Hidrogênio Verde: H2 Verde no mundo – Meio Ambiente

H2: Considerada a bola da vez das políticas de descarbonização de vários países, o hidrogênio verde já soma 20 projetos anunciados acima de 1 GW, com potência total instalada planejada de 137,8 GW em unidades de eletrólise da água.

O levantamento foi realizado pela revista Recharge, que apontou que o maior projeto anunciado é o europeu Ambition HyDeal, de 67 GW, planejado para ser implantado em vários países da Europa Ocidental, a começar pela Espanha e sudoeste da França, estendendo-se para o leste francês e Alemanha.

O megaprojeto envolve 30 grupos de energia e promete contemplar o uso de 95 GW de energia solar para alimentar os 67 GW de eletrólise.

Hidrogênio Verde – H2 verde no Ceará

O Brasil também já tem um projeto de hidrogênio verde em estruturação, no Ceará. O projeto é liderado pela australiana Enegix Energy, em acordo com o governo cearense, e deve envolver investimento de US$ 5,4 bilhões.

A previsão é de que sejam produzidos 600 mil t/ano do combustível renovável em planta a ser construída no Porto de Pecém. Batizado de Base One, a unidade precisará ser alimentada inicialmente por 3,4 GW de energia solar e eólica do estado cearense e os envolvidos prometem colocar a planta em operação em 2025.

Hidrogênio Verde – H2 verde no Ceará 2

O Ceará tem alta competitividade para implantar uma unidade de hidrogênio verde por ter grande potencial de geração de energia renovável.

Além de já contar com 2,2 GW de eólicas em operação e mais 326 MW em projetos outorgados dessa fonte, o estado deve se firmar como um dos principais em energia solar fotovoltaica.

Atualmente, em usinas centralizadas, o Ceará conta com 220 MW solares instalados, mas tem 2,3 GW em projetos para serem implementados até 2024.

Leia Mais:

Memória do Portal Química

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios