A Importância das Marcas na Indústria de Perfumes e Cosméticos – ABC Cosmetologia

Química e Derivados, A Importância das Marcas na Indústria de Perfumes e Cosméticos - ABC Cosmetologia
Engª Enilce Maurano Oetterer, diretora da Encosmética Consultoria Ltda.

A Marca e seu diferencial – A designação da palavra anglo-saxônica brand, a sua origem no antigo escandinavo “brandr” significa “marca”, ato ou efeito de marcar. Nos tempos medievais, as marcas designativas à posse exerciam grande importância na indicação da origem e propriedade, que permitiam principalmente às autoridades o controle dos negócios e da região.

De volta aos nossos dias e de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), “A marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços. A marca pode ser conferida para um produto ou para um serviço, contanto que tenha poder de distingui-lo de outros semelhantes ou afins. São registráveis como marca sinais visuais. Portanto, a lei brasileira não protege os sinais sonoros, gustativos e olfativos”. (INPI).

Pesquisas e estudos realizados junto ao público feminino revelam que a marca exerce forte influência na decisão da compra, assim como a experiência sensorial exercida pela fragrância e o aroma agradável que exala

Características necessárias para sua seleção:

• Curta, fácil de memorização e pronuncia, associável

• Causar percepções psicológicas agradáveis e desejadas

• Sugerir os benefícios oferecidos pelo produto

• Ser positiva, distintiva

• Deve ser coerente com a imagem do produto e da empresa

• Deverá ser registrada legalmente.

Canais de Venda

Os canais de venda relacionam-se com a marca e tem influência no comportamento do consumidor, de acordo com os hábitos de consumo: Venda direta, por internet, lojas no mercado de varejo, lojas especializadas, cabelereiros entre outros.

Embalagem

Análise da relação existente entre a embalagem e as características do produto:

• Adequação da embalagem quanto ao:

• Tipo

• Tamanho

• Fechamento

• Rotulagem

• Display e embalagens de transporte

• Custos gerais

• Requisitos legais

• Hábitos de consumo

• Características físicas

• Classe socioeconômica do consumidor em potencial

Design

Está relacionado com a beleza artística do frasco, de suas formas e cores, seguindo as tendências da moda e os hábitos do usuário. O tamanho, estilo e praticidade atraem os consumidores que buscam experiências visuais e táteis agradáveis. É um dos diferenciais do produto

Preços

A política de preços está relacionada com:

• A imagem da empresa

• A estratégia mercadológica

• Publicidade

• Distribuição

• O objetivo de volume de vendas

• O objetivo de lucro

• Possibilidade de variação do preço a curto prazo

Conclusão

A marca é um ativo intangível permanente de grande valor e pode ser maior que os demais ativos tangíveis da empresa. Como abordado, está relacionada com os diversos setores empresariais e mercadológicos como demostrado na figura abaixo:

Química e Derivados, A Importância das Marcas na Indústria de Perfumes e Cosméticos - ABC Cosmetologia

A marca representa uma forma de comunicação multissensorial e reflete os valores da empresa e a relação com os seus colaboradores. É um patrimônio reconhecido pelo mercado através da trajetória de crescimento, qualidade e fidelização junto ao seus consumidores.


Referências Bibliográficas:

• http://www.gazetadopovo.com.br/economia/ano-ruim-desafia-mercado-de-beleza-em-2016-co75gmjqo3pm826927eho66za~

• https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/PANOMARA-DO-SETOR-2016.pdf

• https://www.revistahec.com.br/edicao/materia/id/340/&-

• https://www.revistahec.com.br/edicao/materia/id/69/norte-e-nordeste-puxam-vendas-de-perfumes-no-brasil.php

• http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/mostrappga2014/paper/viewFile/3838/1230

• * Silva, Tammy, FACCAT, Brasil – Universidade de Caxias do Sul, XIV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

• Marketing empresarial- ano 6 -2015 – Doria Editora

• Marketing empresarial: o poder da marca – José Genildo Feitosa

• Universidade Estadual do Piauí – Campus Prof.Nair Bezerra Pereira Alves curso: Bacharelado em Administração.

• www.inpi.org.br

• http://perfumeperfeito.com/artigos/historia-perfume-chanel-n-5

• http://mylifestyle.com.br/chanel-n-5-perfume-que-revolucionou-a-historia/


* Eng. Enilce Maurano Oetterer
Gestão de Negócios – Consultoria Técnica
enilce@encosmetica.com.br
www.encosmetica.com.br

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