Ice 2003: Tinta “verde” explode na feira da Filadélfia

Química e Derivados: Ice: Skelhorn - Mais CaCO3 e menos TiO2.
Skelhorn – Mais CaCO3 e menos TiO2.

“A possibilidade de produzir um material com uma distribuição de tamanho de partícula tão estreita garante que não haverá problemas durante a aplicação da tinta, como o descascamento do filme. É possível obter-se uma espessura consistente do filme, pois há garantia de que não haverá partículas acima de um certo tamanho, o que é uma grande preocupação para os formuladores”, disse James McCarthy, da área de desenvolvimento de marketing e negócios para polímeros técnicos.

Uma empresa do grupo Atofina, entretanto, revelou novidades. A Sartomer, sediada na Pensilvânia, EUA, apresentou a resina Krasol HLBH-P 3.000, um poliol alifático saturado líquido, cuja principal característica é a resistência às intempéries. O benefício da resina é a produção de revestimentos poliuretânicos resistentes ao amarelecimento, combinada à manutenção das propriedades mecânicas críticas (flexibilidade, adesão, elongação e resistência) ao longo do tempo. A empresa afirma que essa resina hidróxi funcional possui desempenho semelhante aos seus polibutadienos também hidróxi funcionais já comercializados, o que inclui resistência à água, a ácidos e bases, ótima miscibilidade com cargas e plastificantes, boas propriedades elétricas, e baixa tensão superficial, que favorece o recobrimento dos substratos.

No caso da Aga Chemicals, do grupo japonês Asahi Glass, os fluorpolímeros são a resina base das formulações. A empresa destacou a tradicional linha de copolímeros de fluoretileno e vinil éter Lumiflon (criada em 1982), o primeiro fluorpolímero à base de solvente curável à temperatura ambiente. Segundo o gerente de vendas nos Estados Unidos Ronald Quail, o produto fornece revestimentos que mantêm sua aparência (brilho e cor) por mais de 20 anos, além de proteger concreto e aço contra raios UV (as ligações C – F possuem energia muito maior que a desses raios e fortalecem até as ligações C – C adjacentes), intempéries e corrosão. O revestimento à base de Lumiflon também pode ser aplicado sobre cobre, aço inoxidável, e em plásticos de poliéster, poliuretano, nylon (poliamida), PVC e vidro.

Química e Derivados: Ice: Viscosímetro é mais barato, avisa McGregor.
Viscosímetro é mais barato, avisa McGregor.

Silicones de efeitos ópticos – A germânica Wacker esteve presente à ICE 2003 com a divisão de silicones (poliorganossiloxanos), expondo, entre outras, as linhas Helicone e Heliplus de pigmentos de efeito óptico variável (iridescente), composta por cristais líquidos colestéricos. As moléculas deste tipo de substância se rearranjam em finas camadas quando sujeitas a forças de cisalhamento durante o processo de fabricação.

Cada camada é diferente da predecessora, pois as moléculas em forma de haste se orientam em direções algo diferentes, formando uma estrutura helicoidal composta por planos empilhados. Cada camada reflete determinada porção da luz incidente: dependendo do comprimento de onda e do caminho óptico realizado, a reflexão de luz pode ser aumentada ou diminuída. Ao olho do observador, o fenômeno é percebido como uma transição de cores, semelhante à que ocorre nos exoesqueletos de alguns coleópteros.

A empresa também expôs a linha de emulsões de resina de silicone para revestimentos de substratos. Segundo o líder da área de construções e revestimentos Scott Borst, o produto deixa livres os poros do substrato, permitindo a evaporação de água combinada à baixa absorção, o que torna o produto ideal para a pintura de fachadas.

Outra européia, a Imerys, oriunda da França, é uma das maiores produtoras de minerais usados como pigmentos inorgânicos, como o caulim e o carbonato de cálcio. A empresa apresentou a nova geração de pigmentos estruturados NeoGen (de new generation, ou nova geração) 2000 e NeoGen FTE, caulins calcinados finamente divididos utilizados como pigmentos secundários em formulações contendo dióxido de titânio, particularmente no mercado de tintas arquitetônicas para interiores, o maior para a aplicação. Segundo o gerente de serviços técnicos David Skelhorn, esses produtos possuem estrutura de microporos (relacionada ao nível de aglomeração) que otimiza a capacidade de espalhamento da luz visível, o que não acontece com argilas calcinadas tradicionais.

Química e Derivados: Ice: Viscosímetro vibracional, com sistemas de pratos inspirado no diapasão.
Viscosímetro vibracional, com sistemas de pratos inspirado no diapasão

O processo de calcinação foi modificado para aumentar o número de sítios ativos na difração da luz, o que praticamente duplicou a eficiência do produto, em comparação aos usuais. Embora esses caulins calcinados tenham alta absorção de óleo, característica normalmente indesejada, porque o pigmento acaba retirando o aglomerante do sistema, eles são mais eficientes, já que a absorção de óleo é, a grosso modo, inversamente proporcional à cPVC, ou PVC crítica, a concentração de pigmentos a partir da qual há grande alteração das propriedades ópticas da formulação. Ou seja, os pigmentos estruturados podem ser incorporados em quantidades menores que os caulins comuns, mantendo-se o nível de propriedades desejadas. Segundo Skelhorn, esses valores de cPVC situam-se tipicamente próximos a 23%, no caso dos pigmentos estruturados, e entre 40% e 45%, no caso dos caulins calcinados tradicionais.

“Essa propriedade do NeoGen 2000 pode ser utilizada para criar uma formulação com pequena quantidade de pigmento estruturado, menor quantidade de dióxido de titânio e quantidade de extensor, resultando em grande impacto no custo da tinta”, disse. O extensor normalmente usado é carbonato de cálcio, com o objetivo de controlar o custo da formulação. Além disso, a tamanho das partículas do NeOGen 2000 é menor que o dos caulins calcinados disponíveis, o que em grande parte das formulações eleva o brilho do filme.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8Próxima página
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios