Naftalina ou naftaleno: para que serve?

Naftalina: veja suas propriedades, aplicações e quais são os principais fornecedores deste produto químico no Brasil

O naftaleno, chamado comercialmente como naftalina, é um produto muito conhecido por sua aplicação como repelente e inseticida, porém é importante dizer que ele ainda pode ser utilizado para a fabricação de uma enorme variedade de produtos, como corantes, solventes e plástico. Veja matéria completa a seguir. Boa leitura!

Acesso Rápido no post

O que é naftalina?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Para que serve a naftalina?
Manipulação da naftalina
Onde comprar a naftalina?

O que é naftalina?

A naftalina é um produto químico como aspecto sólido, cristalino, branco e de odor muito forte. Ela consiste em um hidrocarboneto aromático constituído pela união de dois anéis benzênicos.

Vale lembrar que os hidrocarbonetos aromáticos são aqueles compostos orgânicos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio e que apresentam um anel aromático ou anel benzênico. Exemplos de hidrocarbonetos aromáticos: benzeno, tolueno, antraceno e fenantreno. Diferem-se dos hidrocarbonetos alifáticos (cadeia aberta).

Pode ser obtido por diversas formas, sendo a principal a partir da destilação do alcatrão de hulha, ou seja, um tipo de carvão mineral (carvão de pedra). Outra forma é por meio do reforming catalítico (ou reforma catalítica) de hidrocarbonetos alifáticos, nos processos petroquímicos, em que hidrocarbonetos de cadeia normal são transformados em hidrocarbonetos aromáticos através de aquecimento e uso de catalisadores especiais.

Mais uma maneira, porém inviável economicamente em razão da pequena quantidade, é através do petróleo.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    A naftalina possui a seguinte fórmula molecular: C10H8. Ela faz parte do grupo dos hidrocarbonetos não ramificados, como o benzeno (C6H6) e antraceno (C14H10), e é composta por 2 anéis benzênicos condensados.

    Quais são suas principais características?

    • Forma: sólido cristalino (a temperatura ambiente). Pode se apresentar como lâminas ou esferas.
    • Cor: branco.
    • Odor: característico e não muito agradável.
    • Altamente volátil. A naftalina sofre sublimação, isto é, passa rapidamente do estado sólido para gasoso sem passar pelo estado líquido, em certas condições de temperatura e pressão. Na forma de gás, libera um vapor tóxico, o que é eficaz para ser utilizado como repelente de traças e baratas.
    • Solubilidade: solúvel em água.
    • Massa molar: 128,17 g/mol.
    • – Densidade: 1,14 g/cm³.
    • Ponto de fusão: 80,2 °C. Com esse ponto de fusão, ela pode ser tornar líquida se submetida a temperaturas baixas.
    • Ponto de ebulição: 218 °C.
    • Tóxico: este produto pode causar danos ao homem e ao meio ambiente se não for utilizado com segurança. Pode causar diversos danos se inalada ou ingerida, inclusive ao fígado e aos rins.
    • É um produto inflamável.

    Para que serve a naftalina?

    A naftalina é utilizada para a fabricação de uma série de produtos químicos, utilizados em variados setores. O seu odor forte e característico tem a função de eliminar microrganismos indesejáveis. Confira a seguir alguns itens que podem utilizar a naftalina em sua produção:
    Tem ação eficaz contra diversos insetos, incluindo moscas, mosquitos, baratas e formigas. Seu forte odor faz com que os insetos não se aproximem.

    • Corantes.
    • Repelente e Inseticidas.
    • Fungicidas.
    • Solventes.
    • Ácido ftálico.
    • Plásticos.
    • Lubrificantes.
    • Explosivos.
    • Resinas sintéticas: Graças a sua ação repelente e inseticida é utilizada comercialmente, na forma de bolinhas, em armários, gavetas e malas para proteger roupas e papéis do ataque de traças e baratas. A naftalina produz vapores tóxicos para as larvas das traças.

    Leia Mais
    Lubrificantes – Aditivos buscam suprir necessidades de usuários
    Concreto & Argamassa: Aditivos químicos melhoram propriedades
    Artigo técnico: Técnica “in situ” acelera remediação de solos
    Remediação de Solos – Reocupação urbana revela “esqueletos” deixados pela indústria nacional
    Cosméticos – Indústria cosmética adota química avançada para garantir exposição segura dos consumidores

    Manipulação da naftalina

    O manuseio da naftalina, assim como o de outros produtos químicos, precisa ser desenvolvido com respeito as regras de segurança e higiene. Uma delas envolve a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como macacão impermeável, óculos de proteção, botas de borracha e luvas de borracha nitrílica ou PVC, além de máscaras.

    Para mais informações sobre a naftalina, não deixe de verificar sua Ficha de Informações e Segurança (FISPQ), um documento essencial que traz apontamentos relacionadas à segurança, saúde e ao meio ambiente. Nela, você encontra informações importantes sobre o produto, como identificação do produto e da empresa, propriedades, riscos, medidas de primeiros socorros, Identificação de perigos, medidas de armazenamento, medidas de controle para derramamento ou vazamento e outras disposições relevantes.

    Medidas de Primeiros Socorros

    – Se o produto for inalado: deve-se remover a vítima para um local arejado. Se ela não estiver respirando, faça respiração artificial. Em caso de dificuldade para respirar, procure um médico com urgência.

    – Se o produto entrar em contato com a pele: remover as roupas e sapatos contaminados e lavar imediatamente as partes do corpo afetadas com muita água e sabão. Se a irritação persistir, você deve procurar atendimento médico. Atenção: as roupas contaminadas precisam ser lavadas antes da sua reutilização.

    – Se o produto entrar em contato com os olhos: eles devem ser lavados imediatamente com água em abundância. Necessário consultar um médico neste caso.

    – Se o produto for ingerido: Não provoque o vômito! Caso ele ocorra espontaneamente, deite o paciente de lado para evitar a aspiração de resíduos. Nunca ofereça nada à pessoa inconsciente. Um médico precisa ser procurado com urgência. Procurar um médico imediatamente.

    Sobre o armazenamento é preciso que ele seja realizado em sua embalagem original, fechado e guardado em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar. O armazenamento correto e seguro é eficaz para evitar e minimizar os riscos, garantindo a segurança dos colaboradores, do local de trabalho e do meio ambiente.

    Onde comprar a naftalina?

    Para encontrar os principais fornecedores de naftalina no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    * naftalina,bolas (naftaleno técnico)
    * naftalina, pó (naftaleno técnico)

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Um Comentário

      1. Olá, tenho uma dúvida sobre esse produto! Segundo a fispq a classificação dele é 4.1. Segundo relato do pessoal, a medição abaixo é um valor muito baixo para esse risco. Sabe me justificar por não considerar como tóxico, classificação 6.1?

        CL50 (inalação, vapores, rato): > 0,4 mg/L. – Não classificado

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.