in-cosmetics latin america: Formulações ressaltam beleza e proteção para cabelos e pele

Química e Derivados, in-cosmetics latin america: Formulações ressaltam beleza e proteção para cabelos e pele

Com um cenário econômico favorável como motor de propulsão, a 4ª edição da in-cosmetics Latin America revelou que o setor está dedicando atenção especial ao desenvolvimento de produtos antipoluição, para proteção solar, antiestresse e contra a luz azul dos dispositivos eletrônicos. Outra tendência que se fortalece é o maior consumo de produtos masculinos.

Química e Derivados,Basílio da Silva: setor volta a crescer a partir de 2017
Basílio da Silva: setor volta a crescer a partir de 2017

Considerada a maior plataforma global de negócios voltada especificamente para o mercado de matérias-primas para a indústria de cosméticos, a in-cosmetics LA ficou 20% maior do que no ano passado, informou Cathy Laporte, diretora de portfólio da Reed Exhibitions, a empresa organizadora.

Cerca de 150 marcas, originárias de 22 países – incluindo 20 novos expositores –, apresentaram as suas novidades no pavilhão Azul do Expo Center Norte, na capital paulista, entre os dias 20 e 21 de setembro. Um levantamento indicou 28 novos ingredientes lançados nos últimos 8 meses.

Nos dois dias, foi registrado um número expressivo de visitantes (a estimativa era de um público ao redor de 4.500 pessoas, 30% superior ao alcançado em 2016). Marcaram presença representantes da Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, República Dominicana e México. O conteúdo informativo – palestras, workshop técnico e tendências de mercado – excedeu a 50 horas.

Após o Brasil atravessar “uma recessão nunca vista antes”, o ano de 2017 promete resultados positivos para o segmento de cosméticos. O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio, afirmou esperar um crescimento real de 1% a 3%, em faturamento, totalizando cerca de R$ 50 bilhões a preço/fábrica ou R$ 200 bilhões a preço/consumidor final.

E a perspectiva, segundo Basílio, é de o país ser o 3º maior mercado consumidor de HPPC do mundo em 2018, desbancando o Japão (EUA e China ocupam as primeiras posições). “Se a economia nacional crescer 1,5%, o setor vai se expandir de 4% a 5%. Há um crescimento linear em todas as categorias de produtos; e já há procura por itens de maior valor agregado”, apontou.

Química e Derivados, Souza: peptídeo Hairgenyl rendeu prêmio para a Silab
Souza: peptídeo Hairgenyl rendeu prêmio para a Silab

O cenário só não é melhor por causa do impacto da carga tributária. Basílio lembrou que o setor é o 2º mais tributado do país, superado apenas pela indústria de cigarros. Para alguns itens, como tintura para cabelos, o peso dos tributos chega a inacreditáveis 95%. Outro caso “gritante” é o do creme dental em Minas Gerais, sujeito ao aumento de 125% no ICMS. “Deveríamos ter uma carga tributária mais lógica e não arcaica. Os cosméticos estão presentes em 97% dos lares brasileiros”, observou.

O mercado de cosméticos da América Latina fatura cerca de US$ 80 bilhões por ano e cresceu 314% na última década, segundo o Conselho de Associação da Indústria Cosmética Latino-Americana (CASIC). A indústria de HPPC é a 6ª maior do planeta, com US$ 444 bilhões de receitas, em 2016, de acordo com o analista sênior de pesquisa da Euromonitor International, Elton Morimitsu.

O mercado de produtos masculinos “é a segunda categoria que mais cresceu entre 2011 e 2016 (US$ 10 bilhões em 2016, na América Latina) e a perspectiva é de um incremento de 27% até 2021”, disse. As fragrâncias, desodorantes e produtos para barbear respondem por 96% das vendas. “Os homens buscam conforto e praticidade (itens multifuncionais) e estão dispostos a pagar mais por produtos de qualidade”, enfatizou Morimitsu.

Vivienne Rudd, diretora da Mintel, agência de inteligência de mercado, alertou que a região está atrasada em relação a outras regiões do mundo na utilização de produtos antipoluição. O destaque fica por conta do uso de ingredientes naturais. “As marcas devem inovar para ser relevantes”, sugeriu. Como o Brasil é o 3º maior mercado de cuidados com o sol, ela ressaltou que as empresas precisam trabalhar muito para se diferenciarem e serem ainda mais competitivas. Outro nicho relevante é o dos neurocosméticos, que produzem “efeitos físicos e emocionais na pele”.

Química e Derivados, O Formulation Lab permitiu conhecer os ingredientes de forma prática
O Formulation Lab permitiu conhecer os ingredientes de forma prática

Inovações – O prêmio Itehpec (Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) de Inovação categoria ouro foi conquistado pela empresa francesa Silab, com o Hairgenyl, um peptídio obtido por biotecnologia que combate a queda de cabelo. Os testes em voluntários apontaram que os fios voltaram a crescer mais resistentes e grossos, contou Francisco Santin de Souza, gerente regional de negócios América do Sul.

Química e Derivados, Paola: óleo de pracaxi permite elaborar tensoativo secundário
Paola: óleo de pracaxi permite elaborar tensoativo secundário

Souza acrescentou que os resultados começam a aparecer após três meses de uso. A empresa dedicou dois anos para desenvolver o ativo, que é isento de conservantes e teve seu lançamento global na in-cosmetics de Londres, em abril. O Hairgenyl ganhou também, aqui, a categoria prata no Innovation Zone Best Ingredient Award, que ocorreu pela primeira vez, e é destinado a reconhecer os produtos que combinam ciência e recursos inovadores. Outros ganhadores: ouro para a Givaudan, com o Revivyl; e bronze para a Vantage, com o PreBio Defense.

A prata do Prêmio Itehpec ficou com a Clariant pelo Eosidin. “É o primeiro ativo antipoluição para ambientes fechados”, anunciou Fabio Caravieri, gerente de marketing da business unit industrial & consumer specialties para a América Latina. Derivado de uma planta da Coréia do Sul, o ingrediente alivia a pele, melhorando a sua capacidade de regeneração. “Há mais poluentes, materiais particulados, em ambientes internos do que nos externos”, advertiu. Outra novidade foi a formulação Sunny day dark skin, um protetor solar para a pele negra, que não deixa resíduos, hidrata e previne o fotoenvelhecimento.

Em parceria com a Clariant, a Beraca desenvolveu o Capillus Pro 22, agente tensoativo secundário para condicionamento capilar. “É derivado do óleo de pracaxi (rico em ácido behênico) com tecnologia das amido aminas”, definiu Paola M. Patriarca, gerente de P&D. Trata-se de uma solução para reestruturação da fibra capilar que melhora acentuadamente o brilho e a penteabilidade. Além disso, “tem ponto de fusão baixo, não requerendo altas temperaturas durante o processo”, adicionou.

Química e Derivados, Protótipos formulados com produtos Dow e Dow Corning
Protótipos formulados com produtos Dow e Dow Corning

Após ser condecorado com a medalha de bronze do Innovation Zone Best Ingredient Award de Londres, o Reproage peptide, da Lipotec, companhia do grupo Lubrizol, ganhou a categoria bronze do Prêmio Itehpec de Inovação. É um peptídio que induz uma reprogramação celular na camada basal da epiderme mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e sua capacidade de regeneração, o que resulta em melhoria visível na aparência de peles maduras.

Química e Derivados, Karina: extrato de cogumelo shitake melhora a síntese de colágeno
Karina: extrato de cogumelo shitake melhora a síntese de colágeno

Um extrato baseado em cogumelos shitake foi outra novidade da Lubrizol, exposta na Innovation Zone. O Actifcol estimula a síntese de colágeno tipo 1 e melhora os níveis de PLOD1, contribuindo para a firmeza da pele, disse a gerente de marketing, Karina Teixeira. Destaque também para o emulsionante Pemulen EZ-4U, que faz parte de uma nova geração de emulsificantes poliméricos não-etoxilados, que possuem múltiplas funções, e o polímero Avalure Flex-6, derivado do poliuretano que proporciona maior proteção e resistência à água em produtos desenvolvidos para proteção solar.

Como resultado da sinergia de integração com a Dow Corning, a Dow apresentou 21 protótipos (5 para o público masculino). A gerente de marketing para home & personal care para a América Latina, Gislene Attilio Meyer, evidenciou a versatilidade da linha: “São diferentes formulações para diversas aplicações”.

Atenta ao mercado das selfies que não para de crescer (1 milhão de fotos/semana no mundo), a Dow lançou o 9576 Smooth Away Elastomer, que “diminui fortemente as linhas de expressão e oculta as rugas”. Também para a pele, o Light Protection Cream tem FPS 50 e protege contra a luz azul; o Stay Fresh After Shave confere frescor e hidratação, sem deixar a pele gordurosa; e o Splashshield é uma nova emulsão de silicone que protege contra a poluição, hidrata e ajuda na fixação da maquiagem. Para os cabelos, a novidade é o shampoo a seco.

Química e Derivados, Theodoropoulos: polímero natural elimina o problema das pontas duplas
Theodoropoulos: polímero natural elimina o problema das pontas duplas

A Rhodia (Grupo Solvay) divulgou o Polycare Split Therapy, lançado em Londres. “O foco é reparar as pontas duplas”, informou Georgios Theodoropoulos, gerente de desenvolvimento de negócios para home & personal care na América Latina. Propicia 90% de reparo no primeiro uso; não deixa resíduos e não acumula no cabelo. A expectativa de realização de negócios “é alta”. O produto deverá estar disponível no mercado de consumo em 2019.

A tecnologia é de um polímero de origem natural. Foi desenvolvido durante três anos no laboratório de P&D da unidade global de negócios Novecare, do Grupo Solvay, instalado em Aubervilliers, perto de Paris. Essa área investe por ano em torno de 2,5% do seu faturamento no desenvolvimento de dezenas de moléculas e aplicações voltadas para ingredientes das áreas de home e personal care.

A Merck lançou dois pigmentos vermelhos: o Ronastar Red Allure (efeito matte) e o Ronastar Flaming Lights (efeito metálico). No estande foi montada uma área sensorial para os clientes experimentarem as matérias-primas da empresa: creme facial de aparência de morango, com ativo hidratante; creme corporal (chocolate) com ativo anticelulite e bronzeador; e creme esfoliante natural de coco.

Química e Derivados, Oferta de pigmentos acompanha demanda por cosméticos
Oferta de pigmentos acompanha demanda por cosméticos
Química e Derivados, Lima apresentou dois pigmentos vermelhos criados pela Merck
Lima apresentou dois pigmentos vermelhos criados pela Merck

Leonardo Cerqueira Lima, especialista em desenvolvimento de marketing – materiais funcionais, confirmou que o mercado de produtos masculinos está crescendo e demanda mais inovação. “Há uma grande procura por produtos naturais e por alimentos que se transformam em cosméticos, sinal de que o consumidor quer produtos saudáveis”, desvelou.

A Evonik aproveitou a feira para lançar dois ingredientes que concorreram ao Prêmio Itehpec: o Tego Pep 4-Comfort, dedicado à pele sensível, é um tetrapeptídeo que alivia os sintomas da vermelhidão, do ardor e da coceira, descreveu a analista de marketing para a América Latina, Amanda Caridad.

Já o Tego Care APD 18 é um “desodorante inteligente”, que só atua quando há transpiração. Por ser um emulsionante PEG-free e 100% ativo, contribui para o incremento da suavidade, um diferencial quando comparado aos demais emulsionantes etoxilados. Além disso, confere maciez às formulações e não necessita de outro emulsionante. Motivado pela tendência natural, a Evonik apresentou ainda o Tego Feel C 10, celulose natural que oferece alta performance no controle da produção de sebo e oleosidade e garante efeito matte. “É uma alternativa ao uso de microplásticos”, assinalou Amanda.

Química e Derivados, Amanda: desodorante só atua quando ocorre a transpiração
Amanda: desodorante só atua quando ocorre a transpiração

Celebrando 25 anos de existência, a Chemyunion fez dois lançamentos mundiais no evento. Patrícia L. Moreira, gerente de produtos – skin care, comunicou que o MitoClean é um composto de água de coco concentrado em pó (1 kg = 30 litros) que propicia 66% de estímulo à detoxificação mitocondrial das células da pele; é duas vezes mais potente que a vitamina E contra radicais mitocondriais gerados durante o processo detox; e possibilita 25% de reforço no sistema de defesa antioxidante natural da pele. “Vai ser um sucesso”, aposta.

Guilherme A. Gonçalves Cardoso, gerente de produtos – hair care, relatou que o Polluout reduz a adesividade dos agentes poluentes no cabelo e no couro cabeludo. É composto por uma rede sinérgica de polissacarídeos vegetais associados ao chá verde, pantenol e xilitol, que formam um filme biopolimérico protetor flexível e duradouro com ação antioxidante e contra a fotodegradação dos fios.

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