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Manuchar Brasil é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no RJ

Quimica e Derivados
1 de agosto de 2019
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    Em seu primeiro ano participando do prêmio Great Place to Work (GPTW), a filiada brasileira da empresa belga Manuchar foi eleita a 10ª melhor empresa para trabalhar no Rio de Janeiro, dentre as 150 que concorreram na categoria “médias empresas” (entre 100 e 999 funcionários). Voltada ao mercado de distribuição, logística e trading global de produtos químicos, a Manuchar Brasil está no país há mais de 25 anos e conquistou o prêmio também no primeiro ano sob o comando da CEO Renata Agualuza, refletindo o foco da empresa na valorização profissional e na prática da diversidade, um dos seus valores.

    Renata Agualuza destaca o estímulo que a empresa dá à comunicação e engajamento dos funcionários.

    Renata Agualuza destaca o estímulo que a empresa dá à comunicação e engajamento dos funcionários. Foto: Mariana Annunziato

    Os funcionários sustentam um sentimento de pertencimento e consideram a empresa como uma grande família, conforme declararam no formulário do GPTW preenchido por eles. As palavras mais utilizadas para definir a empresa foram: “família”, “ótima”, “crescimento”, “excelente” e “honestidade”.

    —  Na Manuchar, promovemos, no dia a dia, pequenas ações que demonstram todo o cuidado que temos com cada um dos colaboradores, e isso faz uma grande diferença. Além de contribuir para o bom clima organizacional, essa prática gera maior envolvimento dos profissionais com os valores e processos da empresa, fortalece a cultura corporativa e otimiza o relacionamento interno e também com os clientes — conta a Diretora de Gente e Gestão da Manuchar Brasil, Ana Pinho.

    Um exemplo das ações citadas por Ana Pinho estão o mimo que os novos papais e mamães recebem antes de sair de licença-maternidade: um kit personalizado com manta e naninha. No Dia das Mães, a empresa já preparou vídeos surpresa dos filhos das funcionárias e enviou por e-mail para cada uma delas, fazendo a emoção transbordar. Também já teve mural para exposição de fotos dos filhos e até concurso de fantasia no Carnaval, com a entrega de tablets para os mais bem produzidos. O objetivo, explicou a diretora, é oferecer aos funcionários experiências positivas e alinhadas com as estratégias da empresa, focando sempre no fortalecimento do sentimento de pertencimento.

    — Os funcionários percebem essa postura da empresa que, mesmo em momentos de crise, continua investindo nas pessoas. Eles se sentem valorizados, seguros e acolhidos aqui. Estimulamos a comunicação e o engajamento de todos através do compartilhamento transparente das informações e decisões — orgulha-se Renata, que assumiu a presidência da filiada brasileira — a maior de todas — após comandar importantes diretorias da empresa.

    Além dos cuidados frequentes, a empresa possui um plano anual de treinamento e desenvolve todos os colaboradores periodicamente, independentemente do cargo. Entendendo que o funcionário é o ativo mais importante da empresa, a Manuchar Brasil tem o costume de reter seus talentos e, segundo Renata, não mede esforços para fazer as informações chegarem a todos eles, mesmo àqueles lotados em regiões distantes da sede. A comunicação é feita via e-mail marketing, jornal mural e intranet. Dos 263 funcionários, apenas 80 ficam na sede do Rio. Os demais são distribuídos nas Bases Operacionais e nos Escritórios Comerciais presentes nos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

    Com sede em Antuérpia, Bélgica, a Manuchar tem 130 anos de experiência em serviços logísticos, atuando nos segmentos de produtos químicos, fertilizantes, polímeros, aços, dentre outros. Está presente em mais de 40 países, a maioria emergente, e possui aproximadamente 2.000 funcionários.



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    Um Comentário


    1. Henrique Bigardi

      Muito legal.



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