In-Cosmetics Latin America: Indústria de beleza e higiene pessoal cresce e demanda mais ingredientes sustentáveis

Química e Derivados, In-Cosmetics Latin America: Indústria de beleza e higiene pessoal cresce e demanda mais ingredientes sustentáveisQuímica e Derivados, In-Cosmetics Latin America: Indústria de beleza e higiene pessoal cresce e demanda mais ingredientes sustentáveis

Química e Derivados, Zanetti: espaços para conhecer e testar produtos inovadores
Zanetti: espaços para conhecer e testar produtos inovadores

Há quem veja no mercado de beleza e higiene pessoal um dos setores mais resistentes às crises econômicas, e essa tese parece reforçada pelas perspectivas da próxima in-cosmetics Latin America, agendada para 20 e 21 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em comparação à reunião anterior, o espaço ocupado será 10% maior, e aumentará a carga de conteúdo técnico disponível, agora somando mais de 50 horas. “A quantidade de visitantes crescerá 20%, chegando a 4,3 mil pessoas”, projeta Daniel Zanetti, diretor desse evento que reúne fornecedores de matérias-primas para a indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A exposição contará com quase duzentas marcas, brasileiras e internacionais. “Teremos vinte novos expositores, oriundos de países como Coreia, Índia, Estados Unidos, Itália, Portugal, Alemanha e Suíça”, ressalta Zanetti.

Duas novidades se destacam nesta in-cosmetics. Uma delas, o Make-Up Bar, é a área de testes onde os visitantes poderão identificar e experimentar novos pigmentos, texturas e tecnologias para a criação de produtos. A outra é a Zona de Proteção (Protection Showcase), na qual serão apresentadas matérias-primas relacionadas a todos os tipos de proteção: antipoluição, raios UV, antirrugas, antienvelhecimento, entre outras funcionalidades interessantes para produtos para pele e cabelo.

Paralelamente, acontecerá o workshop técnico do ITEHPC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, cujos conteúdos estarão agrupados em dois blocos: ‘Novos Desafios na Cosmética’ e ‘Inovações na Cosmética’. Nas próximas páginas, as atrações de alguns expositores do evento.

Química e Derivados, Juliana: linha de funcionais veio da biodiversidade local
Juliana: linha de funcionais veio da biodiversidade local

Beraca

Em um estande compartilhado com a Clariant – detentora de 30% de seu capital social –, apresentará um condicionante capilar derivado de pracaxi (vegetal de origem amazônica). “Essa edição da in-cosmetics será muito importante para a Beraca, pois marcará a apresentação de uma nova linha de produtos funcionais provenientes da biodiversidade brasileira com amplo potencial de aplicação”, destaca a gerente de negócios Juliana Frutuoso.

Citróleo

Destacará ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira, como óleo de pracaxi, com propriedades hidratantes e emolientes, para produtos de cabelo e pele; óleo de açaí, eficaz em tratamentos de hiperpigmentação e manchas na pele, à qual confere textura aveludada; óleo de buriti, para proteger e aumentar a firmeza e a elasticidade da pele; manteiga de cupuaçu, emoliente que proporciona suavidade, permitindo a recuperação da umidade e elasticidade natural, especialmente em peles e cabelos secos e danificados. “Também lançaremos produtos de nossa linha Ativos Verdes, à base do ingrediente natural alfa-bisabolol, agora com versões também para produtos antienvelhecimento e reestruturação capilar, entre outros”, complementa Flavia Jesuino, coordenadora de vendas e marketing da empresa.

Química e Derivados, Citróleo mostrará os benefícios gerados pelo uso da manteiga de murumuru
Citróleo mostrará os benefícios gerados pelo uso da manteiga de murumuru

Clariant

Além do condicionante de pracaxi desenvolvido em parceria com a Beraca, mostrará o Eosidin, ativo natural para proteção da pele contra os danos causados pela poluição de ambientes internos, e para redução da hipersensibilidade ocasionada por contaminantes presentes no ar dos mesmo ambientes. “Também promoveremos a nova versão do book de tendências BeautyForward, com diversas fórmulas de produtos em sintonia com as recentes tendências dos consumidores no segmento de cosméticos”, complementa Fabio Caravieri, gerente de marketing da Clariant para América Latina (BU Industrial & Consumer Specialties).

Colormix

Mostrará produtos de diversos parceiros. Por exemplo, da Eckart, de quem destacará um alumínio em pó disperso em solventes batizado Silverdream Lunaris, para esmaltes. “Esse produto garante um efeito espelhado procurado pelo mercado há muito tempo”, afirma Alexandre Castro Monteiro, gerente comercial da Colormix, que da mesma Eckart exibirá micas sintéticas iridescentes. Exporá ainda: aditivos reológicos à base de minerais da BYK, que atuam diretamente no controle da tixotropia e estabilidade das formulações, e podem ser empregados como espessantes e agentes suspensores; cargas minerais da Hoffman; corantes e pigmentos orgânicos da Neelikon; óxidos de ferro e de cromo da Yipin; dióxido de titânio da Kronos; ultramarines da Nubiola; corantes capilares temporários e oxidativos das empresas Briscent e DCC Ningbo; pérolas naturais da Ruicheng.

Química e Derivados, Colormix exibirá pigmento da Eckart para esmaltes
Colormix exibirá pigmento da Eckart para esmaltes
Química e Derivados, Gislene: linha da Dow Corning já está totalmente integrada
Gislene: linha da Dow Corning já está totalmente integrada

Dow

Pela primeira vez destacará de maneira completa, em âmbito latino-americano, a sinergia de sua integração com a Dow Corning. “Dessa associação resultou aquela que até agora é a única empresa desse setor com um portfólio de tecnologia que inclui tanto os produtos orgânicos originários da Dow quanto os silicones da Dow Corning”, enfatiza Gislene Attilio Meyer, gerente de marketing da Dow para a América Latina. Também apresentará protótipos para quatro tendências detectadas nesse mercado: homens consumidores, selfies, esportistas e o chamado ‘look natural’.

Evonik

Entre as soluções que exporá aparece uma seleção especial de emulsionantes de alta performance denominada The Emulsifier Expert. Para sistemas desodorantes, enfatizará um emulsionante PEG-free 100% ativo, para antiperspirantes e desodorantes roll-on. Mostrará ainda um coemulsionante multifuncional que atua na absorção de odores indesejáveis, potencial substituto do triclosan em formulações para desodorantes, fragrâncias e cuidados bucais. Mostrará ainda o conceito-tendência Active Lifestyle, inspirado no crescente movimento por um estilo de vida mais ativo e saudável, promovido com um kit com sugestões de formulações que aliam desempenho a bem-estar. De acordo com Amanda Caridad, analista de marketing de Personal Care da empresa, “para a Evonik este evento representará uma ótima oportunidade para apresentarmos aos clientes nossas mais recentes aquisições: a Air Products e a Dr. Straetmans”.

Ipel

Promoverá as duas linhas mais novas de seu portfolio: a Conserve, composta por aditivos multifuncionais com ação preservante isentos de isotiazolonas e parabenos – tanto para produtos enxaguáveis quanto para leave on –, e a linha Olus, à base de princípios ativos vegetais (cujo uso permite utilizar o apelo ‘conservante free’). Também lançará uma alternativa para o triclosan e o triclorocarban, agentes antibacterianos hoje questionados em vários países: “Será um produto da linha Conserve, o CLH”, especifica Luiz Wilson Pereira Leite, diretor de marketing e negócios internacionais da empresa.

Lubrizol

Focando o mercado do skin care, exibirá um novo integrante de sua linha Pemulen de polímeros emulsionantes para protetores solares e emulsões corporais: o Pemulen EZ 4U, livre de etoxilados, de dispersão ultrarrápida em água e com ampla compatibilidade com filtros solares e óleos, e que permite formulações a frio com sensorial leve e agradável. Também apresentará um novo integrante da marca de ativos Lipotec: proveniente do cogumelo shitake, em formulações de cremes e loções ajuda a aumentar firmeza e conferir ação antienvelhecimento à região do colo e do pescoço (esse lançamento estará presente na Innovation Zone, área da in-cosmetics destinada a produtos inovadores). “Também destacaremos nosso polímero Avalure: multifuncional, ele consegue emulsionar, dispersar pigmentos e óleo, contribui com a viscosidade e confere formação de filme na pele, trazendo resistência à água, além de agregar sensorial mais luxuoso, similar ao de um pó suave”, destaca Karina Teixeira, gerente de marketing da Lubrizol na América do Sul.

Mapric

“Teremos um lançamento global da Greentech: o ativo Urballys, à base de um vegetal chinês, que em produtos como cremes, loções e xampus protege o corpo dos efeitos nocivos da poluição, que como outras coisas causa o envelhecimento”, detalha Luiz Gustavo Martins Matheus, diretor técnico da Mapric (empresa controlada pela francesa Greentech). Apresentará ainda novos testes de eficácia de dois produtos. Um deles, o Soliderine, para produtos para pele e protetores solares, que em testes em humanos agora comprova proteger não apenas contra radiação UV, mas também contra a luz azul. O outro, o Biotilys, para o qual testes clínicos comprovam atividade também de manutenção da microbiota existente na pele, e que a protege contra a ação de agentes patogênicos.

quantiQ

Mostrará diversas soluções para cosméticos. Entre elas, o coquetel de aminoácidos Prodew 600, da Ajinomoto, com atividade de hidratação e anti-aging, e, da mesma fornecedora, o Aquadew SPA 30B, um derivado do ácido poliaspártico, encontrado em vegetais como aspargo e soja, que nos cabelos previne danos, sela cutículas e reduz volume e frizz mesmo em dias chuvosos. Exibirá também a linha de conservantes e filtros solares da Tri-K, e da HallStar mostrará uma nova geração de emulsionantes a frio, com mais de 60% de sua composição de origem natural (oliva), que estabiliza produtos com alta carga de óleos. “Mostraremos também ativos Oleoactif, da Oléos/HallStar: a empresa francesa Oléos, adquirida recentemente pela HallStar, oferece ativos obtidos por processo patenteado, sustentável, através de ultrassom e micro-ondas. São ativos naturais, com teste de eficácia in-vitro e cilindro”, ressalta Mônica Batistella, coordenadora de marketing da unidade de cosméticos da quantiQ.

Química Anastácio

“Teremos este ano a presença de nossos parceiros da Strahl & Pitsch e da Penreco (ambas dos EUA), Natura-Tec (França) e Tayca (Japão), que apresentarão novidades em ceras especiais, vaselinas, ingredientes naturais e dióxido de titânio micronizado (filtro solar inorgânico), respectivamente”, informa Fernando Malanconi, supervisor de vendas da unidade de cosméticos da distribuidora que também divulgará a inclusão em seu portfólio de novos produtos para condicionamento capilar, a exemplo do quaternário de amônio a 29% e o estearamidopropil-dimetilamina, além de uma linha completa de silicones para diversas aplicações na indústria cosmética.

Rhodia (Grupo Solvay)

Um de seus principais lançamentos é o Polycare Split Therapy, solução para o desenvolvimento de formulações de alto valor agregado para o tratamento de cabelos (especialmente para a reparação de pontas duplas). “O segmento de hair care é uma das nossas maiores apostas, tanto que o Grupo Solvay decidiu instalar no Brasil seu centro de desenvolvimento de agentes condicionantes de cabelos”, observa Neil Barrientos Lima, diretor de marketing e produtos da Solvay Novecare América Latina. Outro produto que destacará será o Eco Conscious, formulação de sabonete líquido ultraconcentrado que, segundo informações da empresa, permite tomar banho com uma única gota. “Teremos também produtos para formulações livres de sulfatos, formulações extremamente suaves e muito compatíveis com a pele, e aquelas que a indústria do setor chama de self-foaming facial cleanser”, acrescenta Barrientos.

Sarfam

Alguns produtos que estarão no estande dessa empresa: Revivyl, ativo renovador holístico da pele desenvolvido a partir de nova plataforma de pesquisas metagenômicas que privilegia o equilíbrio da microbiota natural da pele; Pepha-Age, ativo natural para a proteção contra a luz azul; BeauActive, molécula multifuncional cujos efeitos incluem redução do tamanho dos poros, uniformização do tom da pele por contraste e textura e sensorial diferenciados. A Sarfam ressaltará ainda a presença em seu portfólio do gluconato de sódio, agente quelante natural com rápida biodegradabilidade, alternativa aos produtos EDTA-Free. “Apresentaremos soluções exclusivas de acordo com as principais tendências mundiais, em fórmulas tropicalizadas e texturizadas”, diz Cristina Unten, gerente de marketing da empresa.

Química e Derivados, Araújo: Wacker investe para aumentar a produção nacional
Araújo: Wacker investe para aumentar a produção nacional

Univar

Apresentará na feira a Campanha #semfronteiras. “Através desta campanha, estaremos explorando ao máximo a sinergia entre ingredientes funcionais para o mercado de cosméticos de renomados fabricantes – Angus, Basf, Dow, Kao, Grace –, proporcionando novas texturas e soluções que tenham aderência com as demandas e tendências locais e globais desse mercado”, ressalta o gerente de mercado Edson Zicari.

Wacker

Destacará três lançamentos de sua linha de silicones Belsil: um deles, o Belsil P1101, polímero híbrido que confere a produtos a capacidade de dar aspecto natural às diferentes formas dos cabelos, e que apresenta resistência à ação da água e do calor. Os outros dois, os elastômeros de silicone RG 100 e EG5, que nas maquiagens ajudam a formar filmes com sensorial almofadado, impedindo a aglomeração do produto, e tendo também resistência à água. A companhia lembrará no evento que, completando 40 anos de Brasil, no último trimestre deste ano inaugurará uma nova planta no município de Jandira-SP, onde já tem fábrica. “Será um investimento grande, boa parte dele associado ao mercado de cosméticos, higiene pessoal e beleza”, conta Valter Araujo, diretor da Divisão de Químicos de Silicones de Performance da Wacker.

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