Publieditorial

4 de agosto de 2017

Livro Águas Brasileiras terá evento de lançamento em São Paulo

Mais artigos por »
Publicado por: Quimica e Derivados
+(reset)-
Compartilhe esta página

    O livro Águas Brasileiras, idealizado e patrocinado pelo Grupo BAUMINAS com realização da Editora Brasileira, apresenta um duplo enfoque para a questão das águas no país. As imagens nele contidas procuram ilustrar as nossas belezas naturais e o potencial hídrico existente, seja retratando rios interiores e estações de tratamento de água, seja mostrando lagoas e cachoeiras. Os textos, por sua vez, apresentam um diagnóstico das restrições hídricas do país e caminhos e soluções para enfrentá-las.

    O projeto reuniu um time de autores de peso com relevância no setor. Édison Carlos, Pedro Scazufca e German Orjuela lembram que nosso maior manancial é a ineficiência. Do total de água tratada no país para consumo, aproximadamente 40% são perdidos. Capitais como Manaus, onde há extrema abundância hídrica, enfrentam falta de água em razão de índices de perdas próximos a 70%.

    Álvaro Menezes e Bruna Monteiro abordam a situação hídrica no sertão nordestino e indicam que, para reverter o quadro histórico de escassez e descaso com a população local, é fundamental investir em novos modelos de gestão como as parcerias público-privadas.

    Stela Goldenstein trata outra dimensão do problema ao analisar a poluição e as estratégias de revitalização dos rios urbanos em grandes metrópoles do país. O texto indica que é preciso olhar a experiência internacional como referência e adotar uma atitude integrada e multidisciplinar para a solução do problema a partir de microbacias locais.
    Gesner Oliveira, Marcelo Morgado e Claudia Orsini lembram, por sua vez, que a preservação de qualquer manancial passa necessariamente pela conservação ambiental de seu entorno. A preservação da mata ciliar e os programas de incentivo aos proprietários para mantê-las estão no centro dessa política muitas vezes marginalizada por governos, mas que é crucial para a perenidade dos recursos hídricos do país.

    Os textos de Fernando S. Marcato e Andréa Vasconcelos indicam que o reúso de água é o caminho necessário para diminuir o aumento de captação da natureza, reduzindo, assim, a pegada hídrica e o impacto ambiental das grandes cidades e das indústrias em geral.

    O livro Águas Brasileiras já está disponível para venda nas grandes redes de livrarias do país. Trata-se de uma excelente fonte de informação para auxiliar a pontuar algumas importantes questões visando à preservação das águas brasileiras, tanto para profissionais do setor como para o público em geral.

    Evento de lançamento em São Paulo

    Para a divulgação deste grande projeto, uma série de eventos foi programada em localidades estratégicas ao redor do país. O primeiro evento foi realizado em Salvador, no dia 18 de julho, na sede da Embasa – Rio Vermelho, com um painel abordando a temática “Compliance como propulsor de investimentos em saneamento e a busca pelo fim da escassez hídrica no Nordeste”. Os palestrantes convidados foram Rogério Cedraz, Presidente da Embasa, Álvaro Menezes da Costa, Diretor da ABES e sócio da GO Associados, e Jorge Hage, Ex-Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União (CGU).

    O próximo evento de lançamento será realizado em São Paulo, no dia 16 de agosto, das 14h às 16h30, no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os palestrantes convidados para debater a temática “Compliance como propulsor de investimentos em saneamento” são Silvio Valdrighi, Superintendente de Gestão de Riscos e Conformidade da Sabesp, Gesner Oliveira, sócio da GO Associados, e Édison Carlos, Presidente-Executivo do Instituto Trata Brasil. O debate será moderado por Fernando Marcato, professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e sócio da GO Associados.

    Os interessados em participar podem acessar a agenda completa e se inscrever através do site http://www.hiria.com.br/aguasbrasileiras/sao-paulo.html. O evento é gratuito e as inscrições serão limitadas de acordo com a capacidade do auditório.
    Realizado pelo Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, o evento conta com a organização da Hiria e apoio da Editora Brasileira, GO Associados e Instituto Trata Brasil, além do patrocínio do Grupo BAUMINAS.

    Data: 16 de agosto das 14h às 16h30
    Local: FGV Nove de Julho – São Paulo
    Endereço: Av. Nove de Julho, 2029 – Bela Vista – São Paulo – SP

    Sobre o Grupo BAUMINAS

    O Grupo BAUMINAS, que possui 100% de capital nacional, é composto por 6 empresas que atuam de maneira integrada na indústria de produtos químicos e soluções técnicas especializadas para o tratamento de água e efluentes: BAUMINAS Química, BAUMINAS Ambiental, BAUMINAS Mineração, BAUMINAS Distribuição, BAUMINAS Hidroazul e BAUMINAS Log.
    Com mais de 55 anos de história, o Grupo BAUMINAS apresenta 16 unidades fabris, 3 unidades de mineração, 2 escritórios administrativos e mais de 900 colaboradores diretos. Atua em todo o território nacional e também nos principais países do MERCOSUL.

    A BAUMINAS Química, principal empresa do grupo, é líder nacional em coagulantes para o tratamento de água e efluentes. Seus principais diferenciais são a produção vertical de matérias-primas, através de parceria com a BAUMINAS Mineração, tecnologia e inovação em produtos, logística inteligente e suporte técnico altamente capacitado.

    O Grupo BAUMINAS destaca-se pelo forte comprometimento socioambiental, adotando medidas sustentáveis em seus processos fabris, apoiando entidades e possuindo a sua própria fundação, a Fundação Simão José Silva.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *