Metodologia ágil para a indústria

A metodologia ágil tem sido adotada por diversos segmentos para tornar os processos mais eficientes e conseguir melhores resultados

Nos últimos tempos, a metodologia ágil tem sido adotada cada vez mais em diferentes áreas de atuação para acompanhar o ritmo de desenvolvimento dos processos, que ganhou um curso acelerado em razão da implementação da tecnologia e ocasionou um aumento na competitividade no mercado.

Com esta nova abordagem de gestão, os processos ficaram mais eficientes e o fluxo de trabalho agilizado, em razão de uma maior flexibilização, menor burocracia e aceitação de mudanças no curso do processo, resultando em maior produtividade e satisfação do cliente.

O novo modelo focado em rapidez, flexibilidade e segurança está totalmente alinhado aos preceitos da indústria 4.0, permitindo ajustes nos processos e produtos, por influência dos clientes, concorrentes, tecnologias e outras variáveis, além de aprendizados no curso do processo.

Acesso Rápido no post

O que é o manifesto ágil?
O que é a metodologia ágil?
Como aplicar o método ágil?
SCRUM, ferramenta da metodologia ágil
LEAN, ferramenta da metodologia ágil
SMART, ferramenta da metodologia ágil
KANBAN, ferramenta da metodologia ágil

O que é o manifesto ágil?


O ponto de partida da metodologia ágil vem da indústria de software, que percebeu que o processo de gestão tradicional representava um entrave a velocidade de desenvolvimento e ao prazo de entrega exigido pelos clientes.

Aquele modelo com suas fases bem delimitadas e sequenciais era extremamente rígido, burocrático e formal, o que ocasionava diversos problemas de gestão e atrasos nos prazos.

Em busca de novas soluções para agilizar o processo de desenvolvimento na indústria de software, uma equipe com 17 profissionais colocou suas ideias e experiências no papel, reunindo 4 valores e 12 princípios, que se constitui no Manifesto Ágil.

O acidente com o lançamento do foguete Ariane-5 em 1996, ocasionado por um simples erro de cálculo no software também influenciou o pensamento industrial da época para se evitar falhas no desenvolvimento, aceitar mudanças  e entregar inovação com agilidade.

Os programadores mostraram que era possível entregar uma versão utilizável do software e com o tempo melhorá-lo conforme a necessidade do cliente e os anseios da sociedade. Dessa forma, se evitava que até que o produto ficasse obsoleto até sua conclusão e ainda que o projeto fosse ultrapassado pela concorrência.

Os 4 valores do manifesto ágil, que deram origem à metodologia ágil:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”.
  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”.
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Era só questão de tempo para a metodologia ágil ser expandida para os outros setores do mercado.

O que é a Metodologia Ágil?

Consiste em uma alternativa a gestão tradicional de projetos, ou em outras palavras, um conjunto de orientações que tem por objetivos: aprimorar os processos de desenvolvimento de produtos ou serviços; reduzir prazos de entrega; envolver a equipe multidisciplinar; melhorar qualidade; diminuir os custos; aumentar produtividade e resultados; satisfazer o cliente.

Conheça alguns princípios, em resumo, da metodologia ágil:

  • Satisfação do cliente em primeiro lugar.
  • Equipe motivada, organizada e colaborativa.
  • Desenvolvimento sustentável.
  • Mudanças geram vantagem competitiva.
  • Excelência técnica aumenta agilidade.
Metodologia ágil no segmento químico
Metodologia ágil no segmento químico

Como aplicar o método ágil?

A metodologia ágil pode proporcionar uma série de vantagens para a indústria, como maior comunicação entre a equipe, flexibilidade dos processos, redução de custos, eficiência no desenvolvimento de um produto, cumprimento do prazo exigido pelo cliente. Conheça alguns dos principais métodos ágeis que podem ser aplicados na indústria:

SCRUM, ferramenta da metodologia ágil

Scrum é a ferramenta da metodologia ágil mais utilizada atualmente pelas indústrias. Com equipes multidisciplinares enxutas realiza-se a repetição de ciclos operacionais, chamados sprints, a cada 4 semanas, aproximadamente.

Nestes encontros é possível identificar obstáculos, visualizar os pontos que precisam ser aperfeiçoados na próxima etapa, disseminar aprendizados e priorizar tarefas.

As reuniões fixas diárias, conhecidas como daily, também fazer parte desta metodologia para apresentar o que foi feito ontem, o que será feito hoje e apontar se há algum impedimento para a realização da tarefa.

LEAN, ferramenta da metodologia ágil

Lean, por sua sua vez, consiste na ferramenta da metodologia ágil que tem por objetivo a identificação e redução de custos desnecessários em uma organização, ou em outras palavras, a eliminação de desperdícios.

Dentro deste conceito estão abrangidas ações para tornar as tarefas menos complexas, compartilhar informações com eficiência, otimizar entregas e muito mais.

Só é possível pensar em uma aplicação da ferramenta LEAN quando se tem um conhecimento pleno do negócio e do processo.

SMART, ferramenta da metodologia ágil

Ferramenta essencial para construir metas bem definidas e eficientes. Confira algumas etapas para a definição do objetivo do projeto:

S (Specific): as metas precisam der específicas.
M (Measurable): as metas devem ser mensuráveis de forma exata.
A (Attainable): as metas precisam ser atingíveis.
R (Relevant): as metas precisam ser relevantes para que a indústria alcance boa produtividade.
T (Time-related): os prazos devem ser realistas.

KANBAN, ferramenta da metodologia ágil

Trata-se de uma ferramenta da metodologia ágil que tem por objetivo aumentar a produtividade e otimizar a realização de tarefas e entregas através da visibilidade completa das tarefas por toda a equipe.

O andamento dos fluxos de produção precisa ser divido em tarefas e divulgado para se identificar os obstáculos e progressos. Pode ser físico ou online e classificado da seguinte forma:

  • Tarefas que precisam ser executadas.
  • Tarefas que estão sendo executadas.
  • Tarefas que estão finalizadas e entregues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios