in-cosmetics latin america: Formulações ressaltam beleza e proteção para cabelos e pele

Vivienne Rudd, diretora da Mintel, agência de inteligência de mercado, alertou que a região está atrasada em relação a outras regiões do mundo na utilização de produtos antipoluição. O destaque fica por conta do uso de ingredientes naturais. “As marcas devem inovar para ser relevantes”, sugeriu. Como o Brasil é o 3º maior mercado de cuidados com o sol, ela ressaltou que as empresas precisam trabalhar muito para se diferenciarem e serem ainda mais competitivas. Outro nicho relevante é o dos neurocosméticos, que produzem “efeitos físicos e emocionais na pele”.

Química e Derivados, O Formulation Lab permitiu conhecer os ingredientes de forma prática
O Formulation Lab permitiu conhecer os ingredientes de forma prática

Inovações – O prêmio Itehpec (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) de Inovação categoria ouro foi conquistado pela empresa francesa Silab, com o Hairgenyl, um peptídio obtido por biotecnologia que combate a queda de cabelo. Os testes em voluntários apontaram que os fios voltaram a crescer mais resistentes e grossos, contou Francisco Santin de Souza, gerente regional de negócios América do Sul.

Química e Derivados, Paola: óleo de pracaxi permite elaborar tensoativo secundário
Paola: óleo de pracaxi permite elaborar tensoativo secundário

Souza acrescentou que os resultados começam a aparecer após três meses de uso. A empresa dedicou dois anos para desenvolver o ativo, que é isento de conservantes e teve seu lançamento global na in-cosmetics de Londres, em abril. O Hairgenyl ganhou também, aqui, a categoria prata no Innovation Zone Best Ingredient Award, que ocorreu pela primeira vez, e é destinado a reconhecer os produtos que combinam ciência e recursos inovadores. Outros ganhadores: ouro para a Givaudan, com o Revivyl; e bronze para a Vantage, com o PreBio Defense.

A prata do Prêmio Itehpec ficou com a Clariant pelo Eosidin. “É o primeiro ativo antipoluição para ambientes fechados”, anunciou Fabio Caravieri, gerente de marketing da business unit industrial & consumer specialties para a América Latina. Derivado de uma planta da Coréia do Sul, o ingrediente alivia a pele, melhorando a sua capacidade de regeneração. “Há mais poluentes, materiais particulados, em ambientes internos do que nos externos”, advertiu. Outra novidade foi a formulação Sunny day dark skin, um protetor solar para a pele negra, que não deixa resíduos, hidrata e previne o fotoenvelhecimento.

Em parceria com a Clariant, a Beraca desenvolveu o Capillus Pro 22, agente tensoativo secundário para condicionamento capilar. “É derivado do óleo de pracaxi (rico em ácido behênico) com tecnologia das amido aminas”, definiu Paola M. Patriarca, gerente de P&D. Trata-se de uma solução para reestruturação da fibra capilar que melhora acentuadamente o brilho e a penteabilidade. Além disso, “tem ponto de fusão baixo, não requerendo altas temperaturas durante o processo”, adicionou.

Química e Derivados, Protótipos formulados com produtos Dow e Dow Corning
Protótipos formulados com produtos Dow e Dow Corning

Após ser condecorado com a medalha de bronze do Innovation Zone Best Ingredient Award de Londres, o Reproage peptide, da Lipotec, companhia do grupo Lubrizol, ganhou a categoria bronze do Prêmio Itehpec de Inovação. É um peptídio que induz uma reprogramação celular na camada basal da epiderme mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e sua capacidade de regeneração, o que resulta em melhoria visível na aparência de peles maduras.

Química e Derivados, Karina: extrato de cogumelo shitake melhora a síntese de colágeno
Karina: extrato de cogumelo shitake melhora a síntese de colágeno

Um extrato baseado em cogumelos shitake foi outra novidade da Lubrizol, exposta na Innovation Zone. O Actifcol estimula a síntese de colágeno tipo 1 e melhora os níveis de PLOD1, contribuindo para a firmeza da pele, disse a gerente de marketing, Karina Teixeira. Destaque também para o emulsionante Pemulen EZ-4U, que faz parte de uma nova geração de emulsificantes poliméricos não-etoxilados, que possuem múltiplas funções, e o polímero Avalure Flex-6, derivado do poliuretano que proporciona maior proteção e resistência à água em produtos desenvolvidos para proteção solar.

Como resultado da sinergia de integração com a Dow Corning, a Dow apresentou 21 protótipos (5 para o público masculino). A gerente de marketing para home & personal care para a América Latina, Gislene Attilio Meyer, evidenciou a versatilidade da linha: “São diferentes formulações para diversas aplicações”.

Atenta ao mercado das selfies que não para de crescer (1 milhão de fotos/semana no mundo), a Dow lançou o 9576 Smooth Away Elastomer, que “diminui fortemente as linhas de expressão e oculta as rugas”. Também para a pele, o Light Protection Cream tem FPS 50 e protege contra a luz azul; o Stay Fresh After Shave confere frescor e hidratação, sem deixar a pele gordurosa; e o Splashshield é uma nova emulsão de silicone que protege contra a poluição, hidrata e ajuda na fixação da maquiagem. Para os cabelos, a novidade é o shampoo a seco.

Página anterior 1 2 3Próxima página
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios