Agente Orgânico de Fosqueamento BRCHEMICAL

Introdução

Os agentes orgânicos de fosqueamento e efeitos especiais Pergopak®, comercializados com exclusividade pela BRCHEMICAL, condicionam propriedades de superfície, efeitos visuais e físicos que não podem ser obtidos com o uso de agentes fosqueantes convencionais.

Devido sua natureza química e estrutural a linha Pergopak® pode ser utilizada isoladamente ou em combinação com outros agentes fosqueantes em formulações de coatings, tintas de impressão e OPVs em sistemas base solvente, base água e Cura UV.

A linha Pergopak® proporciona equilíbrio de fosqueamento, limpidez, reologia e resistência a abrasão combinado a um toque agradável (soft touch) quando em comparação aos agentes fosqueantes convencionais apresentando significativa vantagem na resistência geral do revestimento devido suas propriedades de dureza e de não fusão.

O Pergopak® é um pó volumoso com baixa densidade aparente e excelente grau de alvura resultante da reflexão de quase 100% em toda a faixa de comprimento de onda da luz visível e ultravioleta.

As partículas primárias, com diâmetro médio de partícula de 0.1 à 0.15μm, formam aglomerados esféricos em torno de 3 à 9μm. Esses aglomerados possuem elevada área de superfície específica e porosidade.

Devido a essa estrutura especial, a linha Pergopak® alcança efeitos diferenciados de fosqueamento combinado a rápida dispersão devido sua característica orgânica e baixa formação de poeira, tanto na moagem quanto na finalização.

Fosqueamento & Rugosidade
A distribuição granulométrica do agente fosqueante é um dos principais elementos para determinar o grau de fosqueamento no revestimento. Quanto mais rugosa a superfície, mais luz incidente é refletida difusamente resultando em uma superfície fosca. Os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são oferecidos em diferentes distribuições granulométricas.

A intensidade de fosqueamento está diretamente relacionada à especificação utilizada. Quanto mais rugosa a superfície maior será o efeito fosqueante obtido. Para um efeito de fosqueamento intenso recomenda-se utilizar a graduação mais áspera de Pergopak®. Por outro lado, para revestimentos com superfícies mais suaves, recomenda-se a graduação com menor diâmetro de partícula.

Consistência do Fosqueamento
As formulações de revestimentos contém diferentes quantidades de solventes. A taxa de evaporação intrínseca dos solventes e as condições de ventilação ou temperatura influenciam no resultado do efeito de fosqueamento. Esses fatores determinam o alinhamento dos diferentes componentes do revestimento, incluindo a orientação das partículas do agente fosqueante.

Estudos com os agentes Pergopak® comparando diferentes solventes no mesmo revestimento mostram que o desenvolvimento do brilho da linha Pergopak® é menos sensível à escolha do solvente em comparação aos coatings contendo agentes fosqueantes de sílica.

Variações nas temperaturas de secagem ou condições de aplicação também mostram a mesma tendência. Revestimentos que utilizam a linha Pergopak® são menos sensíveis às diferentes condições de aplicações e formulação, portanto, as propriedades da superfície do revestimento são mais consistentes.

Resistência à Abrasão
Experiências mostram que revestimentos contendo os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são mais resistentes a forças de abrasão do que os revestimentos que contém agentes convencionais. Isso pode ser explicado pelas propriedades especiais da linha Pergopak® que consiste em aglomerados rígidos e quase esféricos.

Sua presença na superfície dos revestimentos gera maior resistência mecânica em comparação aos agentes fosqueantes convencionais uma vez que a resistência das partículas de Pergopak® na superfície tem que ser rompida antes que a matriz do revestimento possa ser danificada.

Diferenças na resistência do revestimento na abrasão ou polimento também são influenciadas por suas propriedades mecânicas (resistente/frágil ou elástico/rígido). Os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são incorporados com muita eficácia na matriz orgânica do revestimento se tornando partículas de difícil remoção.

A forma quase esférica dos aglomerados, juntamente com as propriedades favoráveis de deslizamento (slip) e textura intensifica a resistência mecânica permitindo inclusive a redução dos agentes de modificação superficiais.

Resistência à Blocagem
O blocking é um fator importante para muitos revestimentos. Se as propriedades de blocagem de um revestimento forem insuficientes os materiais irão aglutinar. Estudos com diferentes agentes fosqueantes e sua influência sobre o processo de secagem mostraram que agentes orgânicos Pergopak® apresentam vantagens com relação à resistência de bloqueio e desenvolvimento de força mecânica.

A velocidade de secagem é aprimorada pela alta capacidade de absorção destes agentes. Neste caso o efeito não é dependente da distribuição granulométrica do Pergopak® utilizado na formulação. Estudos comparando diferentes tipos de agentes fosqueantes também mostram que às vezes é possível observar efeitos sinérgicos das misturas.

Propriedades Tácteis e Fricção
Como os agentes de fosqueamento Pergopak® são moléculas orgânicas, tem-se uma sensação muito mais suave ao toque do que os agentes fosqueantes convencionais. Esse efeito desejável de toque macio (soft touch) na superfície é comparável a superfícies modificadas com ceras, porém sem efeitos adversos no recobrimento de camadas posteriores. A forma quase esférica dos aglomerados Pergopak® ajuda a produzir um suave toque aveludado e aumenta o deslizamento (slip) da superfície.

As partículas esféricas trazem propriedades de slip na superfície e redução na fricção. Em comparação aos fosqueantes convencionais, os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® reduzem a fricção estática e dinâmica, especialmente quando se utiliza altos níveis de agentes fosqueantes. Duas superfícies irão se unir até que a força de deslizamento (fricção dinâmica) seja maior que a fricção estática iniciando o deslizamento. Normalmente é necessário menos força para manter o objeto em movimento, assim a fricção dinâmica é menor que a fricção estática.

Toque Macio (Soft Touch)
Revestimentos macios ao toque dão a superfície uma textura agradável e confortável. Esses revestimentos que são aplicados, por exemplo, em painéis de automóveis, dispositivos eletrônicos, aparelhos celulares, móveis, estofamentos, couro, etc, possuem um alto grau de fosqueamento e necessitam de propriedades como resistência a abrasão e resistência a riscos.

Os agentes orgânicos de fosqueamento e efeitos Pergopak® são ideais para o uso em revestimentos agradáveis ao toque. A distribuição granulométrica e o formato das partículas intensificam e promovem a sensação de toque macio. A estrutura orgânica especial da linha Pergopak® incorpora-se rapidamente à matriz orgânica da formulação produzindo revestimentos altamente resistentes a riscos e abrasão sem afetar as propriedades elásticas. As superfícies apresentam toque suave e textura semelhante ao couro que se traduz no efeito macio ao toque.

Viscosidade e Reologia
Os agente fosqueantes convencionais, em situações que exigem maior quantidade para melhorar a performance de fosqueamento, podem aumentar drasticamente a viscosidade do revestimento provocando diversos problemas durante a aplicação. Por outro lado, os agentes de fosqueamento Pergopak® permitem significativa redução do brilho mantendo a viscosidade sob controle.

Outro benefício com a utilização da linha Pergopak® é manter as propriedades reológicas inalteradas. O comportamento reológico ideal é que a viscosidade se estabeleça depois da aplicação de forma lenta o suficiente para que o revestimento apresente bom nivelamento, mas também rápido o suficiente para evitar escorrimento ou respingos.

Propriedades Ópticas
Os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® são quase transparentes em diversos revestimentos uma vez que o índice de refração desta linha muitas vezes é similar aos índices de refração de resinas secas. A incorporação do agente fosqueamento Pergopak® em um sistema úmido não processado pode resultar em uma aparência turva que desaparece depois da secagem.

Mesmo com alto grau de fosqueamento, ainda é possível produzir com a linha Pergopak® revestimentos de relativa baixa turbidez no filme. Isso permite que formulações utilizando o agente orgânico de fosqueamento Pergopak® atendam requisitos rígidos em relação a alterações de tonalidade. O próprio efeito do fosqueamento implica em uma aparência turva, no entanto, mantendo o efeito do basecoat.

No caso de revestimentos de madeira, muitas vezes se deseja dar um visual em tons quentes. A linha Pergopak® ajuda a acentuar os tons quentes da madeira uma vez que apresenta menor impacto nas características ópticas em comparação aos agentes fosqueantes convencionais que conferem uma aparência mais artificial na madeira.

Resistência ao Intemperismo
Testes em laboratório e experiências de longa duração ao ar livre mostram que os agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® possuem efeitos positivos na estabilidade do revestimento no que diz respeito a incidência de raios UV.

Em combinação com resinas apropriadas, é possível melhorar ainda mais a resistência a intempéries do revestimento. Como o Pergopak® é um agente fosqueante hidrófilo, alguns testes envolvendo umidade podem resultar em turbidez. Esta turbidez normalmente não afeta a durabilidade do revestimento e suas propriedades de resistência ou brilho.

Revestimentos com Efeitos Metálicos
Revestimentos com efeitos metálicos geralmente são produzidos com pigmentos de alumínio disponibilizados na forma de flocos ou plaquetas. Além da aparência metálica, o aspecto característico de revestimentos com efeito metálico é o chamado flip-flop, que é a mudança no brilho observada em diferentes ângulos de visão. Esse efeito depende do tipo de pigmento e do seu alinhamento. Devido à estrutura destes pigmentos de efeito, sua orientação se dá no paralelo médio ao substrato.

As partículas em formato quase esférico dos agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® e sua distribuição granulométrica influenciam no efeito flip-flop na maioria dos pigmentos metálicos. A incorporação das partículas Pergopak® entre os aglomerados dos pigmentos metálicos causa a separação espacial definida nos pigmentos do revestimento. Ao contrário dos aditivos de cera que intensificam o efeito flip-flop, a linha Pergopak® irá atenuar esse efeito permitindo que fique constante dentro de uma faixa de ângulo maior e gerando um aspecto mais uniforme.

Com o agente orgânico de fosqueamento Pergopak®, os efeitos metálicos se tornam ajustáveis e isso oferece a possibilidade de controlar o flip-flop caso esse efeito não seja desejado. Em aplicações onde a mudança do escuro para o claro com o ângulo de visão cause incômodo, o Pergopak® pode ser utilizado para reduzir a magnitude dessa mudança de cor.

A linha Pergopak® gera uma reflexão mais difusa dentro de um ângulo de visão maior permitindo propriedades ópticas muito diferentes sem suprimir o efeito metálico e o brilho. O alinhamento em paralelo dos pigmentos é promovido pelas partículas do Pergopak® que atua como espaçador destes pigmentos evitando a inclinação dos aglomerados e proporcionando uniformidade em diferentes ângulos de visão.

Coatings para Vidros
A linha Pergopak® é particularmente adequada para efeitos de fosqueamento em revestimentos para vidro e plástico. Devido às propriedades dos agentes orgânicos de fosqueamento Pergopak® estes revestimentos criam efeitos especiais, incluindo aparência de cera, textura aveludada e brilho de seda, além de superfícies com aspectos que vão desde fosco até efeito congelado.

A natureza visual da superfície base permanece transparente uma vez que as partículas são incolores. A turbidez observada na superfície fosca é inevitável e se deve à reflexão difusa da luz nessa superfície.

 

 

BRCHEMICAL - AGREGANDO VALOR PARA SUA EMPRESA

 

A missão da BRCHEMICAL é integrar soluções para nossos clientes disponibilizando ao mercado um completo portfólio de especialidades químicas, equipamentos e serviços. Para maiores informações a respeito da linha Pergopak® e demais produtos que comercializamos:


Site:
www.brchemical.com
E-mail: vendas@brchemical.com
Telefone: +55 19 3327 8078
Celular/WhatsApp: +55 19 9 9729 4417

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios