque para o pigmento de base cloro para tinta premium de alta durabilidade (industrial, automotiva OEM e repintura), o AOTIOX C-10. A Química Anastácio é distribuidora exclusiva da linha de peróxidos orgânicos da Nouryon (Laurox, Perkadox e Trigonox), indicadas para o mercado de polimerização e emulsão acrílica. Completam o portfólio o diluente reativo AGE para epóxi.

RHODIA/SOLVAY

Na busca constante por agregar valor à cadeia com soluções sustentáveis, a empresa lançará o Solsys Coat Iba, uma nova solução biodegradável com eficiência de solubilização e alto desempenho para formulações de revestimentos, para utilização em repintura automotiva, industrial e madeira. Ainda nos solventes oxigenados, a unidade de negócios Coatis traz o Solsys Coat Ma, que, além de excelente performance, traz benefícios econômicos para as formulações de tintas e vernizes voltadas aos mercados de repintura automotiva, OEM, industrial e madeira. A companhia também apresentará o hexilenoglicol como solução biodegradável com baixo odor para formulações de base aquosa, funcionando como agente coalescente e solvente nivelador, tornando-o uma excelente opção para dispersão de pigmentos. Larissa Martinelli, diretora comercial de Solventes da Solvay Coatis, destaca ou outros produtos como o Rhodiacid Carbon Neutral, o primeiro ácido adípico neutro em carbono produzido na unidade industrial da empresa em Paulínia-SP, e o Rhodiaeco, solução de alto desempenho para a indústria de tratamento de couro.

Na área de especialidades químicas, a unidade de negócios Solvay Novecare está lançando diversos produtos para o setor de tintas e revestimentos, destacando o Reactsurf 2490, surfactante polimerizável para aplicação como emulsificante primordial para sistemas de látex acrílico e estireno-acrílico. O produto é crucial para adesivos sensíveis à pressão e tintas, nas quais a elevada resistência à água é imperativa, ao mesmo tempo em que mitiga problemas associados à lixiviação de surfactantes. Na linha de surfactantes que não contêm alquilfenol etoxilado, o destaque é o Rhodapex BSA 300, produzido em Itatiba-SP. Outra novidade é a linha Addibond, que contempla vários polímeros multifuncionais e eco-friendly da Solvay, projetada para fortalecer a adesão de adesivos e tintas, além de melhorar a resistência à corrosão e a longevidade dos produtos, enquanto reduz o consumo de recursos e o desperdício. Especificamente formulado para minimizar a toxicidade e o impacto ecológico, o Addibond oferece uma solução sustentável e economicamente eficaz para a indústria de tratamento de metais.

SQ QUÍMICA

A empresa destaca como principal lançamento a parceria fechada com a Rohm. Portanto, a partir de 2024, adicionará ao seu portfólio as resinas à base de MMA (metil metacrilato) das linhas Degalan, Degadur e Degaroute – resinas com alta durabilidade, resistência. Alguns tipos são produzidos com materiais pouco agressivos e MMA reciclado. Outros lançamentos da empresa são as ceras Sqwax 30 e Sqwax105, que proporcionam resistência à fricção, além de propriedades de slip e brilho. Ainda neste segmento, outro destaque é a linha completa para sistemas epóxi, que abrange desde a resina epóxi líquida Sea DY-128 até a linha completa dos insumos complementares: diluentes reativos, aceleradores e endurecedores, aditivos nivelantes, antiespumantes, sílicas e até absorvedores de UV. Outros lançamentos, voltados para diversificar e promover as aplicações do UV-Led, indicados para resolver problemas como a velocidade de cura e o tack superficial. Os novos produtos e tecnologias possibilitarão alterar o sistema de cura convencional para sistemas de cura UV-Led, que permitem reduzir o tempo total de cura da resina/verniz para poucos minutos.

SINTEQUÍMICA

Pioneira na fabricação de dispersões de pigmentos no Brasil, a empresa apresentará seus lançamentos para o mercado de tintas. Dentre as novidades que serão mostradas na Abrafati, destacará a nova linha Sintepol de dispersões pigmentárias em resina alquídica, destinadas à tintas esmalte base solvente. Além dela, outras novidades são a linha de colorantes Sintetint SQ, que atende tanto as tintas à base água quanto à base de solvente, e a linha Sintecoat de dispersões de pigmentos utilizadas para encapsulamento de cargas minerais.

Veja Também:

Não deixe de consultar o Guia QD, maior plataforma eletrônica de compras e vendas do setor, com mais de 300 mil consultas mensais por produtos e mais de 400 anunciantes ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.