MBR anaeróbico
De olho no aumento da demanda no país por sistemas de tratamento de água e efluentes à base de membranas, e ao mesmo tempo nos projetos de aproveitamento de biogás gerado por processos anaeróbicos, a VeoliaWater nacionalizou de sua matriz francesa a tecnologia Memthane.
Trata-se de biorreator anaeróbico de membrana (AnMBR), que combina as duas tecnologias: o tratamento biológico anaeróbico e o processo de separação de membrana de ultrafiltração Pentair X-Flow. O efluente que alimenta o biorreator tem seus componentes orgânicos convertidos em biogás, rico em metano, que pode gerar energia para a própria unidade. Após isso, as membranas, colocadas fora do reator, separam o permeado da biomassa.
O biorreator é ideal para uso em indústrias que normalmente tratam seus efluentes com sistemas anaeróbicos, como cervejarias, destilarias, laticínios, usinas de café instantâneo, entre outras. O efluente sai livre de sólidos suspensos, facilitando não só o reúso como a recuperação de nutrientes para a produção de fertilizantes. O biogás pode satisfazer uma parte significativa da demanda de produção de energia e calor da planta, chegando a 100% nas destilarias.