Novidades a todo vapor na área de perfumaria – ABC

Novidades, inovações e tecnologias ocorrem a todo vapor na área e no mercado de perfumaria no Brasil e mundo

Prazer meu caro leitor!

Início o texto já mencionando que em meados de março de 2020 a pandemia da Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por vários meses a população ficou retida em seus lares e realmente houve toda uma mudança comportamental da população e do mercado em geral.

Foi um período muito angustiante e momento de incertezas.

Impor obrigatoriamente o uso de máscaras foi realmente algo inimaginável, principalmente para os países ocidentais em geral que não tinham costume em utilizá-las.

Foi a partir deste contexto histórico que um dos segmentos da perfumaria foi inicialmente muito afetada: o ensino.

As escolas e os cursos de perfumaria tiveram que suspender forçadamente suas aulas presenciais.

Por um período de 2 meses, ocorreu um limbo.

Quais foram as saídas?

Elaborar kit de fragrâncias e realizar aulas virtuais ao vivo, preferencialmente, e gravados.

Nunca se viu tantos webinares, lançamentos de cursos e eventos virtuais e podcasts.

Foi realmente um grande salto.

Desafio?

Transmitir a mensagem do profissional por meio da tela e transpor a experiência olfativa para os alunos.

Para minhas aulas de perfumaria?

Foram os mesmos desafios em que até então realizava aulas práticas normalmente presenciais.

O que viria eu fazer e sugerir para os meus alunos?

Experiência olfativa nas casas.

Os grupos realizaram o trabalho selecionando ingredientes acessíveis ou perfumes próprios com métodos delineados com experiências práticas com participantes residentes e oportunizando gerar resultados e vir a apresentar remotamente.

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    Desafio?

    Enorme.

    Resultado das apresentações?

    Superou a expectativa.

    Póspandemia?

    Muitas escolas e cursos propuseram aulas em formato híbrido, iniciando com aulas remotas teóricas e conceituais e posteriormente aulas práticas presenciais.

    Interessante notar que fica mantida a mesma qualidade se comparar 100% presencial.

    Durante e pós-pandemia, na área da perfumaria, quais são os produtos que merecem destaque?

    Certamente sem hesitar são os produtos de perfumação e aromatização de ambiente.

    Por qual motivo?

    Confinados e temorosos da Covid-19 as pessoas que trabalharam em home office quiseram e precisavam de um ambiente de conforto, concentração e bem-estar.

    Velas aromáticas, difusores de varetas, sprays de ambiente foram alguns exemplos de produtos que se destacaram em vendas.

    Até então estes produtos eram utilizados e indicados para uso em ambiente de Spa.

    Curioso notar que justamente neste período o consumidor brasileiro começou a sugerir a optar e comprar por produtos mais naturais e as empresas atentas por este movimento e mudança comportamental iniciaram comercializar velas 100% naturais, livres de parafina e fragrâncias com óleos essenciais.

    Ceras à base de soja, coco, palmiste e arroz são algumas opções naturais sugeridas.

    Já mencionadas aqui as fragrâncias naturais, cabe abordar e comentar sobre elas.

    Realmente elas são fascinantes e particularmente são muito interessantes por toda suas peculiaridades e nuances olfativos em função de sua complexidade de misturas de componentes químicos existentes.

    Qual é o maior desafio de lidar com estas fragrâncias?

    Realmente acima de tudo em geral é o preço da matéria-prima.

    Novidades a todo vapor na área de perfumaria - ABC ©QD Foto: iStockPhoto

    Há uma lista de fragrâncias excessivamente caras, principalmente em função de seu tempo de obtenção e produção delas.

    Tomo como exemplo o óleo de sândalo (sandalwood oil) para emprego em perfumaria.

    O óleo é extraído da madeira e das raízes da árvore de sândalo branco.

    Em geral, a colheita do óleo não pode ocorrer antes dos 30 anos de vida da árvore e, se possível, se coletado posteriormente torna o óleo de melhor qualidade.

    Como alternativa, a Isobionics® – uma empresa do grupo Basf – propôs uma alternativa do óleo de sândalo chamado Isobionics®santalol.

    Ingrediente este obtido por meio de processo de fermentação.

    Pessoalmente tive a oportunidade de conhecer este ingrediente no dia do lançamento do Velberry no prédio da Basf juntamente com a empresa Ventós – casa de fragrância espanhola.

    Vale a dica e conselho aos amantes da perfumaria em participarem da feira Simppar em Paris.

    Após três anos este ano houve a retomada da feira internacional.

    Ela é exclusivamente representada por empresas produtoras de óleos essenciais e extratos naturais, fabricantes de produtos químicos aromáticos, biotecnologias, distribuidores, embalagens e frascos, equipamentos e softwares, escolas e universidades, associações e imprensa profissional.

    Este ano, em minha ida à feira, oportunizei muito vir a conhecer principais casas de fragrâncias do mundo que incluíram a Austrália, Indonésia, Tailândia, Índia, Cingapura, Japão, China, Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos entre outros, foi um grande privilégio.

    Notei que mesmo que sejam matérias primas semelhantes de cada casa, mas dependendo da região cultivada e produzida, técnica de obtenção e tecnologia empregada, é notável a variedade de apelos e descrições olfativas distintas e suas particularidades.

    Em geral, todas as casas vieram também a destacar quanto/ as preocupações relativas e o respeito perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Deixo aqui registrado o evento de perfumaria Fragrance Experts 2022 da ABC que ocorreu em 15 de setembro sob minha coordenação.

    Tive clara certeza que grandes eventos e de impacto somente ocorrem se todos os envolvidos que incluem equipe, palestrantes convidados e participantes cooperam e acreditam nosso potencial representativo do mercado de perfumaria nacional perante o mundo.

    Saí do evento motivado e agradecido pelo resultado e por inúmeros feedbacks de sucesso.

    Que mais eventos nacionais possam ocorrer na área da perfumaria aqui no Brasil.

    Há mais de 15 anos, sou professor.

    Atuei principalmente nas áreas da estética e cosmética e especificamente 7 anos na perfumaria.

    Convidado para fazer parte dos mercados estético e cosmético me apaixonei.

    Ao fazer parte da perfumaria, composto por profissionais seletos que incluem os perfumistas, fiquei mais ainda apaixonado.

    Encerro aqui com uma mensagem do filósofo chinês Confúcio:

    “Escolha um trabalho que você ame e não tenha que trabalhar um único dia a mais de sua vida”.

    Novidades a todo vapor na área de perfumaria - ABC ©QD Foto: iStockPhoto
    Prof. Dr. Celio Higuchi é Sócio-Diretor da Alamanaya Company

    Referências:

    https://www.isobionics.com/global/en/product-finder/santalol.html.
    Acessado em: 29/09/2022.

    https://www.simppar.fr/?language=fr. Acessado em:
    29/09/2022.

    https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.
    Acessado em: 29/09/2022.

    O Autor: Prof. Dr. Celio Higuchi

    Prof. Dr. Celio Higuchi, @celio.higuchi, é Sócio-Diretor da Alamanaya Company, Perfumista Natural Fine Fragrances, tem PhD em Chemistry e MS em Botanic, e é Conselheiro da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC)

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