In-Cosmetics Latin America: Produtos sustentáveis ganham destaque
Produtos biotecnológicos e sustentáveis ganham destaque entre os lamçamentos
A sexta edição da in-cosmetics Latin America mostrou por que é uma importante plataforma global de negócios para a indústria de higiene pessoal, beleza e perfumaria. Atentos a demandas cada vez mais específicas, os expositores apresentaram inovações à altura desse exigente consumidor. Nos dias 18 e 19 de setembro, quem visitou o Expo Center Norte, em São Paulo, conferiu as principais tecnologias e tendências deste mercado cada vez mais aberto a produtos biotecnológicos, personalizados e sustentáveis.

A inovação deu o tom à exposição. Não por acaso, os organizadores promoveram atrações como Innovation Tour e Innovation Zone, além do Indie Trail e o Green Trail, roteiros dedicados às micro e pequenas empresas e aos fornecedores de matérias-primas de fonte sustentável, respectivamente. A iniciativa deu certo. O evento atraiu mais de 4,7 mil visitantes e cresceu 14% em estandes na comparação com a edição anterior.
Novas perspectivas para o tratamento anti-idade foram apresentadas pelos expositores. Apontado como a grande estrela do estande da Clariant, o Epseama vai nesse sentido. Segundo Robson Ferreira, líder de vendas de Personal Care da Clariant na América Latina, o ativo é derivado de algas marinhas e age sobre o RNA 886 longo não codificante, que responde pela regulação da proteína quinase R, que, por sua vez, inicia o envelhecimento da pele. Em outras palavras, quanto mais desse RNA o indivíduo tiver, menor será o envelhecimento da pele. “Entre 19 e 74 anos de idade, diminui a produção do RNA longo em 61%, com o Epseama, aumenta-se a sua produção em mais de 120%”, explicou. Na prática, o produto oferece 18 anos de rejuvenescimento, além de 14% a mais de hidratação da pele, diminuição de 19%, em volume, das marcas nasolabiais e redução de 10% das manchas senis.
A proposta é atender a um segmento bastante lucrativo e em expansão – produtos anti-idade movimentaram no ano passado US$ 29 milhões no mundo e o seu consumo deve crescer 25% até 2022. Mas não é só isso. Para Ferreira, a ideia da companhia também é mostrar seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
Por isso, a Clariant levou também à exposição a Plantasens. Composta por emolientes vegetais, essa linha conta com o Flash 80 – para uso no lugar de silicones de menor peso molecular – e o Flash 100 – alternativa a silicones de aplicações mais robustas. “Os produtos oferecem o brilho igual ao do silicone sem o sensorial oleoso”, exemplificou Ferreira. Outro destaque, o GlucoTain Sense, por sua vez, é um tensoativo extremamente suave, com origem no óleo de girassol e na glicose do milho, que foi pensado para ser uma alternativa ao óleo de palma.
Na ocasião, a empresa anunciou a parceria com a Sarfam, que passou a representar o seu portfólio de ingredientes naturais destinados aos cosméticos.
Com presença no Innovation Zone e no Innovation Tour, atrações destinadas a mostrar tendências e produtos inovadores, a Chemyunion também abriu caminhos para a obtenção de uma pele mais saudável e jovem com a exposição do ativo Agen. Trata-se de um modulador epigenético que atua pela regulação de miRNA (micro-RNAs) para reduzir os sinais do envelhecimento da pele. A companhia divulgou testes que demonstraram melhora significativa da firmeza e elasticidade da pele após 14 dias; a epiderme também ficou 40% mais espessa, depois de 60 dias da aplicação.
“É uma tecnologia nova, um modelador de beleza. Nós não mexemos no gene, e sim na expressão genética, o que nos permite um estímulo na área em que temos interesse”, explicou Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da companhia. O Agen é constituído pela mistura sinérgica do extrato da maçã (Malus domestica) e do extrato supercrítico do gengibre (Zingiber officinale).

Premiados – Outra novidade da Chemyunion, o Thermoshield Premium também atraiu o interesse do público. O ingrediente foi agraciado com o segundo lugar (categoria prata) no Prêmio Abihpec-Itehpec de Inovação, realizado no encerramento do primeiro dia do evento. Esta nova versão do protetor térmico Thermoshield foi apresentada com apelo vegano. Alternativa aos protetores térmicos à base de silicone, o ingrediente tem um mecanismo de ação capaz de manter a temperatura dos cabelos reduzida, impedindo o superaquecimento e retendo água dentro das fibras capilares, permitindo assim a estilização e a proteção contra danos térmicos.
Sob a premissa de entregar valor ao cliente, a companhia exibiu ainda o Sensoveil Soft. Gonçalves explicou que essa inovação segue a tendência de unir simplicidade e naturalidade à alta tecnologia. A molécula combina dois ésteres e três óleos (girassol, crambe e abacate). Por meio de um mecanismo que utiliza a polaridade como forma de deposição, o Sensoveil Soft se liga aos aminoácidos presentes na superfície dos cabelos de maneira a formar um biofilme e agir como uma ponte entre a fibra capilar e os óleos presentes em sua composição, espargindo estes lipídeos uniformemente sobre os fios. O efeito se traduz em brilho, maciez, penteabilidade e hidratação.
Ainda sobre ingredientes premiados, o ativo biotecnológico Prelliance, da francesa Solabia Biotecnológica, consagrou-se campeão da premiação Innovation Zone Best Ingredient Award, como a molécula mais inovadora da feira. O ativo é composto de aminoácidos e oligossacarídeos, e age de forma a conferir à fibra capilar radiância, hidratação, penteabilidade e proteção antipoluição, mesmo com o enxague.
O ingrediente foi desenvolvido para equilibrar a microflora do couro cabeludo, eliminando a caspa, e ainda assim tratar a fibra capilar. “A inovação está na sua multifuncionalidade”, disse Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing da Solabia.
Nichos – Uma das atrações mais concorridas desta edição foi o Innovation Tour. Coordenado pelo consultor técnico Cléber Barros, um roteiro levou os visitantes a conhecer algumas inovações em exposição. Ao todo foram vinte empresas. Entre os produtos mais badalados, Barros apontou o Emulium Ilustro, da Gattefossé, detentor da segunda colocação no Innovation Zone Best Ingredient Award. De origem natural, trata-se de um emoliente água-em-óleo, livre de PEG e altamente compatível com pigmentos e filtros UV. “Ele permite excelente dispersão de pigmentos e pode ser usado em processos a frio, o que o torna ainda mais sustentável”, observou o consultor.
O Spotlight On Award, premiação que consagrou as tendências em ingredientes durante o in-cosmetics, elegeu o SunCare Apalight FPS 30, da Colormix Especialidades, como campeão. O ativo Apalight (hidroxiapatita de cálcio) trouxe como apelo a possibilidade de substituir o dióxido de titânio, com igual ou superior eficácia, sem deixar as fórmulas com coloração branco-azulada (efeito comum em produtos com TiO2). Outro beneficio é seu efeito antienvelhecimento.

Ao longo da in-cosmetics, cartazes com letras garrafais anunciavam: a Chemspecs agora é Tovani Benzaquen Ingredientes. Concluída em junho deste ano, a aquisição possibilitou a união dos portfólios; dessa maneira, segundo Lilian Raquel Estochi, analista de inteligência de mercado da Chemspecs, a empresa passou a contar, entre os seus produtos, com ácidos hialurônicos, como o MicroHA, que aliás, foi o grande vencedor do Prêmio Abihpec-Itehpec de Inovação. “Vamos focar bastante na linha de hialurônicos”, ressaltou Lilian. O MicroHA é um ativo produzido por uma tecnologia de degradação enzimática realizado pela chinesa Bloomage Biotechnology e pode penetrar rapidamente na epiderme e na derme para eliminar os radicais livres, reparar células danificadas e agir contra inflamações, entre outros benefícios.
Entre as formulações que levou ao evento, Lilian destacou, por exemplo, o Super Curls, produto para cabelos cacheados. Sua formulação leva o polímero Luviquat Supreme AT 1 de alto desempenho na definição e retenção de cachos, o Tinogard CP, alternativa ao BHT na estabilização de fragrâncias, e o ativo natural Puricare POE LS 9727. “Vemos que estão em alta os nichos de mercado. Eu destacaria hoje os naturais, os veganos e os produtos para cachos”, comentou Lilian.
Em prol da mesma tendência, a Evonik lançou o Curly You, linha de formulações exclusivas para os mais diversos tipos de cachos, como a máscara Conditioning Miracle Hair Ampoule. Trata-se de um condicionador formulado com ingredientes de origem vegetal, como o Varisoft EQ 100 e o dermofeel sensolv MB. O Hair Definition Primer, por sua vez, contém um emoliente enzimático, o Tegosoft AC MB, uma alternativa ao uso de óleo mineral, e o Tego SP 13-1, polímero que promete excelente estabilização e espessamento da fase oleosa.
Uma das novidades da Dow nesta exposição foi o MaizeCare Style Polymer, a primeira solução de base biológica desenvolvida pela companhia. Derivado do milho, o produto promete modelagem dos cabelos com durabilidade e controle de frizz, com desempenho igual ou superior aos modeladores sintéticos.
Lançado na in-cosmetics Paris, em abril, o Amaze SP representou um dos destaques da Nouryon Brasil (antiga Azko Nobel Especialidades Químicas). Esse polímero apresenta como diferencial o efeito memória. “Promove a modelação natural por um longo período e ainda garante proteção térmica”, explicou Ana Biancardi, gerente técnica para cuidados pessoais da Nouryon Brasil. Derivado de açúcares de milho, o ingrediente é fabricado em processo cujo único solvente utilizado é a água. “A tecnologia de fabricação é verde, bem sustentável”, enfatizou Ana.

Natural – Marcas plurais estão perdendo espaço na preferência do consumidor, que hoje demanda produtos específicos para as suas necessidades. Em resposta a essa tendência, as empresas apostaram em nichos. O apelo vegano se fez presente no lançamento da IMCD do Brasil, com o Chione Electric Fuchsia SF90D, da Colors & Effects Basf. Esse pigmento substitui o carmim de cochonilha (do ácido carmínico, extraído a partir de fêmeas dessecadas de insetos da espécie Dactylopius coccus). Para Eider Amorim, diretor da área de pigmentos da IMCD, havia uma lacuna no mercado, pois antes dele o corante vermelho tinha necessariamente origem animal e hoje as pessoas estão evitando produtos desse tipo. O Chione traz na formulação dióxido de titânio com dióxido de ferro e sílica.
“Queremos mostrar que temos produtos para atender às necessidades de todas as gerações”, disse Marina Fernandes, diretora de marketing estratégico da Dinaco. Por esse motivo, o estande da empresa privilegiou produtos específicos para cada público. Para os adolescentes, mostrou, por exemplo, o DeZo. Esse desodorante é uma combinação do espessante natural Sucrathix VX, com emulsificantes derivados do milho Glucamate SSE-20 Emulsifier e Glucat SS Emulsifier, além do ativo Neossance Hemisqualane que segundo a fabricante, conta com alta espalhabilidade e excelente sensorial de maciez. O estande também foi palco para o grande lançamento da Novachem: o Extracell Plex, um sistema biotecnológico inovador cuja principal função é melhorar a arquitetura capilar, e da apresentação do euxyl K 830, ativo premiado da Schulke.
Combinação de jabuticaba e taninos extraídos da Tara (Caesalpinia spinosa), o JabuticaBelle, da Mibelle Group, foi a grande novidade da Volp. “É um produto de alta performance que tem várias funções, pois age do couro cabeludo até a ponta do cabelo”, disse Rogério Mancini, um dos porta-vozes da Volp. Ele citou ainda que testes comprovaram seu efeito calmante no couro cabeludo irritado, e protetivo da cor dos fios após sucessivas lavagens. “É um ativo barato e exige baixas concentrações de uso (de 0,5 a 2%)”, completou.
Para comemorar seus 35 anos, a Aqia apostou nas soluções naturais e trouxe as flores como tema do estande. Um destaque, o Rosality, da IFF-Lucas Meyer Cosmetics, é um extrato derivado de rosas damascenas cultivadas na Turquia. Ele regula o metabolismo celular da pele e protege as células contra danos no DNA induzidos pelo estresse. “É um ativo de pétalas de rosas que reduz olheiras e rugas”, comentou Paula Alves, do departamento de marketing da Aqia.
A Bandeirante Brazmo aproveitou a visibilidade da feira para mostrar que agora distribui os produtos da unidade de negócios Novecare da Solvay; entre eles, expôs aplicações do Augeo Clean Multi, solvente de fonte renovável para formulações de body mist e perfumes, e do Augeo Crystal, um novo grade da linha para o segmento vegano. Da companhia também exibiu a família de solventes livres de aromáticos, criada para o mercado de esmaltes, além de aplicações de hexilenoglicol (HGL), como água micelar, hidratantes e tônicos capilares.
Fabricia Souza, coordenadora de especialidades da área de marketing da Bandeirante Brazmo, anunciou ainda que a Smart Química passou a ser parceira. Do seu portfólio, ela falou sobre o Smart Quat, cuja estrutura catiônica faz com que seja rapidamente absorvido pelos fios, reduzindo a porosidade e/ou formando um filme de proteção e impermeabilização. Por causa dessa aderência aos fios capilares, o produto pode ser aplicado em reparadores de ponta totalmente isentos de silicones.
As formulações desenvolvidas pela Cosmotec para a exposição foram inspiradas em quatro pilares: sensorial, natural, efeitos e resultados. Para contemplar esse quarteto, a empresa apresentou o FC6219, um finalizador capilar bifásico criado para proteger os fios contra danos mecânicos. Outro destaque, o FC3719R, por sua vez, é indicado para a área dos olhos e trata-se de um sérum facial para criar um efeito lifting instantâneo, conferindo suavização das linhas e rugas. A empresa aproveitou o evento para divulgar ainda uma nova parceira: a partir de novembro próximo fornecerá as fragrâncias da Givaudan, na região Sul e nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.
Em comemoração aos seus dez anos, a Focus Química explorou a maneira como o consumidor interage com o cosmético. Um dos protótipos apresentados leva o ativo SYN-Hycan, da DSM. Trata-se de um peptídeo que se conecta com proteínas específicas na derme, de forma a sintetizar o ácido hialurônico. “Há um efeito de preenchimento e diminuição de flacidez, além de hidratação. O efeito lifting dura pelo menos 4 horas”, ressaltou Amanda Omodel, diretora de marketing técnico da empresa. A fim de somar a esses benefícios o efeito imediato, agregou-se o ativo Pepha-Tight. Também da DSM, o ingrediente foi biologicamente produzido a partir da microalga Nannochloropis oculate.
Por sua vez, a Ajinomoto apresentou o projeto Aminoshampoo. São testes que comprovaram a eficiência dos tensoativos à base de aminoácidos das linhas Amisoft e Amilite. “Entregamos ao cliente um pacote de testes e as formulações prontas que foram desenvolvidas para o cabelo da brasileira”, afirmou Tatiana Gargalaka, gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil.
Um dos testes do projeto Aminoshampoo comparou o desempenho do lauril éter sulfato de sódio ao Amisoft CT 12-S, em relação à proteção térmica em cabelos danificados. Segundo o resultado, o Amisoft apresentou aumento da resistência ao dano térmico em 49%. O ingrediente é um tensoativo suave, de origem vegetal, desenvolvido a partir do aminoácido, ácido l-glutâmico e ácidos graxos de coco. É hipoalergênico e não comedogênico, além de ser altamente biodegradável.
Conhecida como polo de tendências e inovações em ingredientes para cosméticos, a in-cosmetics Latin America retornará ao Expo Center Norte, nos dias 16 e 17 de setembro de 2020.
Crise e tributos abatem vendas

A indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria registrou queda de 10,9% em volume de vendas de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018. O índice reflete, sobretudo, o desempenho dos setores de higiene pessoal e perfumaria, cujos volumes tiveram baixa de 19,3% e 8,5%, respectivamente. O segmento dos cosméticos recuou pouco, 0,6%, enquanto o de tissue cresceu 2,8%. Esses dados foram anunciados por João Carlos Basilio da Silva, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), no dia 18, na abertura da in-cosmetics Latin America realizada no Expo Center Norte.
“Nunca tivemos uma queda tão expressiva e significativa como agora”, apontou Basilio. Para ele, esse cenário traduz, sim, a crise econômica do país, afinal, são quase 13 milhões de desempregados. No entanto, o efeito mais forte foi o da carga tributária. A indústria acabou repassando aos preços de seus produtos a alta de 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), instituída ao segmento atacadista em 2015. “Tínhamos a fama de sermos resilientes a preços, mas ficou provado que não somos”, disse. Conforme explicou, 2018 foi movido por muitas promoções e, com o fim desse atrativo, o preço médio subiu.
O faturamento do setor alcançou R$ 30,4 bilhões, um crescimento nominal de 5,3% que, descontada a inflação, resultou em aumento real de 1,5% durante os sete primeiros meses do ano. Até o final de 2019, a previsão é de recuperação. “A estimativa é de fechar o ano melhor do que estamos agora”, disse Basilio. Potencial existe. Em 2018, a indústria brasileira lançou mais de 7 mil produtos, o que alçou o país ao título de terceiro maior mercado global em lançamentos; perdeu para Estados Unidos e China, segundo dados da consultoria Mintel.