Mentol Cristal: veja propriedades e principais usos

Mentol Cristal: tudo que você precisa saber sobre este produto muito consumido pela indústria farmacêutica e de cosméticos

O mentol é um produto químico muito versátil e amplamente utilizado por diversas indústrias. Destaca-se nos setores farmacêuticos, cosméticos e de higiene pessoal, em que ele é frequentemente aplicado em razão das suas propriedades analgésicas, anti-inflamatória e anestésicas, além da capacidade de oferecer sensação calmante, de resfriamento e refrescância imediata.

É comum encontrá-lo em pastas de dente, enxaguante bucal, cremes, medicamentos, pomadas, pastilhas para garganta e muito mais.  Vem com a gente descobrir mais sobre esta substância tão presente em nosso dia-a-dia.

Acesso Rápido no post

O que é mentol cristal?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o mentol cristal?
Como o mentol cristal deve ser manipulado?
Onde comprar o o mentol cristal?

O que é mentol cristal?

O mentol cristal é um composto orgânico que tem a aparência de uma substância cristalina branca ou incolor. Consiste em um álcool e apresenta odor refrescante e sabor de hortelã.

Pode ser obtido por diferentes métodos: naturalmente da extração do óleo essencial da mentha piperita (hortelã-pimenta) e de outras espécies de menta ou produzido por síntese química.

É reconhecido ainda como L-Mentol e a sua nomenclatura oficial é 2–Isopropil-5-metilciclo-hexan-1-ol.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    A formula molecular do mentol é C10H20O.

    Quais são suas principais características?

    • Aspecto: sólido (cristal hexagonal). O mentol se encontra no estado sólido à temperatura ambiente, mas pode entrar em estado de fusão com pouco aumento de temperatura.
    • Cor: incolor ou branco.
    • Odor: refrescante
    • Sabor: hortelã.
    • Grupo químico: álcool da série dos terpenos.
    • Composto orgânico: apresenta o grupo–OH.
    • Ponto de Fulgor 93 ºC.
    • Ponto de Fusão: 28 – 30 ºC
    • Densidade: 0,89 g/cm 3.
    • Peso Molecular: 156.27.
    • Solubilidade: é insolúvel em água, mas é solúvel em álcool, clorofórmio e éter. Também é solúvel em glicerina, ácidos graxos e óleos minerais.
    • Antipruriginoso: Tem efeito antipruriginoso, ou seja, serve para o alívio de pruridos (coceiras na pele) e urticárias.  Por esta razão, o mentol é muito utilizado em loções, cremes e talcos.
    • Vasodilatador: quando aplicado na pele, dilata os vasos sanguíneos, ocasionando sensação de frio seguida de analgesia. Assim, ele é usado em associado à cânfora em muitos produtos para alívio de dores.

    Para que serve o mentol cristal?

    Como foi dito no início desta matéria, o mentol tem grande aplicação na indústria no desenvolvimento de diversos produtos. Veja a seguir os principais usos desta substância os setores em que ele é mais aplicado.

    • Indústria farmacêutica: o mentol é utilizado amplamente por este setor na produção de medicamentos graças as suas funções analgésicas, anti-reumática, anti-inflamatória, anestésicas e resfriamento.

    Serve para o tratamento de dores musculares, nos tendões articulações, visto que sua ação analgésica proporciona alívio e conforto. Em razão das suas propriedades antirreumáticas também contribui para a melhor da circulação sanguínea.  Outras aplicações ocorrem para oferecer efeito anestésico, isto é, calmante em irritações na pele, como picadas de insetos. Também é usado em medicamentos para tratamento de inflamações de garganta, em que contribui para aliviar os sintomas, e para o desconforto nasal, visto que ele tem propriedades descongestionantes.

    Desta forma, o mentol pode ser encontrado em pastilhas, pomadas, géis, cremes, loções e bálsamos.

    • Utilizado em cremes, xampus, condicionadores, cremes de barbear, géis, cremes relaxantes para os pés, produtos de massagem e outros itens cosméticos: ele é muito usado neste setor em razão da sua capacidade de proporcionar sensação de relaxamento e refrescância.
    • Usado em produtos bucais: ele é frequentemente aplicado em cremes dentais, enxaguantes bucais e outros produtos de cuidados bucais devido ao seu sabor refrescante.
    • Utilizado em produtos labiais: ele pode ser aplicado em produtos labiais com a função de aumentar o volume.
    • Usado em produtos alimentícios: o mentol é aplicado como aditivo na produção de balas, pastilhas, chicletes e outros doces em razão do seu sabor marcante de hortelã e refrescante.
    • Indústria do tabaco: ele também é utilizado na produção de cigarros para oferecer um sabor mentolado e uma sensação de frescor.
    • Produtos de limpeza.

    mentol

    Como o mentol cristal deve ser manipulado?

    Para a segurança de todos os colaboradores é necessário que o manuseio seja realizado com cuidado e de acordo as regras de segurança e legislação vigente. É preciso assegurar ventilação adequada no local de trabalho; evitar a formação de poeira e respiração do vapor/névoa/gás. Também é importante o uso de equipamento de proteção individual (EPI) na manipulação deste produto.

    Dentre os equipamentos de proteção individual (EPIs), podemos destacar: máscara de proteção contra respingos para proteção dos olhos e pele; luvas e aventais de PVC e botas impermeáveis para evitar o contato com a pele; máscaras de acordo com legislação local para proteção respiratória.

    Medidas de primeiros socorros

    – Em caso de contato com os olhos: esta substância pode causar sérias irritação aos olhos. Lave-os com água corrente pelo menos por 20 minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Se os sintomas persistirem, procure atendimento médico, de preferência um oftalmologista.

    – Em caso de inalação: ele pode causar irritação ao trato respiratório e outras consequências mais sérias. Remova a vítima para um lugar arejado distante da exposição. Se houver dificuldade para respirar, proceda respiração artificial. Mantenha a pessoa aquecida e quieta, enquanto aguarda assistência médica.

    – Em caso de contato com a pele: o mentol também pode causar graves irritações à pele. Remova as roupas e sapatos contaminadas e lave o local atingido com bastante água e sabão neutro. Procure assistência médica neste caso.

    – Em caso de ingestão: pode causar irritação ao trato digestivo e outros danos mais sérios.  ofereça à vítima consciente 2 ou 3 copos de água ou leite. Procure assistência médica.

    Sobre o armazenamento do mentol, é preciso que ele seja guardado em embalagens hermeticamente fechadas e estocado em local seco, arejado e bem ventilado, longe de substancias incompatíveis. As embalagens devem estar sempre fechadas, até mesmo quando não estiverem em uso.

    Onde encontrar fornecedores mentol cristal?

    Para encontrar os principais fornecedores de mentol cristal no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

    Leia Mais:

    Vanilina: aromatizante e flavorizante
    Terpenos: o que são, tipos e para que servem
    Exemplos de excipientes utilizados na indústria farmacêutica
    Futuro do setor demanda inovações sustentáveis – FCE
    FCE Cosmetique e Pharma: Mercados em crescimento
    Aromas e Fragrâncias – Indústria química garante o suprimento de insumos
    FCE Cosmetique / FCE Pharma – Química verde se consolida no desenvolvimento de fármacos e cosméticos
    FCE Pharma reuniu ingredientes e equipamentos inovadores
    Cosméticos: Laboratórios oferecem arsenal para combater celulite
    Cosméticos – Fragrâncias – Espécies vegetais da Amazônia podem abrir mercados sofisticados para a produção local
    Fitocosmética: Indústria avança em direção ao cosmético verde

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.