Neopentilglicol NPG

Neopentilglicol: uma visão geral sobre suas aplicações, propriedades e outras informações

O neopentilglicol é um produto químico muito utilizado como intermediário no processo de síntese ou fabricação de outros produtos químicos. Destaca-se na produção de polímeros, tintas, adesivos e revestimentos, produtos farmacêuticos, resinas, lubrificantes e muito mais. Confira a matéria completa sobre esse assunto, boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é neopentilglicol?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Quais são os cuidados exigidos na sua manipulação?
Onde comprar neopentilglicol?

O que é neopentilglicol?

O neopentilglicol, também chamado de NPG, é um composto químico orgânico pertencente à classe dos polióis e com grande aplicação na indústria química.

Qual é sua fórmula química?

A fórmula química do neopentilglicol é C5H12O2. Portanto, podemos dizer que ele apresenta em sua estrutura por cinco átomos de carbono, doze átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio.

 

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Quais são suas principais características?

    • CAS 126-30-7.
    • Massa Molar 104,14 g/mol.
    • Estado Físico: sólido (cristais ou flocos): em condições normais de temperatura e pressão ele possui forma sólida.
    • Cor: branco, em condições normais de temperatura e pressão.
    • Odor: seu o odor é leve e doce.
    • Ponto de fusão: relativamente baixo, em torno de 125 – 130ºC. Ao ser aquecido acima dessa temperatura, ele se transforma em um líquido transparente, ideal para várias aplicações industriais.
    • Estabilidade química: este produto é estável, possui baixa volatilidade.
    • Solubilidade: ele é solúvel em água.

    Para que serve o neopentilglicol?

    Em razão das suas propriedades únicas, o neopentilglicol tem grande utilização em uma extensa variedade de setores industriais.

    Na indústria química, ele é aplicado amplamente na como intermediário na produção de produtos químicos, produtos farmacêuticos, produtos agroquímicos, produtos químicos fino, polímeros, resinas, adesivos, tintas e revestimentos, além de lubrificantes.

    Veja a seguir mais aplicações importantes:

    • Indústria de Aditivos e Lubrificantes: usada na produção de lubrificantes sintéticos, fluidos hidráulicos, entre outros.
    • Indústria de Polímeros e Plásticos: Ele está presente na fabricação de resinas poliésteres, poliuretanos e poliésteres saturados e insaturados e muito mais. As resinas poliésteres insaturadas servem para a fabricação de diversos produtos reforçados com fibra de vidro, incluindo barcos, tanques, componentes automotivos e estruturas de construção. Também são usadas em adesivos e revestimentos.
    • Indústria de tintas e revestimentos: o neopentilglicol também atende este setor, sendo usado como um intermediário para tintas. Outra aplicação é para a produção de revestimentos à base de resinas alquídicas, acrílicos, poliésteres e epóxi.

    neopentilglicol

    Leia Mais:

    Novidades da Abrafati 2023
    Abrafati Show: Agenda ESG domina o cenário
    Tinta do futuro incorpora novas funções e reforça a sustentabilidade setorial: ABRAFATI
    Tintas automotivas aguardam recuperação econômica

    Quais são os cuidados exigidos na sua manipulação?

    Durante a manipulação do neopentilglicol é recomendado que o colaborar utilize roupa apropriada, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar contato com a pele e olhos. Também é importante evitar a inalação e a formação de poeiras. Confira abaixo algumas medidas de primeiros socorros:

    – Após inalação: retirar a vítima para o ar fresco. Se for necessário, ofereça respiração artificial, se possível. Procure atendimento médico.

    – Após contato com a pele: tirar a roupa contaminada e lavar abundantemente o local afetado com água. Se possível, tomar uma ducha. Se houver irritação, indica-se buscar atendimento médico.

    – Após contato com os olhos: enxaguar abundantemente com água, de preferência com as pálpebras aberta. Mantenha o procedimento por aproximadamente 15 minutos. Se estiver usando lentes de contato, retire-as, se for possível.  A vítima deve consultar imediatamente um oftalmologista.

    – Após ingestão: Lavar a boca da vítima e fazê-la beber água imediatamente, dois copos no máximo. Nunca ofereça nada a pessoa inconsciente. Consultar um médico urgentemente.

    Sobre o armazenamento é essencial que este produto químico seja colocado em um recipiente hermeticamente fechado e guardado em local seco.

    Para mais informações relevantes sobre o neopentilglicol, consulte sua FISPQ (Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico).

    Onde comprar o neopentilglicol?

    Para encontrar os principais fornecedores de neopentilglicol no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.