Marketing Digital

25 de julho de 2017

A importância do Marketing Digital no atual cenário econômico

Mais artigos por »
Publicado por: Douglas Sossai Marques
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Você já deve ter ouvido o jargão popular “A propaganda é a alma do negócio”. Realmente, de que adianta você ter uma empresa, produzir um produto ou prestar um serviço se não consegue vender sua produção?

    Você só terá compradores se eles conhecerem o que você oferece. E quanto mais pessoas conhecerem sua oferta, maior será sua chance de venda. E como você vai tornar seus produtos e serviços conhecidos? Com a propaganda!

    O termo propaganda vem de “propagar” e podemos aplica-lo para qualquer situação onde se tenha o objetivo de divulgar informações.

    Hoje existem inúmeras mídias (meios) de se divulgar a informação. Além dos tradicionais como jornais, revistas, TV, folhetos, catálogos, outdoors, etc… a Internet trouxe milhões de canais de divulgação, como blogs, redes sociais, sistemas de busca, e-mail marketing, sites, diretórios e muito mais.

    Mas uma coisa continua igual, independente da mídia ser “off-line” ou “on-line”, o conceito primário para o sucesso da sua propaganda: Cobertura e Frequência.

    Cobertura é o volume de pessoas que você consegue impactar com sua propaganda e Frequência é o número de vezes que você impacta a mesma pessoa.  Esses 2 fatores não mudam, desde que foi feito o primeiro anúncio na história da humanidade. Mas poucas pessoas entendem e aplicam esses conceitos e acabam por prejudicar o resultado de sua divulgação.

    Vamos tomar como exemplo a maior mídia massiva de propaganda. A TV. Ela consegue impactar em um mesmo minuto, milhões de espectadores em um país. Você já deve ter percebido que mesmo com essa cobertura poderosa, o anunciante repete o mesmo anúncio inúmeras vezes, dentro dos intervalos de um mesmo programa. Conte quantas vezes você vê o mesmo anúncio, repetido, muitas e muitas vezes, mesmo com o valor alto de uma mídia poderosa como essa. E no radio então? Já viu quantas vezes inserem o mesmo anúncio? A repetição diária dos grandes anunciantes? E você quer atingir o sucesso enviando um e-mail marketing uma única vez?! Ou postando uma promoção uma única vez no Facebook? Deu para perceber que não vai dar certo?

    Cobertura e Frequência. Cobertura e Frequência…

    Entendeu por que você não anda satisfeito com os resultados de seu marketing?

    E isso fica ainda mais importante em tempos de crise. O mercado brasileiro é muito grande, tem muito dinheiro circulando e você pode ter acesso a sua parte, mas para isso precisa divulgar e sempre pensando em Cobertura e Frequência.

    Segue uma pequena fórmula de sucesso:

    Tenha um site responsivo (que apareça bem em computadores, tablets e celulares).

    Coloque formulários de contato em todas as páginas, com poucos campos (nome, telefone e e-mail) para captar os contatos.

    Instale um chat on-line, para poder atender os visitantes imediatamente.

    A partir daí, inicie uma divulgação, dentro de sua verba, utilizando anúncios em sistemas de busca, redes sociais, sites com temas ligados ao seu negócio.

    Essas mídias vão trazer mais visitantes para seu site e vão ajudar você a aumentar seu mailing. Cobertura e Frequência.

    Conforme os resultados forem aparecendo, reinvista parte do seu ganho para aumentar ainda mais a cobertura.

    Mantenha uma comunicação frequente, pois você deve estar presente na mente de seu potencial consumidor quando ele atingir seu “momento de compra”.

    Seu consumidor só vai comprar quando ele chegar ao momento de compra, que é o momento exato em que ele efetiva a compra. E isso pode demorar. Mas a venda vai sair, se ele desejar seu produto ou serviço, concordar com seu preço e confiar na sua empresa. Esteja presente nesse momento mágico, aumente gradativamente o volume de pessoas que conhecem seu produto (cobertura), mantenha um contato frequente (frequência) e você vai atingir o sucesso.

    Não se preocupe com valores, você não precisa investir muito logo de inicio. Hoje, você encontra Pacotes de Mídia Integrada que utilizam ferramentas digitais e impressas ao mesmo tempo, destinadas aos mercados de Química, Plástico e Petróleo a partir de pequenas verbas, como R$ 1.500,00/mês.

    Em média um investimento entre 3% e 5% do faturamento é o mais adequado para as pequenas e médias empresas.

    Experimente divulgar com essas dicas e você vai perceber rapidamente que a propaganda continua sendo a alma do negócio.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *