In Cosmetics Latin America: Cosméticos mais eficazes e seguros

Química e Derivados - Insumos agregam tecnologia atual para produzir cosméticos mais eficazes e seguros: In Cosmetics Latin AmericaQuímica e Derivados - Insumos agregam tecnologia atual para produzir cosméticos mais eficazes e seguros: In Cosmetics Latin America

Insumos agregam tecnologia atual para produzir cosméticos mais eficazes e seguros

Com um número recorde de credenciados e a presença de 90% dos principais fornecedores globais, a edição 2019 da in-cosmetics Latin America pode entrar para a história. “As expectativas são bastante positivas. A feira está maior e com mais novidades”, declara Daniel Zanetti, diretor do evento.

Programada para os dias 18 e 19 de setembro, das 10h às 19h, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na capita paulista, a in-cosmetics superou o número de credenciados de 2018 há pouco menos de um mês da sua inauguração. “Temos um número cada vez maior de profissionais que reconhecem a feira como o principal evento 100% dedicado a matérias-primas para o mercado de beleza e cuidados pessoais de toda a América Latina, e que buscam por inovação, soluções, atualização profissional e ingredientes para um ano inteiro de trabalho”, observa Zanetti.

Química e Derivados - Zanetti: demandas estão mais exigentes e personalizadas
Zanetti: demandas estão mais exigentes e personalizadas

“O expositor tem na in-cosmetics algo sem igual na América Latina, com um foco técnico sério e muito bem definido. Por isso conquistamos a confiança de empresas como Ashland, Beraca, Cargill, Chemyunion, Clariant, Givaudan entre tantas outras. É um evento de negócios com resultados efetivos”, proclama o diretor da feira. Esta edição conta com mais de 20 novas empresas de diversos países como China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão e Brasil.

“Estamos cada vez mais empenhados em trazer experiências técnicas, imersivas e interativas focadas em inovação, que é o grande motor da indústria”, destaca. Na opinião do executivo, “a programação educacional também será fantástica, com especialistas discutindo temas da atualidade como o crescimento das indie brands, ativos naturais e sustentabilidade, e as oportunidades comerciais com as tendências asiáticas. Sempre demonstrando, na teoria e na prática, como aplicar estes conceitos em diferentes mercados da América Latina”.

A exposição vem evoluindo a cada ano. Zanetti relata a estreia do Innovation Tour, um roteiro de visitas técnicas guiadas com o objetivo de levar químicos, formuladores e profissionais de P&D direto para as soluções mais inovadoras. Esses grupos serão liderados pelo pesquisador e desenvolvedor de produtos Cléber Barros, o consultor técnico oficial da in-cosmetics na América Latina. Além de apresentar o tour, ele explicará técnica e cientificamente como os destaques escolhidos podem ser trabalhados, os seus diferenciais, aplicações e possíveis resultados.

“A feira é reconhecida em toda a América Latina como a principal porta para lançamentos e apresentação das tecnologias mais avançadas. Este tour é uma evolução da nossa percepção de como melhorar a experiência do visitante, oferecendo, de maneira estratégica e organizada, um contato direto com matérias-primas impactantes e com potenciais ganhos para as formulações”, pontua Zanetti. Em um mercado competitivo como o de beleza e cuidados pessoais, a inovação é primordial para o desenvolvimento de produtos que atendam consumidores exigentes e demandas cada vez mais personalizadas.

Outra novidade é que há mais trilhas divididas por áreas. Nos anos anteriores havia a Fragrance Trail, um guia até os fornecedores de componentes de fragrâncias e novas tendências em aromas e essências. Como o retorno sempre foi muito positivo, foram criadas mais duas rotas:

– Indie Trail inclui fornecedores de produtos em quantidades de até 100 kg para o pequeno e médio fabricante; ajudam as marcas independentes e empresas – que têm uma produção menor e que representam uma nova geração de empreendedores no mundo – a encontrarem com mais facilidade itens que atendam as suas necessidades de negócio.

– Green Trail tem foco nos chamados ingredientes “verdes” e ecológicos. Neste roteiro serão indicadas empresas que atendem às preocupações com o meio ambiente.

Desempenho – O ramo de beleza e cuidados pessoais é um dos mais importantes para a economia nacional, com um histórico crescente de desempenho. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), parceira da in-cosmetics, o setor apresentou crescimento de 4,3% nos empregos diretos de 2017 a 2018.

Ainda segundo a entidade, o Brasil é o 4º maior país consumidor e exportou produtos de beleza e cuidados pessoais para 165 países em 2018. O mercado interno é movimentado por cerca de 2.794 empresas espalhadas pelas cinco regiões, número superior a 2017.

“Outro fator importante é que esta indústria se renova e se reinventa para atender sempre um novo perfil de público”, afirma Zanetti. Segundo dados da Mintel, o Brasil é o 3º mercado global em lançamentos de produtos por ano, o que se reflete na dinâmica de uma feira voltada para a inovação, o conhecimento técnico e as ferramentas necessárias para a criação de produtos e soluções competitivas, eficientes e surpreendentes.

Entre as atrações deste ano, pode-se citar a beleza asiática, ou K-beauty, que está em alta, além do crescente interesse por ingredientes naturais, produtos e empresas sustentáveis, menor tolerância aos testes em animais e maior busca por soluções customizadas. O futuro do skincare, proteção solar e as indie brands também serão assuntos bastante discutidos. Seja nas palestras ou nas atrações e demonstrações.

As atrações de sucesso das edições anteriores continuam. A Innovation Zone apresenta matérias-primas lançadas recentemente, boxes de formulação e demonstrações ao vivo, como a Mintel Live Demo e a Innovation Zone Demonstrations, com apresentações de 30 minutos com experiências interativas.

Cléber Barros fará uma apresentação ao vivo nos dois dias de evento, com o tema “Os principais tipos de emolientes, propriedades e benefícios que podem proporcionar à pele”. Além disso, os visitantes podem contar com dezenas de horas de conteúdo educacional e profissional nos workshops técnicos da Abihpec e technical seminars e informações estratégicas e maiores tendências na seção marketing trends.

Outra iniciativa que retorna este ano é a área Spotlight On, com as tendências em haircare, skincare e formulações, onde os visitantes poderão conferir propriedades, aplicações e efeitos sensoriais de ativos em produtos finais.

Também vale destacar a realização do Prêmio Abihpec – Itehpec de Inovação. Essa é uma iniciativa da área de inovação e tecnologia da Abihpec, criada para destacar novos ingredientes, fórmulas, conceitos e processos revolucionários.

Pelo segundo ano consecutivo, o Casic – Consejo de las Industrias de Cosméticos, Aseo Personal y Cuidado del Hogar de Latinoamérica coordena um painel totalmente gratuito reunindo especialistas para discutir os desafios atuais e futuros da regulamentação na região.

Expositores – A Lubrizol divulgará o seu novo posicionamento de marca, com a reorganização das linhas de negócios de personal, health e home care, integrando-as sob o novo nome: Lubrizol Life Science e os subsegmentos de beauty, health e home.

A empresa também vai lançar ativos e ingredientes funcionais. O Dawnergy peptide é um novo “despertador celular” que atua na fadiga e envelhecimento cutâneo, deixando a pele mais luminosa, saudável e rejuvenescida. Este peptídeo acorda as células por meio da modulação dos genes JARID1a e genes-relógio, com ação energizante nas mitocôndrias.

Stevisse advanced botanical ingredient é um ingrediente vegan-friendly produzido a partir do extrato de folhas de stevia orgânica, por meio da tecnologia de extração subcrítica de água Phenobio. Possui mecanismo de rejuvenescimento similar aos retinóides , que minimiza o aparecimento de rugas, porém sem os efeitos adversos do ativo tradicional.

AlgaPūr High Stability High Oleic Alga Oil é óleo resultante da biofermentação de microalgas derivadas da cana-de- açúcar . É considerado um emoliente versátil para atender às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis, rastreáveis e de alto desempenho. Principais benefícios: sensorial elegante e sedoso sem oleosidade, proporcionando excelente hidratação; estável para formulação – estabilidade oxidativa superior, com mais de 90% de ácido oleico Omega-9, permitindo uma vida útil prolongada do produto; formulações mais suaves: livre de alérgenos conhecidos, baixo odor e cor neutra; produção sustentável: processo de produto altamente sustentável, sem óleo de palma e com baixo índice de geração de dióxido de carbono.

Matrifuse S-1 dispersant – dispersante de pigmentos solúvel em óleo altamente eficaz para aplicação em maquiagem e produtos para proteção solar. Possui ótima cobertura e sensorial agradável, tornando as cores mais intensas. Agrega benefícios como redução da viscosidade da dispersão e incorporação de alta concentração de pigmentos.

Fixate Keratin the Perfect Wave – tratamento capilar com ativação térmica branda para cabelos cacheados, que utiliza tecnologia validada por profissional de beleza e consumidores em testes de salão em diferentes tipos de cabelo. Livre de formaldeído ou ácido glioxílico, contribui para redução e controle de frizz, prometendo cachos mais bonitos, saudáveis e definidos. Permite a adição de ingredientes suplementares (fragrâncias, ativos e outros), apresentando efeito progressivo nas múltiplas aplicações em testes de resistência e definição dos cachos com longa duração.

Recentemente adquirida pela Tovani Benzaquen Ingredientes, do grupo Barentz, a Chemspecs vai apresentar 11 formulações, divididas em face care, hair care, body care, men care e makeup. Dentre elas, o Natural Body Butter, produto desenvolvido de acordo com os padrões de cosméticos naturais Cosmos, com matérias-primas Basf, que têm alto desempenho na hidratação corporal.

Outro destaque é o Instant Beauty Forever Sérum, produto que tem ação imediata na redução de rugas da pele. Promove o ‘efeito Cinderela’ por causa da presença do Gabacare BL98T, obtido através de fermentação, mas também da ação prolongada de tratamento devido ao microHA, um ácido hialurônico de baixo peso molecular que penetra nas camadas mais profundas da pele, promovendo a sua reparação.

“A Chemspecs sempre apresenta nas feiras produtos que estejam de acordo com as mais recentes tendências de mercado. Tendo em vista que temos clientes dos mais diversos segmentos, as sugestões de formulações desenvolvidas são bastante variadas”, assinala Beatriz Fabbrini de Godoy, gerente de marketing. Uma série de matérias-primas “que tem muita sinergia com as que já se comercializava”, foram agregadas ao portfólio da empresa, com a aquisição pela Tovani Benzaquen, acrescenta Beatriz.

O Grupo MCassab desenvolveu uma lista de protótipos para exibir na feira. A base iluminadora para as pernas foi criada para cobrir, de forma natural, as imperfeições cutâneas como sinais da idade, manchas de pele e desordens, como vitiligo. Para sua excelente durabilidade e efeito natural, foram desenvolvidos os emulsionantes A/Si Mirasil CDM-P e Mirasil Balance de efeito de longa duração e sensorial suave e sedoso.

Hyalu 3D: gotas de ácido hialurônico 3D que agem no estrato córneo, hidratando a pele e impedindo a perda de água transepidermal em conjunto com Hysilk, que reduz o eritema e a produção de sebo cutâneo em até 20%, e Hyactive, que atua nas camadas mais profundas da derme reduzindo o número de poros e as linhas de expressão.

Base fluida: filtro solar fluido FPS 50 com cor que tem como emulsionante principal o Emullium Illustro, 100% natural, de estabilidade extraordinária. Esse ingrediente forma emulsões A/O e tem alta compatibilidade com pigmentos e filtros solares químicos. Cria texturas fluidas, de sensorial sedoso próximo ao do silicone e não comedogênicas. Os pigmentos MiYONAT naturais tratados com aminoácido vegetal proporcionam um efeito de longa duração, sensorial de hidratação com alto desenvolvimento da cor.

Leave-in ECO: essa formulação destaca-se pela combinação do Definicire com o Baycusan ECO E 1000. Definicire recria a camada lipídica protetora natural do cabelo e garante uma disciplina perfeita dos fios em todos os climas, controlando a eletricidade estática com alta sensação de suavidade. Baycusan ECO E 1000 é um poliuretano em água diretamente biodegradável que protege os fios da poluição, modela naturalmente os fios e é livre de partículas de plástico.

Firmador para braços e cotovelos: o grande destaque dessa formulação é o Gatuline In –Tense MB, que estimula as funções dos fibroblastos aumentando a densidade e a firmeza da pele. Testes clínicos comprovaram a sua eficácia no aumento da tonicidade e firmeza da pele dos braços com 1% do ingrediente ativo. O sensorial aveludado da formulação é dado pelo Emulium Delta MB, emulsionante O/A que contém cristais líquidos em sua composição.

Creme Facial: formulação minimalista utilizando poucos ingredientes e processo a frio. Como ingrediente principal tem a dispersão líquida de polímero Flocare NAT 132, responsável pela formação do gel creme minimalista, é sustentável, vegano e composto por óleo natural e surfactante. Além disso, possui um sensorial leve e fresco.

A quantiQ, empresa do grupo GTM Holdings, referência em distribuição de produtos químicos no país, vai apresentar novos produtos das representadas Hallstar, Rita Corporation e Cirebelle, e nova parceria com a CCI. O acordo com a Hallstar se fortalece com três produtos, lançados na in-cosmetics Paris 2019, que, seguindo a tendência da sustentabilidade, são certificados pela Cosmos (Cosmetics Organic Standard). São eles:

Sensolene Light ET, emoliente ativo biomimético multifuncional derivado do óleo e folhas de oliveira, que confere um toque extremamente leve a todas as formulações de beleza. Com origem 100% natural, o ativo se torna uma alternativa sustentável ao silicone volátil;

Clear Oleoactif, anti-blemish solution: ingrediente ativo baseado no Thimus, obtido por processo verde patenteado “eco-extraction”, eco-projetado, vegetal e de origem francesa. Visa a melhoria significativa dos principais mecanismos envolvidos na pele propensa a imperfeições;

Look Oleoactif, eye contour rejuvenation. Primeiro ingrediente ativo dedicado ao rejuvenescimento do contorno dos olhos baseado no biomimetismo da pele. Obtido por meio da tecnologia de extração patenteada Oléo-extraction, diminui olheiras e bolsas nos olhos. Ecologicamente concebido e 100% vegetal, o produto ganhou medalha de prata na categoria ativo mais inovador na in-cosmetics Paris 2019.

Dois ativos da Rita Corporation foram incluídos no portfólio da quantiQ. Ritaquta 400: poliquatérnio-10. Usado no cuidado do cabelo, o ativo atua como um agente condicionante e espessante, oferecendo substantividade, boa penteabilidade a úmido, boa capacidade de retenção de cachos e fixação do cabelo. Ritapan D: pantenol. Atua como agente umectante e reparador de cabelos. Oferece propriedades calmantes e pode ser usado no cabelo e pele.

Alinhada à tendência global do não uso de plástico em partículas esfoliantes, a quantiQ distribui os ativos da Cirebelle, produzidos com tecnologia com base em cera sintética. As beads (partículas esfoliantes) exclusivas da marca possuem diferentes granulometrias, não causam danos ou ferimentos na pele e são oferecidas em diversas cores.“Mais do que vender produtos, a quantiQ vende soluções, apoiando o cliente desde o briefing inicial até a entrega final do produto. Hoje oferecemos um amplo portfólio, com ativos de diversas categorias do segmento”, comenta Mônica Batistela, coordenadora de marketing dos mercados de cosméticos e household. A quantiQ também representa Ajinomoto, Braskem, CP Kelco, HT Nutri, Tri-K, Vanderbilt, Ingredion, Oxiteno, Prod’hyg, Shin-Etsu e Wacker.

Comemorando o 10º aniversário, a Focus Química vai difundir o conceito dos “Cosméticos emocionais”, que auxiliam no reequilíbrio da pele, diminuindo o estresse, a ansiedade e a aparência de cansaço. “Iremos destacar em nossos protótipos esse conceito em aplicações de cuidados da pele, cuidados do corpo, cuidados do cabelo, maquiagem e produtos masculinos”, antecipa Amanda Omodei, diretora de marketing técnico.

Entre os lançamentos de produtos, o Parsol ZX: solução mineral para uma ampla proteção. Trata-se do novo filtro físico particulado da linha Parsol, da DSM, óxido de zinco, que oferece excelente proteção solar e combinação com outros filtros físicos, quanto com os químicos/orgânicos da linha, além de oferecer excelente proteção contra luz azul.

Da representada Lessonia, a Focus levará a nova descoberta científica para cuidados da pele, a mecanobiologia. Easy Way é o novo ingrediente que ativa o caminho de sinalização hippo para renovação celular. Estimula a pele por mecanotransdução, a partir do uso de partículas suaves e macias para uso diário. Estudos in vivo comprovaram sua efetividade no processo de renovação da epiderme em até 46%, em apenas 12 dias.

Da representada Stéarinerie Dubois, quatro novos ésteres, 100% biodegradáveis, alternativas aos principais ingredientes petroquímicos utilizados na indústria cosmética (ciclopentasiloxano, dimeticone, isohexadecano e parafina líquida): DUB OE HP, DUB Sogreen, DUB Lahe e DUB Togee.

A companhia anunciará também a sua nova parceria, para distribuição estadual, com a empresa nacional de fragrâncias Aromaty Fragrances.

O estande da Nouryon foi concebido para “proporcionar experiências”, para que os clientes possam sentir os seus ingredientes. “Apresentaremos nossos produtos aplicados em soluções com foco nas tendências do mercado consumidor”, apregoa Patrícia Campos, gerente de negócios para a América do Sul.

Os polímeros da Nouryon atuam na proteção dos cabelos contra o calor, poluição, efeitos climáticos e desidratação. Também há aqueles que aumentam a aderência de cremes e protetores solares à pele, assim como sua resistência à água. “A constante preocupação com a proteção com o nosso corpo nos desafia diariamente a buscar soluções que atendam a diversas necessidades, desde o cuidado com os cabelos à maquiagem”, manifesta Ana Claudia Biancardi, gerente técnica para a América Latina. A empresa trabalha com “as principais marcas do mercado, como a Eka, Dissolvine, Trigonox e Berol”.

Quem visitar o estande da Dinaco vai se deparar com espaços ambientados para cada geração (Baby Boomers, X, Millenials e Z), onde encontrará protótipos desenvolvidos para as características de cada uma delas. E poderá conhecer também os lançamentos das suas representadas, que vão concorrer ao Prêmio de Inovação, como a Lubrizol. A Novachem trará em primeira mão o Extracell Plex, ativo biotecnológico obtido de leveduras da indústria do vinho, para a reconstrução da arquitetura capilar e proteção da queratina do cabelo. O ativo atua internamente na fibra contra agressões químicas e físicas, inclusive as extremas, como descoloração.

A Schuelke traz o euxyl K 830, sua mais nova mistura de conservantes premiada na Europa, a qual se diferencia pela tecnologia OCX – Efficacy Enhancing System, responsável por sua alta potência de ação fungicida, além de ser um excelente bactericida. E a Sozio apresenta à América Latina a sua linha clean de fragrâncias, de origem natural e com certificações, lançada em abril.

A Chemyunion desenvolveu um novo ingrediente que reduz os sinais de envelhecimento da pele de maneira efetiva por meio da regulação do miRNA (micro-RNAs): o Agen foi inspirado nos componentes nutritivos encontrados naturalmente na maçã e no gengibre, conhecidos há muito tempo por suas propriedades que contribuem para a saúde e o envelhecimento saudável.

Líder no fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos extraídos de forma ética e sustentável da floresta Amazônica e de outros biomas brasileiros, e dona de diversos prêmios de responsabilidade social e relacionamento com a comunidade, a Beraca vem com novidades e personalização de produtos.

O público terá uma experiência sensorial para conhecer a pureza e a qualidade dos produtos que estarão divididos em três seções. Na maior, o visitante preenche um questionário sobre as suas necessidades, escolhendo entre rosto e cabelo para criar e levar para casa o próprio sérum ou leave-in. Entre as soluções faciais, o extrato de açaí é utilizado como age-defying, anti-poluição e anti-glicação; o ativo BBA atua como iluminador e clareador de manchas; e o Beracare Triple A é o princípio antiacne para peles oleosas.

Para os cabelos, o óleo de pequi trabalha na manutenção dos cachos e controle de frizz; para descamação e saúde do couro cabeludo, será indicado o óleo de patuá; por sua vez, o de buriti tem ação antioxidante e protege os fios contra os raios UV. Nos outros dois ambientes do estande, o público vai poder verificar, em painéis sensoriais, o resultado obtido por meio de testes clínicos realizados em laboratórios independentes para a diferenciação e classificação dos óleos e manteigas da empresa.

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