Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal

In-Cosmetics Latin America – A entrada de insumos no mercado regional

Hamilton Almeida
5 de outubro de 2016
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    O futuro da beleza – O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec) criado pela Abihpec com a missão de fomentar a inovação e a tecnologia do setor, promove a 2ª edição do Prêmio Itehpec de Inovação, que visa reconhecer as inovações desenvolvidas pelas empresas fabricantes de ingredientes para a indústria brasileira de HPPC, além de realizar o workshop “Cosmética 4.0 – O futuro da beleza”.

    No primeiro dia, os debates se iniciam às 9h com o tema “Estado da arte da cosmética mundial”, sob a moderação de Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da Chemyunion e conselheiro do Itehpec. Em pauta a biodiversidade e a eficácia de ativos naturais; avaliação de segurança para uso de ingredientes naturais; novidades e regulamentação para proteção solar; tecnologias para coloração e alisamento e antiaging.

    Palestrantes convidados: Paulo Benevides, coordenador técnico e científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Vanessa de Moura Sá Rocha, gerente científico sênior da Natura; Tania Cristina de Sá Dias, consultora em personal care; Rosemeire Franco, gerente de P&D da Johnson & Johnson; e Emiro Khury, sócio-diretor da EK Consulting.

    No dia 6 de outubro, no mesmo horário, o assunto “Novas fronteiras da ciência cosmética”, tem a moderação da profa. dra. Silvia Stanisçuaski Guterres, pesquisadora da UFRGS e conselheira do Itehpec. Oportunidade para se atualizar sobre as tendências para estudos clínicos, como modelagem computacional, e tecnologias in silico e organs on chips para avaliação de cosméticos, e a possibilidade de inovação aberta para acelerar lançamentos.

    Participam o prof. dr. Airton Abrahão Martin, pesquisador da Univap – Universidade do Vale do Paraíba; Wagner Vidal Magalhães, gerente de inovação da Chemyunion; Marcio Lorencini, gerente de avaliação de produtos e assuntos regulatórios do Grupo Boticário; Elaine Guerra, diretora da Elange Desenvolvimento, Pesquisa e Informações, e Marcelo Prim, gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai.

    Abertas a todos os visitantes, as palestras Marketing Trends apresentam estudos de mercado e as novas tendências para produtos cosméticos no Brasil e no exterior, através de apresentações de companhias como a Factor-Kline, Euromonitor International, Mintel, IPCS – Institute of Personal Care Science, entre outros.

    Fernando Cruz, do Euromonitor, desenvolve o tema “O consumidor de produtos de beleza na América Latina: como encontrar oportunidades no segmento masstige”, no dia 5 de outubro, das 11h às 11h45. Vai traçar um panorama sobre o mercado de beleza na América Latina, e como as empresas estão aplicando inovações do segmento premium a produtos mais acessíveis, com exemplos de melhoria em ingredientes, embalagens e organolepsia, nas categorias de cuidados com a pele, fragrâncias e maquiagem.

    No mesmo dia 5, das 12h às 12h45, Elaine Gerchon, gerente de projetos da Factor-Kline, discorre sobre “Desafios e oportunidades no mercado de matérias-primas para produtos de cuidado pessoal no Brasil”. A participação de ingredientes especiais para aprimorar o desempenho das formulações cresceu de 40% para 45% no mercado global, nos últimos anos.

    “A popularidade cada vez maior dos cosméticos multifuncionais resultou em aumento do consumo de ingredientes especiais. Como exemplo, cito o consumo de derivados do propilenoglicol, que atuam como modificador de reologia e possuem propriedades emulsificantes”, explica Gerchon.

    O estudo da Factor-Kline analisou os principais mercados regionais – Brasil, China, Europa, Índia, Japão, Sudeste Asiático e Estados Unidos – em oito categorias: surfactantes, emolientes, modificadores de reologia, polímeros condicionadores, absorvedores de UV, polímeros fixadores, conservantes e emulsificantes.

    A companhia espera que o mercado de ingredientes para produtos de cuidados pessoais cresça a uma taxa anual de 2,8% entre 2015 e 2020, ultrapassando os US$ 10 bilhões até 2020. A categoria dos absorvedores de UV deve liderar a tendência de crescimento, seguida pelos conservantes e modificadores de reologia.

    O programa contempla ainda os Innovation Seminars, com “apresentações sobre os mais recentes produtos, ingredientes e tecnologias para a indústria de beleza e cuidados pessoais”, na definição de Zanetti. 31 palestras estão previstas. Os seminários acontecem a partir das 11h, em dois auditórios. A programação excederá 50h de atualização profissional de “alto nível técnico”.

    A Aqia Química Industrial, por exemplo, destaca o ativo capilar antienvelhecimento em tratamentos para cabelos grisalhos (dia 5, 11h15); a Basf apresenta painel sobre formulações para filtros UV de alta performance (dia 5, 12h45); a Lanxess aponta as “Características da população brasileira e oportunidades para cosméticos” (dia 5, às 14h15); a Nanovec promove painel sobre nanotecnologia para o cuidado e beleza da pele e cabelo (dia 5, às 16h30).

    No segundo dia, a Beraca discorre sobre “Já pensou em recarregar a energia da sua pele?” (dia 6, 11h15) e a Innovasell & Codif aborda “Terapêutica urbana: como o estilo de vida impacta na sua pele” (dia 6, 15h45). A Cargill faz duas palestras: “Biodegradabilidade e alto desempenho em polímeros naturais” (dia 5, às 17h) e “Nova geração de tecnologia para óleos vegetais de alto desempenho” (dia 6, às 13h15).



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