In-Cosmetics Latin America – A entrada de insumos no mercado regional

Tradicional feira mundial com foco exclusivo em ingredientes do segmento HPPC (produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), a in-cosmetics Latin America abre as suas portas nos dias 5 e 6 de outubro, no Expo Center Norte, na capital paulista, com muitas novidades e um tamanho maior em relação à edição anterior.

In-Cosmetics Latin America insumos no mercado cosmético
In-Cosmetics Latin America

Com uma ampla grade de conteúdo, em sintonia com os interesses de fabricantes e distribuidores de matérias-primas e equipamentos para laboratórios; fornecedores de sistemas e softwares, além de pesquisadores e elaboradores de testes, o evento também revela insights dos consumidores para formuladores, P&D e profissionais de regulamentação.

Química e Derivados, Lucy e Zanetti: laboratório funcional foi sucesso em Paris
Lucy e Zanetti: laboratório funcional foi sucesso em Paris

A expectativa de Daniel Zanetti, diretor da in-cosmetics latino-americana, é reunir cerca de 3.500 profissionais, que conhecerão mais de mil produtos de 200 marcas expositoras, representando perto de 20 países. De acordo com amostragem, 54% das empresas são do Brasil, 14% da Ásia, 10% das Américas e 22% da Europa.

“Estamos com uma área de exposição 20% maior que a do ano passado. Há empresas que nunca expuseram antes e que trazem inovações para o mercado local, o que nos prova que o Brasil continua sendo a locomotiva da região e a in-cosmetics permite um portal de acesso à América Latina”, observa Zanetti.

No ano passado, houve a participação de 184 expositores de mais de 40 países – 47% das Américas; 32% da Europa e 20% da Ásia – e 2.760 visitantes foram registrados. A in-cosmetics Latin America é organizada pela Reed Exhibitions, parte do grupo internacional in-cosmetics, que realiza eventos também na América do Norte, Ásia e Europa.

Química e Derivados, Basílio da Silva: setor busca novas tendências para avançar
Basílio da Silva: setor busca novas tendências para avançar

João Carlos Basílio, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), faz questão de frisar que “o apoio institucional da entidade à in-cosmetics Latin America pelo terceiro ano consecutivo, reforça a credibilidade e a importância dessa reconhecida feira de ingredientes para o mercado brasileiro, que está sempre em busca de novas tendências que transformam a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.”

Em que pese o delicado momento da conjuntura econômica do país, o setor dá sinais de fortaleza e competitividade. Em 2015, segundo dados do Instituto Euromonitor, a indústria de HPPC faturou R$ 100 bilhões (vendas ao consumidor), posicionando-se como o quarto maior mercado do mundo; é responsável pela metade do consumo latino-americano.

A recessão obriga, no entanto, o consumidor a mudar os seus hábitos, passando a buscar o melhor custo-benefício em produtos e serviços. “Novos hábitos exigem ajustes. Com isso, tecnologia, inovação e sustentabilidade se tornaram palavras de ordem em toda a cadeia produtiva em prol da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população brasileira”, comenta Basílio da Silva.

Nesse ano, “a inovação não está empregada apenas em formulações e embalagens diferenciadas, mas também em gestão, logística, comunicação e comercialização dos produtos”, explica o dirigente setorial. O setor de HPPC está entre os três segmentos industriais que mais investem na área, direcionando cerca de 2% de suas receitas para P&D.

O mercado premium de HPPC é puxado no Brasil pelas fragrâncias, que representaram 36% do valor desse nicho durante 2015. Mesmo passando por dificuldades, o país ainda representa 32% do faturamento do segmento em toda a América Latina, seguido pelo México (23%), Argentina (15%), Chile (8%) e Colômbia (6%).

A expectativa é que a venda de produtos premium na AL cresça, em média, 5% ao ano até 2020, uma desaceleração em comparação com os anos anteriores, quando se obteve crescimento médio real de 8% ao ano, entre 2010 e 2015.

“O consumidor de produtos de beleza na América Latina está enfrentando um difícil desafio. Com mais educação, infraestrutura, com a internet garantindo maior autonomia e acesso por diferentes canais, eles buscam produtos de qualidade”, afirma Fernando Cruz, analista sênior da Euromonitor International, em Santiago. Entretanto, segundo o especialista, com o poder de compra limitado e a desaceleração em algumas de suas economias, resta ao consumidor a busca por alternativas para chegar a produtos de melhor qualidade a preços mais baixos.O futuro da beleza – O Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec) criado pela Abihpec com a missão de fomentar a inovação e a tecnologia do setor, promove a 2ª edição do Prêmio Itehpec de Inovação, que visa reconhecer as inovações desenvolvidas pelas empresas fabricantes de ingredientes para a indústria brasileira de HPPC, além de realizar o workshop “Cosmética 4.0 – O futuro da beleza”.

No primeiro dia, os debates se iniciam às 9h com o tema “Estado da arte da cosmética mundial”, sob a moderação de Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da Chemyunion e conselheiro do Itehpec. Em pauta a biodiversidade e a eficácia de ativos naturais; avaliação de segurança para uso de ingredientes naturais; novidades e regulamentação para proteção solar; tecnologias para coloração e alisamento e antiaging.

Palestrantes convidados: Paulo Benevides, coordenador técnico e científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Vanessa de Moura Sá Rocha, gerente científico sênior da Natura; Tania Cristina de Sá Dias, consultora em personal care; Rosemeire Franco, gerente de P&D da Johnson & Johnson; e Emiro Khury, sócio-diretor da EK Consulting.

No dia 6 de outubro, no mesmo horário, o assunto “Novas fronteiras da ciência cosmética”, tem a moderação da profa. dra. Silvia Stanisçuaski Guterres, pesquisadora da UFRGS e conselheira do Itehpec. Oportunidade para se atualizar sobre as tendências para estudos clínicos, como modelagem computacional, e tecnologias in silico e organs on chips para avaliação de cosméticos, e a possibilidade de inovação aberta para acelerar lançamentos.

Participam o prof. dr. Airton Abrahão Martin, pesquisador da Univap – Universidade do Vale do Paraíba; Wagner Vidal Magalhães, gerente de inovação da Chemyunion; Marcio Lorencini, gerente de avaliação de produtos e assuntos regulatórios do Grupo Boticário; Elaine Guerra, diretora da Elange Desenvolvimento, Pesquisa e Informações, e Marcelo Prim, gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai.

Abertas a todos os visitantes, as palestras Marketing Trends apresentam estudos de mercado e as novas tendências para produtos cosméticos no Brasil e no exterior, através de apresentações de companhias como a Factor-Kline, Euromonitor International, Mintel, IPCS – Institute of Personal Care Science, entre outros.

Fernando Cruz, do Euromonitor, desenvolve o tema “O consumidor de produtos de beleza na América Latina: como encontrar oportunidades no segmento masstige”, no dia 5 de outubro, das 11h às 11h45. Vai traçar um panorama sobre o mercado de beleza na América Latina, e como as empresas estão aplicando inovações do segmento premium a produtos mais acessíveis, com exemplos de melhoria em ingredientes, embalagens e organolepsia, nas categorias de cuidados com a pele, fragrâncias e maquiagem.

No mesmo dia 5, das 12h às 12h45, Elaine Gerchon, gerente de projetos da Factor-Kline, discorre sobre “Desafios e oportunidades no mercado de matérias-primas para produtos de cuidado pessoal no Brasil”. A participação de ingredientes especiais para aprimorar o desempenho das formulações cresceu de 40% para 45% no mercado global, nos últimos anos.

“A popularidade cada vez maior dos cosméticos multifuncionais resultou em aumento do consumo de ingredientes especiais. Como exemplo, cito o consumo de derivados do propilenoglicol, que atuam como modificador de reologia e possuem propriedades emulsificantes”, explica Gerchon.

O estudo da Factor-Kline analisou os principais mercados regionais – Brasil, China, Europa, Índia, Japão, Sudeste Asiático e Estados Unidos – em oito categorias: surfactantes, emolientes, modificadores de reologia, polímeros condicionadores, absorvedores de UV, polímeros fixadores, conservantes e emulsificantes.

A companhia espera que o mercado de ingredientes para produtos de cuidados pessoais cresça a uma taxa anual de 2,8% entre 2015 e 2020, ultrapassando os US$ 10 bilhões até 2020. A categoria dos absorvedores de UV deve liderar a tendência de crescimento, seguida pelos conservantes e modificadores de reologia.

O programa contempla ainda os Innovation Seminars, com “apresentações sobre os mais recentes produtos, ingredientes e tecnologias para a indústria de beleza e cuidados pessoais”, na definição de Zanetti. 31 palestras estão previstas. Os seminários acontecem a partir das 11h, em dois auditórios. A programação excederá 50h de atualização profissional de “alto nível técnico”.

A Aqia Química Industrial, por exemplo, destaca o ativo capilar antienvelhecimento em tratamentos para cabelos grisalhos (dia 5, 11h15); a Basf apresenta painel sobre formulações para filtros UV de alta performance (dia 5, 12h45); a Lanxess aponta as “Características da população brasileira e oportunidades para cosméticos” (dia 5, às 14h15); a Nanovec promove painel sobre nanotecnologia para o cuidado e beleza da pele e cabelo (dia 5, às 16h30).

No segundo dia, a Beraca discorre sobre “Já pensou em recarregar a energia da sua pele?” (dia 6, 11h15) e a Innovasell & Codif aborda “Terapêutica urbana: como o estilo de vida impacta na sua pele” (dia 6, 15h45). A Cargill faz duas palestras: “Biodegradabilidade e alto desempenho em polímeros naturais” (dia 5, às 17h) e “Nova geração de tecnologia para óleos vegetais de alto desempenho” (dia 6, às 13h15).Laboratório – “Pela primeira vez, a in-cosmetics Latin America traz o Formulation Lab, laboratório 100% funcional montado com equipamentos que permitirão aos especialistas dar ‘vida’ aos ingredientes, formulando e testando produtos dentro do pavilhão. A participação é gratuita e permitida somente para profissionais de P&D de empresas fabricantes de produtos acabados previamente credenciados”, observa Zanetti.

“Este projeto teve grande sucesso nas edições da in-cosmetics de Paris e Bangcoc, por isso, decidimos também trazer essa experiência para os visitantes da feira em São Paulo”, explica Lucy Gillam, diretora do Grupo in-cosmetics.

No dia 6, das 14h às 15h, a Gattefossé, mostra como formular um protetor solar com textura leve e natural resistência à água. Com sua tecnologia bi-gel, fator de proteção 30, o produto resultante exibe propriedades inovadoras, como sensação de frescor e efeito quick-break (ou seja, aplicado sobre a pele, libera imediatamente o seu percentual de água).

A Kobo divulga no mesmo dia, das 15h45 às 16h45, o KoboGel, um processo simplificado e ecologicamente correto para criar produtos multifuncionais com toque sofisticado, característica que os filtros solares pigmentados exigem nos dias de hoje. Vai ser mostrado como criar um filtro com SPF 20 pigmentado, em processo a frio, com surpreendentes propriedades sensoriais.

Química e Derivados, Belinda: Formulation Lab dá forte contribuição educacional
Belinda: Formulation Lab dá forte contribuição educacional

Belinda Carli, diretora do Institute of Personal Care Science e consultora técnica oficial de todas as in-cosmetics organizadas no mundo (Coreia do Sul, Estados Unidos, Londres e Tailândia, além de São Paulo) acredita que o Formulation Lab é uma oportunidade fantástica para os participantes colocarem “a mão na massa” e utilizarem novos materiais e tecnologias surpreendentes, dando vida aos ingredientes.

“O Formulation Lab é uma grande contribuição ao programa educacional do evento, pois ajuda os profissionais da área química a focarem nos materiais e seus efeitos. Uma coisa é encontrar fornecedores e falar sobre produtos, outra é poder usá-los e ver os resultados, uma experiência que antes não era possível”, argumenta Belinda. Entre outras empresas que demonstrarão as suas inovações, estão Croda, Dow & Dow Corning, Lipoid Kosmetik e Chemyunion.

No Sensorial Workshop, os visitantes terão ainda mais interação com as marcas Dow & Dow Corning, Brasquim e Croda: formuladores poderão sentir, cheirar e observar as diferenças entre ingredientes funcionais, que serão apresentados em sessões de 45 minutos.

Entre os expositores, a Sensient apresenta ao mercado um novo ingrediente para reparação intensiva dos cabelos, o Sensibiopro R, além de introduzir novidades na linha de coloração capilar. Já o NatpureFeel M Eco é uma combinação de ingredientes de origem natural, multifuncional com benefícios cosméticos em condicionamento, hidratação e formação de filme, que pode substituir silicones voláteis.

Copolímeros, como espessantes ou agentes suspensores, são os destaques da Química Anastácio; uma das principais vantagens é a possibilidade de transparência que oferecem aos produtos finais, em diferentes faixas de pH. Podem ser aplicados em xampus ou sabonetes líquidos, com efeitos visuais interessantes se combinados com elementos como glitter ou mica. A empresa também vai expor o DEET, ativo repelente de insetos.

A Chemyunion divulgará dois lançamentos. O Biolumitá é um ativo clareador e uniformizador do tom da pele extraído do rizoma do gengibre chinês. O ingrediente é padronizado e rico em galangina, composto da classe dos flavonoides. Interfere nas três principais etapas do processo de pigmentação, resultando no clareamento da pele. O GoBlond é composto por proteínas da seda, e é voltado para os cabelos, permitindo que o processo de descoloração ocorra sem comprometer a integridade da fibra capilar.

A Cosmotec expõe tonalizantes capilares coloridos de textura gel e fácil aplicação, que não escorrem. Permitem a personalização da cor dos cabelos, de acordo com as tendências atuais, com tonalidades suaves de rosa (FC3016 Quick Soft Pink), roxo (FC3116 Quick Soft Purple) e azul (FC3516 Quick Soft Indigo). O público feminino também pode conferir as soluções para maquiagem e cuidados da pele.

A Focus Química entra com os produtos PhytoCellTecMalus Domestica (à base de maçã) e o PhytoCellTec nunatak (à base de flor suíça), ambos da suíça Mibelle Biochemistry. No estande da Campo Research Pte, de Cingapura, os visitantes podem conferir o Campo Pearl Extract (PWS), que aprimora qualquer hidratante de pele, clareador ou filtro solar ou reparador com alta performance de hidratação e ação rejuvenescedora, protegendo também da radiação ultravioleta.

A empresa também dispõe do kinetin (adenina N-6 furfuril), ingrediente ativo com forte fator de crescimento. O produto é oriundo de uma fonte natural – endosperma e suco de coco verde. É um ingrediente ativo efetivo contra a pele envelhecida pelo sol, e redutor de rugas.

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