Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

In-Cosmetics Latin America: Produtos sustentáveis ganham destaque

Renata Pachione
27 de outubro de 2019
    -(reset)+

    In-Cosmetics Latin America: Produtos sustentáveis ganham destaque ©QD Foto: Divulgação

    Química e Derivados - In-Cosmetics Latin America: Produtos sustentáveis ganham destaque

    Produtos biotecnológicos e sustentáveis ganham destaque entre os lamçamentos

    A sexta edição da in-cosmetics Latin America mostrou por que é uma importante plataforma global de negócios para a indústria de higiene pessoal, beleza e perfumaria. Atentos a demandas cada vez mais específicas, os expositores apresentaram inovações à altura desse exigente consumidor. Nos dias 18 e 19 de setembro, quem visitou o Expo Center Norte, em São Paulo, conferiu as principais tecnologias e tendências deste mercado cada vez mais aberto a produtos biotecnológicos, personalizados e sustentáveis.

    Química e Derivados - Ferreira: ingredientes antiidade crescem no mundo

    Ferreira: ingredientes antiidade crescem no mundo

    A inovação deu o tom à exposição. Não por acaso, os organizadores promoveram atrações como Innovation Tour e Innovation Zone, além do Indie Trail e o Green Trail, roteiros dedicados às micro e pequenas empresas e aos fornecedores de matérias-primas de fonte sustentável, respectivamente. A iniciativa deu certo. O evento atraiu mais de 4,7 mil visitantes e cresceu 14% em estandes na comparação com a edição anterior.

    Novas perspectivas para o tratamento anti-idade foram apresentadas pelos expositores. Apontado como a grande estrela do estande da Clariant, o Epseama vai nesse sentido. Segundo Robson Ferreira, líder de vendas de Personal Care da Clariant na América Latina, o ativo é derivado de algas marinhas e age sobre o RNA 886 longo não codificante, que responde pela regulação da proteína quinase R, que, por sua vez, inicia o envelhecimento da pele. Em outras palavras, quanto mais desse RNA o indivíduo tiver, menor será o envelhecimento da pele. “Entre 19 e 74 anos de idade, diminui a produção do RNA longo em 61%, com o Epseama, aumenta-se a sua produção em mais de 120%”, explicou. Na prática, o produto oferece 18 anos de rejuvenescimento, além de 14% a mais de hidratação da pele, diminuição de 19%, em volume, das marcas nasolabiais e redução de 10% das manchas senis.

    A proposta é atender a um segmento bastante lucrativo e em expansão – produtos anti-idade movimentaram no ano passado US$ 29 milhões no mundo e o seu consumo deve crescer 25% até 2022. Mas não é só isso. Para Ferreira, a ideia da companhia também é mostrar seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

    Por isso, a Clariant levou também à exposição a Plantasens. Composta por emolientes vegetais, essa linha conta com o Flash 80 – para uso no lugar de silicones de menor peso molecular – e o Flash 100 – alternativa a silicones de aplicações mais robustas. “Os produtos oferecem o brilho igual ao do silicone sem o sensorial oleoso”, exemplificou Ferreira. Outro destaque, o GlucoTain Sense, por sua vez, é um tensoativo extremamente suave, com origem no óleo de girassol e na glicose do milho, que foi pensado para ser uma alternativa ao óleo de palma.

    Na ocasião, a empresa anunciou a parceria com a Sarfam, que passou a representar o seu portfólio de ingredientes naturais destinados aos cosméticos.

    Com presença no Innovation Zone e no Innovation Tour, atrações destinadas a mostrar tendências e produtos inovadores, a Chemyunion também abriu caminhos para a obtenção de uma pele mais saudável e jovem com a exposição do ativo Agen. Trata-se de um modulador epigenético que atua pela regulação de miRNA (micro-RNAs) para reduzir os sinais do envelhecimento da pele. A companhia divulgou testes que demonstraram melhora significativa da firmeza e elasticidade da pele após 14 dias; a epiderme também ficou 40% mais espessa, depois de 60 dias da aplicação.

    “É uma tecnologia nova, um modelador de beleza. Nós não mexemos no gene, e sim na expressão genética, o que nos permite um estímulo na área em que temos interesse”, explicou Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da companhia. O Agen é constituído pela mistura sinérgica do extrato da maçã (Malus domestica) e do extrato supercrítico do gengibre (Zingiber officinale).

    Química e Derivados - Daniela: ativo capilar inovador elimina caspa e trata os fios

    Daniela: ativo capilar inovador elimina caspa e trata os fios

    Premiados – Outra novidade da Chemyunion, o Thermoshield Premium também atraiu o interesse do público. O ingrediente foi agraciado com o segundo lugar (categoria prata) no Prêmio Abihpec-Itehpec de Inovação, realizado no encerramento do primeiro dia do evento. Esta nova versão do protetor térmico Thermoshield foi apresentada com apelo vegano. Alternativa aos protetores térmicos à base de silicone, o ingrediente tem um mecanismo de ação capaz de manter a temperatura dos cabelos reduzida, impedindo o superaquecimento e retendo água dentro das fibras capilares, permitindo assim a estilização e a proteção contra danos térmicos.

    Sob a premissa de entregar valor ao cliente, a companhia exibiu ainda o Sensoveil Soft. Gonçalves explicou que essa inovação segue a tendência de unir simplicidade e naturalidade à alta tecnologia. A molécula combina dois ésteres e três óleos (girassol, crambe e abacate). Por meio de um mecanismo que utiliza a polaridade como forma de deposição, o Sensoveil Soft se liga aos aminoácidos presentes na superfície dos cabelos de maneira a formar um biofilme e agir como uma ponte entre a fibra capilar e os óleos presentes em sua composição, espargindo estes lipídeos uniformemente sobre os fios. O efeito se traduz em brilho, maciez, penteabilidade e hidratação.

    Ainda sobre ingredientes premiados, o ativo biotecnológico Prelliance, da francesa Solabia Biotecnológica, consagrou-se campeão da premiação Innovation Zone Best Ingredient Award, como a molécula mais inovadora da feira. O ativo é composto de aminoácidos e oligossacarídeos, e age de forma a conferir à fibra capilar radiância, hidratação, penteabilidade e proteção antipoluição, mesmo com o enxague.

    O ingrediente foi desenvolvido para equilibrar a microflora do couro cabeludo, eliminando a caspa, e ainda assim tratar a fibra capilar. “A inovação está na sua multifuncionalidade”, disse Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing da Solabia.



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *