Liovac®AFFF, alta qualidade, segurança e rapidez no combate a incêndios

A Miracema-Nuodex, tradicional fabricante de insumos e especialidades  químicas, oferece em seu portfólio, uma linha de Líquidos Geradores de Espuma (LGE) denominada Liovac® AFFF (Aqueous Film Forming Foam), aprovada e  certificada pela Norma ABNT NBR 15511.

O Líquido Gerador de Espuma (LGE) é um concentrado sintético que, quando misturado com água e ar, forma uma espuma densa e eficiente no combate a incêndios de Classe B, provenientes de combustíveis ou líquidos inflamáveis. Devido às suas altas propriedades umectantes, garantidas pela baixa tensão superficial, também é muito eficaz no combate a incêndios da Classe A (aparas de papel e madeira).

Como os LGEs AFFF atuam?
A existência do fogo depende da presença de três elementos básicos, sendo eles: combustível, oxigênio e calor. Esse conjunto é conhecido como triângulo do fogo. Dentro desse raciocínio, para sua extinção, basta retirar um dos três elementos do triângulo.

Com base nesse conceito, os mecanismos de extinção de incêndio utilizados pelo LGE consistem na formação de espumas de baixa densidade que flutuam sobre o líquido inflamável, criando um colchão (barreira) entre o ar e o combustível, suprimindo imediatamente o oxigênio e abafando as chamas. Além disso, forma-se um fino filme aquoso entre a espuma e o combustível, que suprime os vapores inflamáveis que se misturam ao ar e alimentam o incêndio.

Por fim, o líquido drenado da espuma, ajuda a resfriar o combustível. A espuma também previne a reignição, suprimindo os vapores inflamáveis. Para o combate a incêndios causados por solventes polares, além do mecanismo mencionado anteriormente, o LGE também promove a formação de uma densa camada polimérica que protege e torna o filme aquoso e a espuma mais resistentes.

Aplicações
Os LGEs Miracema-Nuodex podem ser utilizados tanto em água doce como em água salgada, na mesma dosagem. Além disso, podem ser utilizados em conjunto com pó químico seco, aumentando assim, a capacidade extintora em incêndios provocados por líquidos inflamáveis e combustíveis, sendo:

• Liovac®AFFF HC: Para extinção de incêndios em hidrocarbonetos (derivados de petróleo).
• Liovac®AFFF AV: Utilização em aeroportos, para extinção de incêndios em hidrocarbonetos.
• Liovac®AFFF AR: Para extinção de incêndios em solventes polares (exemplo mais comum: álcool).

As dosagens corretas de líquido gerador de espuma que devem ser adicionadas à água, bem como a escolha adequada de equipamentos, são fatores fundamentais na formação de uma espuma eficiente para cada tipo e classificação de incêndios.

Indicações
Os produtos da linha Liovac®AFFF devem ser instalados estrategicamente em locais de armazenamento em  grandes quantidades, de combustíveis e líquidos inflamáveis. Em geral, os LGEs podem ser utilizados em refinarias, indústrias químicas e petroquímicas em geral, tanques de estocagem, diques de contenção, aeroportos, hangares, helipontos, usinas de álcool, navios e plataformas marítimas de extração de petróleo, entre outros.

O combate seguro, rápido e eficiente ao fogo é um importante requisito na minimização dos impactos gerados por ele. Para tanto, se fazem necessários, a utilização de equipamentos e instalações contra incêndio em perfeito estado de conservação e o uso de produtos adequados.

A Miracema-Nuodex é empresa destaque no Guiaqd.com.br, consulte para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.