Automação Industrial

Netzsch Moagem comemora 10 anos e inaugura nova planta em Pomerode

Quimica e Derivados
17 de julho de 2015
    -(reset)+

    Uma das aquisições foi o analisador de partículas Mastersizer 3000, última geração em análises de granulometria por difração a laser de produtos líquidos e em pó, tecnologia da Malvern Instruments, que firmou acordo de cooperação global com a Netzsch. A nova sala de moagem e dispersão do CPA atua como showroom, apresentando as principais tecnologias Netzsch para demonstrações e testes, bem como dimensionamento para elaboração de projetos em escala industrial. Um dos segmentos é o de moagem a seco, onde se destacam os moinhos Condux (impacto), o CSM (classificador) e o CGS (de jatos), todos para aplicação em moagem a fino.

    Química e Derivados,Netzsch - Foto: Ricardo Silva

    Netzsch – Foto: Ricardo Silva

    Uma segunda área é dedicada aos equipamentos para processamento de confectionery, que incluem a Chocoeasy CE-50 (massas de chocolate e recheios) e o moinho LME (refino de massas alimentícias). Finalmente, um terceiro foco da moagem e dispersão destaca as tecnologias Max-Shear (dispersão em linha), Zeta (moinho para dispersões pigmentárias e defensivos agrícolas), Mastermix (dispersor), MasterMill (moinho de cesta, específico da indústria de tintas).

    Outras novidades são o LabStar, equipamento piloto que pode ser usado com as tecnologias Zeta e LME, para testes em pequenas bateladas, e o Omega, homogeneizador de média e alta pressão, para testes com emulsões, cosméticos e dispersões pigmentares.

    Qualidade para os colaboradores

    Com aproximadamente 105 colaboradores e expectativa de ampliar o quadro na medida do aumento da produção, a Netzsch criou ambientes mais adequados às atividades profissionais e ao bem-estar nos intervalos intrajornada. Um dos avanços foi o moderno refeitório, que fica dentro da empresa e serve um cardápio de qualidade, com acompanhamento nutricional. Os funcionários também contam com serviço de transporte gratuito temporário, em todos os turnos, para que tenham mais tranquilidade no deslocamento até a empresa.

    Diferenciais de sustentabilidade

    Química e Derivados, Netzsch - Foto: Ricardo Silva

    Netzsch – Foto: Ricardo Silva

    Na nova planta, a água da chuva é captada, filtrada e bombeada para uso em áreas comuns (limpeza de máquinas, sanitários, rega e limpezas externas). A Netzsch não capta água do rio, mas instalou um sistema de tratamento de toda a água utilizada nas instalações sanitárias e das galerias pluviais, para devolvê-la limpa ao ambiente. Os efluentes do processo industrial não são tratados internamente, mas coletados por empresa certificada e destinados a aterro próprio.

    Pensando na otimização do consumo energético, foram usadas telhas translucidas na área industrial, para que em dias de sol as lâmpadas permaneçam apagadas. Além disso, foram adotadas lâmpadas econômicas em todas as instalações.

    Impacto positivo

    A chegada da Netzsch Moagem ao Testo Central trouxe ganhos para a comunidade, a exemplo da ampliação da rede de energia elétrica para suportar as demandas da fábrica, o que gerou mais segurança e estabilidade no abastecimento aos moradores e outras empresas. Outro avanço foi na recuperação da mata ciliar às margens do Ribeirão Souto, onde a Netzsch replantou uma área de 3.650 metros quadrados com espécies nativas e frutíferas, como compensação pelo impacto da construção. Melhorias também ocorreram nas vias de acesso ao bairro.

    Perfil

    Química e Derivados, Netzsch - Foto: Giovanni Silva

    Netzsch – Foto: Giovanni Silva

    A Netzsch Moagem é uma das 45 companhias que integram o Grupo Netzsch, sediado em Selb, na Alemanha, e presente em vários continentes. A empresa tem 142 anos de tradição e atua em segmentos diversos, como análise&testes, moagem&dispersão e bombas. Chegou ao Brasil em 1973, por iniciativa do ex-diretor Gerhard Weiser, que recebeu a missão de instalar em Pomerode uma unidade da holding

    Em 2005, a unidade brasileira já alcançava um nível de desenvolvimento que justificava sua reorganização, quando ocorreu, então, a individualização das atividades. Assim, a divisão de moagem&dispersão foi convertida oficialmente em uma unidade produtiva independente: a Netzsch Equipamentos de Moagem.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *