In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina

Conceito holístico domina maior parte das inovações apresentadas na feira

O clima de celebração embalou o reencontro da indústria da beleza e cuidados pessoais nesta in-cosmetics Latin America.

Após dois anos sem edições presenciais do evento, o setor se reuniu, nos dias 21 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

No local, cerca de 150 empresas nacionais e estrangeiras, muitas delas, aliás, estreando na exposição, selaram a sustentabilidade como temática indispensável para assegurar a competitividade, mas sobretudo a sobrevivência do planeta.

Os expositores confirmaram a potência do mercado ao mostrar matérias-primas inovadoras, sem perder o foco na preservação do meio ambiente e nas atuais tendências e demandas da indústria.

O conceito holístico deu o tom a grande parte dos lançamentos, assim como a ideia de que o consumidor não anseia por apenas um produto, mas, sim, por uma experiência que o satisfaça por completo e lhe ofereça a sensação de bem-estar.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Basilio: mudanças climáticas influenciam as formulações

    “Conhecemos moléculas e propostas novas, ligadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas, que vão fazer parte do futuro”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basilio.

    Os seminários técnicos e workshops se destacaram durante a exposição. Um dos pontos altos ficou por conta de uma série de palestras promovida pela Abihpec sobre os efeitos do aquecimento global e seus impactos nos rumos do setor.

    “Cientificamente, nós conseguimos comprovar hoje (21 de setembro) na apresentação que a temperatura está subindo e as mudanças climáticas estão aí”, enfatizou Basilio.

    Não foram somente os auditórios que lotaram. Muitas atrações chamaram a atenção dos visitantes, como o Mintel Live Demo.

    Na atividade, os especialistas de mercado da Mintel convidavam os presentes a ter experiências multissensoriais a partir da interação com as inovações cosméticas. O Innovation Tour também atraiu interessados.

    A ideia ali era oferecer ao público a oportunidade de, ao percorrer o espaço, sob a condução do consultor técnico Cleber Barros, conhecer melhor alguns produtos expostos.

    In-Cosmetics Latin America: Público qualificado ©QD Foto: iStockPhoto

    Em exposição – Muitas empresas levaram soluções de origem natural e apelo sustentável, a exemplo dos waterless (cosméticos que não possuem água em sua formulação), além de produtos multifuncionais, apostando na otimização do seu uso.

    Alguns expositores apresentaram matérias-primas que confirmaram a consolidação do conceito de skinificação dos cabelos, enquanto outros focaram na proposta de encantar os presentes com amostras de como alguns ingredientes podem contribuir com a saúde mental do consumidor.

    A Basf aproveitou a visibilidade da exposição para lançar o biopolímero Verdessence RiceToch. De acordo com Anne Sato, gerente de marketing de personal care da Basf América do Sul, trata-se de um ingrediente de origem 100% natural (derivado do arroz), capaz de oferecer uma sensação de pele leve e aveludada.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Anne: biopolímero de arroz tem diversas aplicações

    “Ele traz benefícios que o consumidor busca, como a absorção da oleosidade, além de um sensorial mais agradável”, pontuou. Ela reforçou que muitos modificadores de sensorial utilizados para dar este efeito mate na pele não são de origem natural, como é o caso da sílica.

    O ingrediente pode ser incorporado a cosméticos para cuidados com o rosto, corpo e cabelos, além de ser adequado para maquiagens e produtos de proteção solar.

    Segundo a fabricante, este pó possui boa fluidez, baixo nível de partículas em suspensão e contagem microbiana reduzida.

    Ana Lúcia Freire da Silva, coordenadora técnica de personal care e pharma da Tovani Benzaquen Ingredientes, apresentou a linha de hidratante sólido para o banho In Shower Hydra balance bar.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Ana Lúcia: inovações ganham reforços mais sustentáveis

    “É um produto com muitos insumos naturais na sua composição”, enfatizou.

    Multifuncional, em contato com a pele molhada, o ingrediente forma um leite nutritivo e hidratante capaz de, após o enxague, conferir maciez à pele.

    Além disso, ele também recupera a barreira cutânea e reequilibra a microbiota.

    O Co-Wash sulfate free bar, por sua vez, limpa enquanto condiciona da raiz às pontas dos fios de cabelos.

    Em barra, traz em sua composição o Lathanol LAL Powder, um tensoativo aniônico que confere espuma suave e cremosa, e ainda o Stepanquat Helia, esterquat de origem vegetal que com o Stepan-Mild GCC promove maciez e condicionamento.

    “É uma inovação por ser multifuncional; funciona como xampu e condicionador.

    Ele consegue ser sustentável na produção e na otimização do tempo de banho”, Ana observou.

    Durante a feira, ela reforçou também o anúncio da aquisição da Volp, distribuidora de insumos e soluções para personal care, pela Barentz International, em estreita colaboração com seu parceiro de joint venture Tovani Benzaquen.

    Com o foco no segmento de cuidados para os cabelos, a Sensient Beauty lançou a Natpure Xact, linha composta por extratos naturais de gengibre (Ginger), café verde (Green Coffe), chocolate (Cocoa) e urucum (Annato).

    Para Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient Beauty, o urucum, nos cabelos, traz muito brilho e alto poder de hidratação, sem deixar os fios pegajosos.

    O café verde, por sua vez, age como antioxidante (com efeito anti-idade), enquanto o cacau funciona muito bem para nutrição capilar e o gengibre atua no fortalecimento, com ação antiquebra.

    Fernanda explicou que a companhia conta com várias técnicas próprias de extração, a fim de prover o melhor de um extrato ao consumidor final, e destacou a importância do mercado nacional para a companhia.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Fernanda: extratos naturais aprimoram funcionalidades

    “Estamos lançando (a linha Natpure Xact ) em primeira mão na América Latina e futuramente nas outras divisões da Sensient”, afirmou.

    Sustentável – Sob o mote da beleza circular, a Chemyunion se inspirou nos três C (cuidar, cultivar e circular) para apresentar três ingredientes de alto desempenho de seu portfólio.

    “A gente pensa em todo o ciclo”, enfatizou Angélica Rolim, coordenadora de comunicação da companhia. Um dos lançamentos foi o Iselight, um hidratante uniformizador do tom da pele.

    Em formato de stick, contém em sua fórmula ingrediente que atua na causa raiz da mancha da idade, eliminando toxinas e componentes celulares disfuncionais.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Angélica: beleza circular pede olhar para o ciclo completo

    “Temos testes de eficácia que comprovam este benefício”, afirmou.

    O produto demonstrou melhora da uniformidade do tom da pele em 63% nas mãos e 42% no rosto.

    Além disso, com o uso, houve ganhos de até 50% na uniformidade da textura e elasticidade da pele.

    Do tipo waterless, o insumo conta com manteigas vegetais e é livre de conservantes, além de ser parcialmente obtido a partir de resíduos industriais reaproveitados.

    Angélica também mostrou o RestartPro, um ingrediente que atua na reparação e proteção proativa dos fios quimicamente danificados.

    “O cabelo volta a ser como se ele fosse original”, disse. Outra novidade, o Allinea, também esteve em destaque.

    Este ativo proporciona alinhamento imediato dos fios, com um alto poder condicionante.

    Monica Dias, especialista de P&D da Cosmotec, anunciou o lançamento do Gel 2 oil 2 Milk.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Monica: gel viscoso torna-se líquido em contato com a pele

    “Tem uma textura transformadora; quando aplicado à pele, o gel viscoso fica líquido, como um óleo”, disse.

    O produto, quando combinado com água, autoemulsiona e se apresenta leitoso, proporcionando diferentes sensações na aplicação.

    De alta espalhabilidade e sensorial rico, o insumo tem também um apelo multifuncional.

    “Pode ser aplicado na pele, cabelo e ainda remover a maquiagem”, afirmou.

    Para cuidados especificamente com a pele, Monica divulgou dois hidratantes: Duo Pro Aging 1 e Aging 2.

    “São formulações minimalistas (de fácil produção e poucos ingredientes)”, destacou.

    O primeiro conta com ativos naturais e derivados de vitaminas A e F.

    De acordo com ela, o produto promove o clareamento da pele e tem ação antirrugas.

    O segundo também age contra o envelhecimento e traz como diferencial a tecnologia de liberação controlada da coenzima Q10.

    De origem natural, o ativo Sculpup, da Provital, foi exposto com a proposta de promover um efeito push-up nos glúteos e no busto, sem procedimentos invasivos.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Priscila: produto reforça busto e glúteos sem cirurgia

    “Traz volume de até um número de sutiã para seios e até três centímetros de bumbum”, afirmou Priscila Roda, gerente executiva de marketing da empresa.

    Segundo ela, o ingrediente age na célula de gordura, inflando-a. Além deste efeito, a fórmula também é responsável pelo aumento do colágeno na derme e tem atividade antioxidante.

    O insumo conta com certificado de produto orgânico e foi desenvolvido a partir da amora (Rubus fruticosus).

    De acordo com a fabricante, no seu processo de desenvolvimento, os cientistas da Provital realizaram teste in vitro e in vivo comprovando o seu efeito.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Produto reforça busto e glúteos sem cirurgia

    Na feira, um dos destaques da Aqia, segundo Mariana Zaroni, do departamento de marketing, se refere ao lançamento do Epinutrix, um composto lipídico biomimético obtido por reação entre ácidos vegetais e D-Pantenol.

    “O diferencial é que age do couro cabeludo até as pontas”, afirmou.

    Da Lucas Meyer Cosmetics (IFF), ela trouxe como novidade o Reviscalp.

    Trata-se de um ativo natural e sustentável obtido do arbusto Anetholea anisata, da Austrália, que age na causa do desequilíbrio do couro cabeludo, de forma a melhorar também o brilho do cabelo e reduzir a caspa e a oleosidade.

    “Ele resolve a inflamação, e não apenas diminui a inflamação como os produtos, no geral, fazem”, disse.

    Segundo Mariana, a movimentação no estande foi expressiva durante todo o evento. “O momento de volta foi bem esperado. As pessoas estão buscando muitas novidades. Vimos muitos projetos e ideias”, comentou.

    Sem estresse – O conceito Mindful Beauty dominou as conversas no estande da Focus Química.

    Segundo Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da companhia, a estratégia embute a ideia de ajudar o consumidor a se conectar consigo mesmo.

    In-Cosmetics Latin America: Conceito holístico domina ©QD Foto: Divulgação
    Amanda: cosméticos devem dar mais conforto no dia a dia

    “A gente quer reforçar a positividade pelo uso dos cosméticos, e que tragam mais conforto no dia a dia, com texturas e sensoriais muito diferenciados na aplicação”, pontuou.

    Para tanto, a empresa divulgou protótipos utilizando diversas matérias-primas das representadas. Um dos destaques ficou por conta da vitamina B12 Cryst (Cyanocobalamin), da DSM, cuja proposta é recuperar e regenerar as células da pele, mantendo-a jovem e viçosa.

    “Ela reforça e repara a barreira da pele diminuindo a vermelhidão e o estresse”, Amanda ratificou.

    O ingrediente age junto com a linha HYA-ACT, de ácido hialurônico, também da DSM, e é 100% de origem natural.

    “A gente consegue trazer um efeito calmante em peles sensíveis e sensibilizadas”, comentou.

    A Clariant expôs as inovações desenvolvidas em parceria com a Beraca.

    Com essa integração, a empresa suíça passou a oferecer uma linha completa de ingredientes naturais, desde óleos até ativos de alta tecnologia, extraídos e coletados de forma responsável.

    Um destaque ficou por conta do óleo de copaíba. Com propriedades anti-inflamatórias, ele é rico em beta-cariofileno e promove suavidade e hidratação, além de cuidar do cabelo, pele e couro cabeludo.

    Extrato de castanha, o ativo Ethience Protect, foi apresentado com a proposta de trazer alívio à pele.

    Além dele, o Prunizen, outro ingrediente considerado diferenciado pela fabricante, esteve em foco.

    Ele combate os efeitos negativos do estresse, reduzindo a queda capilar e restaurando o bem-estar do couro cabeludo aos fios, entre outros benefícios.

    Extraído da Prunella vulgaris, o ativo ajuda a aumentar a liberação de oxitocina (hormônio do amor, como é conhecido).

    A divisão Beauty e Personal Care, da Lubrizol Life Science levou diversos produtos para a exposição.

    A partir do conceito “a beleza sem estresse”, a companhia se pautou em três pilares: texturas e sensorial, extratos e ingredientes botânicos e ativos e ingredientes de tratamento.

    Entre os insumos apresentados, havia o TelophiTM e o XpozukiTM.

    O primeiro trata-se de um extrato biotecnológico obtido de um Bacillus sp. isolado.

    O ativo demonstrou, in vitro, aumentar em 19,6% as células telócitas da pele, que são cruciais para reparar a estrutura da pele e proteger contra os danos infligidos pelo cortisol (hormônio do estresse).

    Enquanto o XpozukiTM é um ingrediente obtido por biotecnologia a partir de feijão orgânico azuki, cuja proposta é de proteger a pele, o couro cabeludo e o cabelo contra danos induzidos pela exposição ao ar livre.

    Os destaques e os lançamentos expostos no evento reforçaram o vigor do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, hoje, o quarto maior mercado consumidor no ranking mundial.

    A indústria nacional já esteve no terceiro lugar, para o qual, de acordo com expectativas de Basilio, poderá voltar já na próxima edição do evento, agendada para os dias 27 e 28 de setembro de 2023. “Essa é a nossa posição – é exequível e viável”, concluiu.

    Leia Mais:

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.