In-Cosmetics – Encontro aponta tendências de mercado e de regulamentação crescentes no setor cosmético

A 5ª edição da in-cosmetics Latin America será marcada por ao menos duas grandes tendências globais. “A personalização, na qual idade, gênero e tipo de corpo perdem espaço para questões individuais, e o conceito de ingredientes de beleza naturais”, afirma Daniel Zanetti, diretor da mostra.

O pavilhão azul do Expo Center Norte, na capital paulista, está reservado, nos dias 19 e 20 de setembro, para mais de 150 expositores oriundos de mais de 22 países. O evento é uma oportunidade,de fato, para o público ter contato com as mais recentes novidades da indústria e se atualizar com as tendências de mercado. Zanetti declara que as expectativas são bastante positivas.

“Chegamos ao quinto evento com o reconhecimento e a validação do setor como a principal feira integralmente dedicada a matérias-primas de cosméticos de A toda a América Latina. É, ao mesmo tempo, uma responsabilidade muito grande, porque sabemos que as empresas visitantes buscam na feira inspiração e ingredientes para um ano inteiro de trabalho”.

Ele reitera que, quando se está realizando uma feira, já se começa a preparar a próxima: “Planejamos, produzimos e, principalmente, buscamos nos mercados globais as inovações que farão toda a diferença na América Latina. É um esforço para trazer nomes, conceitos e materiais de destaque no mundo todo, incluindo Estados Unidos, Europa e Ásia, para facilitar a vida dos profissionais de P&D, químicos e desenvolvedores de cosméticos de toda a região, que ganham acesso às informações e novidades sem deixar o continente”.

Assim, a edição deste ano representa um “mix de experiências e expositores que traduz bem essa ideia”. Mais ainda: um reforço técnico de peso para ajudar a demonstrar como todas as inovações de mercado podem ser direcionadas e aplicadas na América Latina. Uma grande novidade é a área Spotlight On, onde visitantes terão contato com os melhores ingredientes funcionais e ativos.

As atrações de sucesso das edições anteriores continuam, conforme Zanetti as descreve: “As novidades de peso na Innovation Zone, as dezenas de horas de conteúdo educacional e profissional nos workshops técnicos da Itehpec (Inovação e Tecnologia em Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e nos Technical Seminars e os produtos finais mais inovadores apresentados nas Live Demos, da Mintel.

A seção Marketing Trends também retorna com informações estratégicas e as maiores tendências”. Outro diferencial em relação aos eventos anteriores é que, pela primeira vez, o Consejo de las Industrias de Cosméticos, Aseo Personal y Cuidado del Hogar deLatinoamérica (Casic) vai coordenar um painel sobre regulamentação cosmética na América Latina. “Uma seção gratuita e de grande impacto para todos os visitantes que tratará, entre outros temas, da regulamentação no Brasil – biodiversidade e produtos naturais, com a diretora de Inovação e Segurança do Consumidor da Natura, Roseli Mello”, observa Zanetti. Cenário – Embora o Brasil venha atravessando, nos últimos anos, uma séria crise política e econômica, o setor de beleza e cuidados pessoais é um dos mais importantes, com um histórico de desempenho que destoa do atual cenário.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), parceira da in-cosmetics, o aumento na receita em 2017 foi de 2,77%, descontados impostos e inflação. Ou seja, é um dos poucos setores com fechamento positivo. De acordo com o último levantamento feito pela entidade, o Brasil exportou produtos de beleza e cuidados pessoais para 178 países em 2017, atingindo a marca de US$ 646 milhões. O mercado interno conta com cerca de 2.718 empresas espalhadas pelas cinco regiões, o que demonstra a força produtiva de uma cadeia significativa.

“Também é preciso considerar que, mesmo com menos recursos, as pessoas continuam tendo necessidades. Passam a comprar em menor quantidade, a escolher mais, porém, ainda consomem. Outro fator importante é que esta indústria se renova e se reinventa para atender um novo perfil de público, bem mais atento. E é justamente aí que a feira entra, concentrando negócios, insights, ingredientes, atualização e conhecimento técnico para a criação de produtos e soluções competitivas, eficientes e surpreendentes”, informa o organizador do evento. Uma surpresa positiva (principalmente para quem já está se acostumando a receber notícias negativas do país) é que a feira já estava “praticamente toda vendida no primeiro semestre deste ano”, diz Zanetti A razão é que a in-cosmetics “é uma plataforma escolhida pela indústria de matérias-primas para beleza e cuidados pessoas para o lançamento de inovações” na região. “Grandes empresas como Cargill, Clariant, Croda, Dow Brasil, Gattefossé, Givaudan, Kobo, Merck, Seppic Brasil, Wacker, entre muitas outras, estão, mais uma vez confirmadas, e devem revelar seus produtos mais recentes na feira.

Zanetti: feira permite contato direto com novos ingredientes
Zanetti: feira permite contato direto com novos ingredientes

Além disso, terá dezenas de novos expositores de diferentes países como Japão, China, Coréia, Índia, Suíça e Estados Unidos”, acrescenta. Outras atrações – As atividades paralelas à feira são as seguintes: Innovation Zone: reúne as principais matérias-primas lançadas nos últimos meses. Também conta com apresentações ao vivo da Mintel, uma das maiores agências de inteligência de mercado, com os produtos finais mais importantes lançados ao redor do mundo, o que permite que o visitante saiba antecipadamente quais as tendências que chegarão ao Brasil. Para esta edição, são mais de 28 produtos em exposição e um lugar exclusivo para demonstração ao vivo. Spotlight On: diferentemente da Innovation Zone, apresenta matérias-primas já consagradas no mercado agrupadas em três temas específicos: haircare, anti-aging e formulations. O visitante poderá testar os efeitos e benefícios destes ingredientes e ativos com produtos finais.

Fragrance Trail: uma trilha que guia o visitante por novos aromas e componentes que podem fazer toda a diferença em seus produtos finais, fazendo com que economize tempo na feira. Marketing Trends: o lugar para quem deseja aprender com agências de inteligência de mercado de renome mundial, como Mintel, Beautystreams, Euromonitor, Peclers, WGSN, Factor-Kline e Stylus Brasil, além de consultores da indústria de beleza e marcas de sucesso. O visitante terá acesso aos mais recentes dados de mercado, tendências e conteúdos voltados para inovação. Alguns temas do primeiro dia: “Premiunização do segmento de beleza e cuidados pessoais da América Latina”, com Elton Morimitsu, analista sênior da Euromonitor International.

“O futuro da beleza: gerações, ingredientes e movimentos que irão impactar o mercado”, com Nina Giglio, executiva de marketing da WGSN. “Produtos para o cabelo: como as tendências de cuidados com a pele podem impulsionar o desenvolvimento de produtos para o couro cabeludo”, com Andrew McDougall, especialista global de cuidados com o cabelo, da Mintel.

O painel Cosmetics & Toiletries Brasil abordará vários tópicos, como tinturas capilares, banimento dos ensaios em animais, e empresa 4.0, “Por que precisamos de fotoproteção diferenciada no Brasil e na América Latina?”, e dermocosméticos. “Marco regulatório 2020 – tendências Brasil e Mercosul”, ficará a cargo de Artur João Gradim, CEO na Avisa Serviços Técnicos em Vigilância Sanitária Tecnologia e Meio Ambiente Ltda. No segundo dia, Juliana Martins, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, apresentará algumas tendências que estão impactando o mercado de beleza nos EUA, Europa e Ásia e que poderão influenciar o desenvolvimento de novos produtos no mercado brasileiro.

“Ingredientes no mercado de cuidados pessoais: tendências e oportunidades em natural e orgânico” é o tema da palestra de Juliana Bondança, consultora nos setores de químicos e materiais e cuidados pessoais, da Factor-Kline. Cleber Barros, pesquisador técnico, da Vinia, falará sobre “Tendências de cosméticos naturais na América Latina: insights e melhores práticas”.

Technical Seminars: espaço onde especialistas de alguns dos principais fornecedores de matériasprimas apresentam seus conceitos mais inovadores e compartilham conhecimento técnico, evidências científicas e dicas exclusivas de como aproveitar ao máximo os ingredientes em formulações de sucesso.

Workshop técnico Itehpec: série de palestras e debates reunindo especialistas renomados mundialmente com foco nos desafios científicos e legislativos para o setor. Alguns temas da programação: “Produtos naturais com aplicação em fitoterápicos e cosméticos”, por Eduardo Pagani, gerente de desenvolvimento de fármacos do LNBio.

“Microbioma e pele: desafios e propostas para desenvolvimento de produtos”, por Carlos Kiffer, professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp); Indie Brands: um novo modelo de negócios?”, com Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da Chemyunion; “Lei da Biodiversidade e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN)”, com Francine Leal Franco, consultora da Abihpec.

Premiações: reconhecimento a produtos, empresas e profissionais no Innovation Zone Awards e no Prêmio Itehpec de Inovação, que já está na quarta edição. Exposição – A brasileira Beraca, que aposta no desenvolvimento de ingredientes naturais e orgânicos extraídos da floresta Amazônica e de outros biomas, vai expor produtos que agregam valor às marcas da indústria cosmética, como óleos de patauá, açaí e pequi e manteiga de ucuúba e bacuri.

Também fabricante de matériasprimas naturais e sustentáveis da biodiversidade brasileira, a Citróleo divulgará ativos para clareamento da pele, anti-acne, anticaspas, antiaging, antifrizz, bactericida e alívio da coceira. A empresa produz óleos de açaí, andiroba, babaçu, buriti e pracaxi.
A Givaudan Active Beauty oferecerá um extenso portfólio de ingredientes cosméticos ativos inovadores, incluindo anti-idade, autobronzeamento, calmante, hidratante, refrigeração, etc. A Colormix vai divulgar pigmentos de efeito da Eckart, pigmentos orgânicos e corantes da Neelikon, pigmentos inorgânicos da Ypin, ultramarines da Nubiola e aditivos reológicos da BYK, entre outros.

Única empresa do mundo dedicada a nitroalcanos e seus derivados, a Angus mostrará produtos químicos versáteis, capazes de serem adaptados para resolver desafios de formuladores em uma ampla 41 variedade de indústrias. A Clariant vai expor soluções inovadoras e de alta performance para cuidados com o cabelo e a pele. Destaque para o Eosidin, o primeiro ativo imunomodulador que protege a pele dos danos causados pela poluição em ambientes internos.

Comemorando 90 anos de existência em 2018, a MCassab, empresa familiar nacional, vai oferecer, através da unidade de personal care, um amplo leque de ingredientes básicos e especiais. Com uma equipe técnico-comercial qualificada, auxilia no desenvolvimento de novos produtos com o uso dos ingredientes que comercializa. No total, são mais de 30 parceiros. Com mais de mil produtos importados de fornecedores renomados em mais de 55 países, a Química Anastácio possui mais de 75 anos e continua investindo, ampliando as suas instalações e aumentando o seu portfólio. Com atendimento personalizado e logística customizada às necessidades da clientela, atende todo o mercado nacional por meio de cinco centros de distribuição, laboratórios próprios, parque de tanques a granel e linhas de envaze em ambiente GMP, tendo como foco o fornecimento just in time.

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