Adesivos, Colas e Selantes

Impacto da Covid-19 é avaliado no 2° Encontro Anual de Colas

Quimica e Derivados
31 de janeiro de 2021
    -(reset)+

    Resultados do setor em 2019 – O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, destacou a realização do 2º Encontro Anual de Colas, Adesivos e Selantes, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Marino também ressaltou o trabalho da comissão que, desde 2000, desenvolve normas técnicas com o objetivo de alinhar as práticas nacionais às melhores práticas internacionais. “A comissão também tem em seu plano de trabalho de 2021 o desenvolvimento da segunda turma do curso de capacitação de mão de obra e tem feito um trabalho consistente em busca de compartilhamento de conhecimento”.

    Durante o evento, ainda foram apresentados os dados estatísticos do setor, elaborados pela equipe de Economia e Estatística da Abiquim, com o perfil estatístico do segmento, incluindo o consumo aparente nacional (CAN) de 2006 a 2019. O estudo foi apresentado pela assessora de Economia e Estatística da Abiquim, Paula Tanaka.

    O segmento de colas, adesivos e selantes teve um faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2019, sendo que, em média, ao longo do período contemplado de 2006 a 2019, 95% da produção nacional foi destinada ao mercado doméstico e 5% às vendas externas. Em relação aos segmentos que mais consomem as colas, adesivos e selantes, 19,2% da produção é destinada ao segmento de construção civil, 15,9% ao consumo moveleiro, 15,6% às embalagens, 14,7% à indústria calçadista, e o volume restante é destinado a outros setores industriais, entre eles consumo/do it yourself, automobilístico, tintas e vernizes e eletrônicos.

    “A amostra de produtos acompanhada no relatório Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes inclui os grupos de produtos referentes às colas/adesivos, base água, base solvente, hot-melt, outras e selantes/mastiques e estima-se que representa 80% da produção nacional”, explicou Paula.

    As estatísticas completas do setor podem ser adquiridas com a área de Comunicação da Abiquim.

    Química e Derivados -

    ABIQUIM

    Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências.
    Estruturada para realizar o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior.
    Mais informações: https://abiquim.org.br/

     



    Recomendamos também:








    0 Comentários


    Seja o primeiro a comentar!


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *