Insumos avançados elevam a qualidade nutricional dos alimentos- FiSA

Química e Derivados - Smoothie bowl com baixo teor de açúcar, formulado pela Döhler
Smoothie bowl com baixo teor de açúcar, formulado pela Döhler

A 23ª edição da Food Ingredients South America – FiSA pretende fazer jus à fama de grande fomentadora de negócios. Serão 750 marcas reunidas no Transamerica Expo Center, em São Paulo, para apresentar inovações e tendências da indústria de ingredientes alimentícios. Multifacetada, a feira estará recheada de atrações e deve se firmar como vitrine de lançamentos e plataforma de debates.

Realizado entre os dias 20 e 22 de agosto, sob a organização da Informa Exhibitions, o evento prevê atrair mais de 10 mil visitantes. Um chamariz será o Summit Future of Nutrition, congresso que discutirá o futuro dos alimentos tanto no Brasil quanto no mundo, desvendando o universo dos produtos funcionais, orgânicos, veganos e dos suplementos alimentares.

Em linha com as tendências globais, a FiSA abrigará dois espaços exclusivos para contemplar esses nichos de mercado. Trata-se do Pavilhão de Ingredientes Naturais (NI) e o Pavilhão de Orgânicos (OI). A gerente do evento, Márcia Gonçalves, explica que as escolhas dos consumidores, hoje, são mais holísticas, e as indústrias precisam abarcá-las em aspectos variados.

Química e Derivados - Jane: feira facilita contato com parceiros e clientes
Jane: feira facilita contato com parceiros e clientes

O que ver – Um dos exemplos do caráter inventivo dos expositores desta edição ficará a cargo da alemã Döhler. Com o foco em aplicações e produtos que refletem conceitos de naturalidade, nutrição à base de plantas e baixo teor de açúcar, a companhia planejou oferecer experiências multissensoriais ao visitante. Em exposição, serão mais de 45 produtos inovadores, entre os quais deverão se destacar as bebidas com redução de açúcar feita de modo natural, os smoothies bowls, e as criações de chocolate com ingredientes à base de plantas, entre outros. “Seguindo as tendências mundiais, naturalidade, orgânico, redução de açúcar, funcionalidade, nutrição vegetal serão tópicos importantes dentro do evento”, comenta Jane Vieira, gerente de marketing da América do Sul, da Döhler América Latina.

Com a experiência de quem expõe na FiSA desde a primeira edição, a companhia confirma se tratar da maior plataforma B2B (business to business) para a América do Sul. “Sempre foi muito positiva a nossa participação no evento, não somente pelo bom número de visitantes que recebemos, mas também pelo amplo networking com parceiros e clientes, além da abertura de novas oportunidades de negócio”, afirma Jane.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    O gerente comercial da Atias Quimica, Marcelo Oliveira, também reforça a boa reputação da FiSA. Membro-fundadora do evento, a distribuidora irá mostrar produtos incorporados recentemente em seu portfólio de aditivos e ingredientes, tais como ácido ascórbico, cloreto de amônio (Basf), corante amarelo, diatomita e goma guar, além de metassilicato de sódio, neosyl (dióxido de silício), sorbato de potássio pó e vanila.

    “É a melhor oportunidade para apresentarmos nossa empresa e produtos ao mercado”, comenta Oliveira. Segundo ele, já para os clientes e fornecedores, o evento representa uma maneira de se atualizarem sobre lançamentos, perspectivas e estreitar o relacionamento com o setor. Em uma área de 45 m², os visitantes poderão conferir a expertise da Atias Química, que neste ano completou 53 anos.

    Em sua quarta participação, a Química Anastácio irá aproveitar a visibilidade da FiSA para divulgar sua linha para Nutrição Esportiva. O foco serão os aminoácidos e as proteínas. Apesar de não serem lançamentos, os destaques serão a Whey 80% Concentrada (WPC), proteína proveniente do leite, com percentuais de lactoses e gorduras, e a Whey 90% Isolada (WPI), proteína também do leite, filtrada para conter menor ou nenhum índice de lactoses e gorduras. As duas auxiliam no ganho de massa muscular.

    Detentora de uma linha completa de ingredientes e aditivos para Nutrição Humana, Animal e Esportiva, a Química Anastácio possui cerca de mil produtos, entre nacionais e importados de fornecedores renomados de mais de 50 países.

    A Chemyunion reservou para a sua estreia na FiSA os lançamentos do Descarb EFE (pó para comprimidos, sachês e pastilhas efervescentes) e do Descarb CCM e sua versão USP (pó para comprimidos, comprimidos mastigáveis, sachês e cápsulas para dispersão).

    Química e Derivados - Comprimidos mastigáveis Descarb CCM são fonte de cálcio
    Comprimidos mastigáveis Descarb CCM são fonte de cálcio

    Conforme explica Emilio Quilici, diretor da Unidade de Negócios Life Sciences da Chemyunion, o Descarb CCM é uma potente fonte orgânica de suplementação de cálcio, contendo no mínimo 23% de cálcio elementar, enquanto o Descarb EFE é um produto estável, capaz de evitar a efervescência prematura e é compatível com a maioria dos ingredientes em formulações de comprimidos e pós.

    Química e Derivados - O Descarb EFE controla efervescência de ingredientes ativos
    O Descarb EFE controla efervescência de ingredientes ativos

    A Chemyunion integrará o Innovation Tour, atração programada pelos organizadores da feira para divulgar tendências. “Participarmos deste evento nos permite apresentar as capacitações e expertise de nossa unidade de negócios Life Sciences na criação, desenvolvimento e entrega de soluções únicas e inovadoras à indústria”, conta Quilici. Atenta às tendências globais, a companhia vem investindo em seu portfólio de ingredientes nutracêuticos.

    Química e Derivados - Janaína: Senai oferece suporte técnico para qualquer desafio
    Janaína: Senai oferece suporte técnico para qualquer desafio

    O Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (IST) apresentará seus principais serviços, como, por exemplo, a análise sensorial. “Vamos mostrar como podemos resolver qualquer desafio que as empresas tiverem e precisarem de ajuda para solucionar”, afirma a coordenadora de atividades técnicas da Escola Senai Horácio Augusto da Silveira e Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos do Senai-SP, Janaína Mainardi. A equipe do IST também integrará a banca avaliadora da Start-up Innovation Challenge e premiará os vencedores com serviços.

    Especialistas do IST também ficarão responsáveis por algumas palestras programadas para compor o Industry Insight. No dia 20, às 17h30, com o tema “Alimentando a Geração Alpha”, Jéssica Tavares de Brito abordará as preferências alimentares dos nascidos depois de 2010. No dia seguinte (21), Cristina Pascual ministrará a palestra “Vitaminando os Baby Boomers”. A ideia é mostrar como melhorar a qualidade de vida dessa geração de pessoas nascidas entre 1945 e 1960. No dia 22, será a vez de Ina Paola Rao falar sobre “O que vamos comer em 2050”. Essas duas palestras acontecerão às 15h10.

    Atrações da FiSA 2019

    Summit Future of Nutrition – Com a proposta de reunir em um só local algumas das principais sumidades da indústria de alimentos, o congresso está dividido em três grandes temas: Orgânicos, Naturais & Veganos (20/08), Suplementos Alimentares (21/08) e Alimentos Funcionais & Nutracêuticos (22/08). A ideia é oferecer ao público a oportunidade de se atualizar sobre os temas mais relevantes do setor. Neste ano, o evento terá um formato intimista, que prevê o melhor aproveitamento da conferência. A abertura será às 9 horas do dia 20, com a discussão do tema “Clean Label: O desafio de desenvolver produtos na indústria de alimentos e bebidas com foco em menos aditivos sintéticos, artificiais e produtos minimamente processados”.

    Industry Insights – Novidade nesta edição, a atração se trata de um espaço reservado para apresentações de cases, dados de mercado e tendências. Os encontros acontecerão a cada meia hora.

    Seminar Solutions – Também destinado à disseminação de conhecimento, o local será palco para diversos profissionais da área abordarem assuntos relacionados às novas tecnologias do setor. As palestras têm duração de 30 minutos.

    Tasting Experience – Pela primeira vez, a FiSA terá uma área dedicada à degustação. O visitante poderá provar produtos e ingredientes que são tendências, além de lançamentos de diversas empresas.

    New Product Zone – Com o patrocínio da Mintel, o espaço abrigará algumas das principais novidades (alimentos e bebidas) dos expositores desta edição da FiSA.

    Innovation Tour – Sob a temática “Natural & Funcional & Prático & Saboroso: como atender um consumidor holístico?”, o visitante terá acesso a tendências de mercado apontadas por institutos de pesquisa e, em seguida, será conduzido a um passeio pelos estandes. Segundo a gerente da FiSA, Márcia Gonçalves, a programação buscou contemplar o consumidor interessado em produtos práticos, naturais, amigos do ambiente, e que ainda tenham impacto social positivo e sejam encontrados em todas as prateleiras do país. A atração conta com a parceria da Equilibrium Consultoria, e será realizada nos três dias, a partir das 14h25.

    Fi Innovation Awards – Essa premiação realizada em âmbito nacional se pauta no reconhecimento dos desenvolvimentos inovadores das indústrias de ingredientes, suplementos, alimentos e bebidas. Serão quatro categorias contempladas: Ingrediente, Ingrediente Funcional, Produto e Produto Funcional. Os vencedores serão anunciados no dia 20, em coquetel.

    Start-up Innovation Challenge – Espaço onde as start-ups inscritas para concorrer aos prêmios de “Melhor Inovação em Ingredientes Alimentícios” e “Melhor Inovação em Produtos Alimentícios” mostrarão seus desenvolvimentos. Os ganhadores também serão conhecidos na premiação agendada para o dia 20.

    Química e Derivados - Döhler apresentará fragrâncias elaboradas com temas naturais
    Döhler apresentará fragrâncias elaboradas com temas naturais

    Workshop Abiam – Organizado pela Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam), o evento discutirá, por exemplo, temas como a nova estrutura do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no dia 22, às 9h30, e as perspectivas da GGALI – Gerência Geral de Alimentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), às 11h45 do dia 22.

    23ª Food ingredients South America

    Quando: De 20 a 22 de agosto de 2019, das 13h às 20h

    Onde: Transamérica Expo Center – Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo–SP.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.