Nova plataforma torna busca por transportadora mais ágil

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Nova plataforma de gestão do Sassmaq torna auditoria e a busca por transportadora auditada mais ágeis

Abiquim investe em sistema para integrar indústrias, transportadoras e auditores com o objetivo de melhorar a gestão na segurança do transporte de produtos químicos

O desenvolvimento de ações para aumentar a segurança na produção, manuseio, armazenagem e transporte dos produtos químicos é um dos principais focos do trabalho da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim. Entre as ações, voltadas para a segurança no transporte e armazenamento de produtos químicos foi desenvolvida a Plataforma de Gestão do Sassmaq – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

A nova plataforma, lançada em novembro de 2018, e disponível no endereço www.sassmaq.org.br, tem o objetivo de aprimorar o processo de avaliação do Sassmaq, facilitar o gerenciamento do sistema e aumentar a interação entre as companhias de transporte, organismos certificadores, auditores e a própria Abiquim.

Química e Derivados, Oliveira: sistema torna mais fácil o processo de auditoria
Oliveira: sistema torna mais fácil o processo de auditoria

Segundo o coordenador da Comissão Consultiva do Sassmaq da Abiquim, Fernando Franco de Oliveira, a plataforma traz novas funcionalidades sem alterar o processo de certificação das empresas. “O sistema agora conta com um website responsivo, que permite maior interação com as informações disponibilizadas, possibilitando, inclusive, contato direto entre transportadores e organismos de certificação para a aprovação de propostas antes da realização de auditorias. Ele ainda permite a pré-aprovação pela Abiquim do perfil do transportador quanto às licenças e escopo antes da auditoria”.

Para as companhias de transporte, a ferramenta disponibiliza a solicitação e o encaminhamento das ofertas comerciais dos organismos certificadores, a aprovação da oferta vencedora, o agendamento e a confirmação da avaliação Sassmaq.

O coordenador de Sassmaq da Transportes Cavalinho, Henrique Pinheiro Neto, explica que a empresa já realizou a recertificação de sua matriz utilizando a nova plataforma e ressalta importância de cadastrar corretamente as informações da empresa no sistema para a pré-análise. “O novo sistema identifica automaticamente se há informações divergentes que impeçam o prosseguimento do processo”.

Apesar de ainda estar se habituando com a ferramenta, Pinheiro Neto afirma: “todo o processo ficou mais confiável e deixou a auditoria mais objetiva e focada na avaliação dos processos”. O coordenador da Transportes Cavalinho também acredita que a criação de um sistema que gerencia o processo de auditoria pode permitir o levantamento de mais dados estatísticos sobre o Programa. “Essas informações permitirão melhorar o Sassmaq, trazendo benefícios a todos os envolvidos no processo”.

A nova plataforma também permite aos organismos de certificação cadastrar os responsáveis pela avaliação do Sassmaq, suas qualificações, revisar as que já foram realizadas, encaminhá-las para a Abiquim, corrigir erros e eventuais falhas de avaliação. Também facilita a visualização do perfil da companhia de transporte, o preenchimento do checklist do Sassmaq e o carregamento do relatório de auditoria, sendo que o processo de auditoria poderá ser realizado em modo online ou offline.

O sócio diretor da Menezes & Associados Consultoria e Treinamento, Marcel Menezes da Silva, usa a Plataforma de Gestão do Sassmaq desde o início de novembro, mas já afirma que ela tornou o processo de avaliação mais ágil e eficaz. Menezes explica que para os auditores ele é bastante útil, pois o checklist utilizado é parametrizado de maneira a facilitar seu preenchimento não permitindo que ocorram incongruências com relação às informações fornecidas pelas transportadoras em seu perfil. “Já para as transportadoras, o sistema trouxe como vantagem a possibilidade de escolher livremente qual o organismo de certificação será o responsável pela sua avaliação, podendo consultar a abrangência dos organismos cadastrados, facilitando as opções de escolha. Para as indústrias químicas, clientes das transportadoras, a informação estará disponível e atualizada e poderá ser verificada a cada nova cotação de contratação de serviço, de maneira inequívoca”, completa Silva.

Além do desenvolvimento e implantação da Plataforma de Gestão do SASSMAQ, ao longo de 2018, a Abiquim promoveu diversas ações para aumentar a segurança na produção, transporte e armazenamento dos produtos químicos, trabalho que será continuado em 2019.

Uma delas é a parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim), para promover a cooperação entre o Programa Atuação Responsável® da Abiquim e o Processo Distribuição Responsável (Prodir), da Associquim. Nos dias 15 e 16 de agosto, realizou o Congresso de Atuação Responsável, no qual foram discutidas ações para aumentar a segurança em todo o ciclo de vida dos produtos químicos e no qual foram debatidos temas como o Projeto Armazenagem Responsável e novos módulos do Sassmaq que deverão ser integrados na Plataforma de Gestão.

As empresas de transporte já podem preencher seu perfil na nova plataforma, no endereço: www.sassmaq.org.br, utilizando o manual: www.sassmaq.org.br/manualcertificador.pdf.

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