Hipoclorito de sódio: além da limpeza

Hipoclorito de sódio: veja o que é, fórmula química, principais aplicações deste produto e onde comprar?

Hipoclorito de sódio é um dos biocidas mais conhecidos e utilizados como desinfetante. Ainda não o reconheceu pelo seu nome químico?  Talvez seja porque você só o conhece como uma solução de hipoclorito de sódio, ou seja, a famosa água sanitária. Pois bem! Nesta matéria vamos trazer uma análise mais detalhada sobre esta substância e destacar suas múltiplas funções nos mais diferentes setores. Vem com a gente!

Acesso Rápido no post

O que é hipoclorito de sódio?
Qual é sua fórmula
Quais são suas principais características?
Para que serve o hipoclorito de sódio?
Como o hipoclorito de sódio deve ser manipulado?
Onde encontrar fornecedores hipoclorito de sódio?

O que é hipoclorito de sódio?

O hipoclorito de sódio consiste em um composto químico com propriedades desinfetante e alvejante, o que o torna um produto muito consumido por diversos setores.

Ele pode ser produzido a partir da reação do gás cloro (Cl2) com uma solução diluída de hidróxido de sódio, também denominada de soda cáustica (NaOH), mantida em resfriamento (abaixo dos 40 °C).

A conhecida água sanitária, também chamada de lixívia ou pelo seu nome comercial Cândida, é uma solução de hipoclorito de sódio com concentrações que variam de 2.0% a 2.5%. O consumidor doméstico só tem acesso ao hipoclorito de sódio na forma de água sanitária.

    Orçamento Rápido

    GuiaQD.com.br

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

     

    Qual é sua fórmula?

    A fórmula do hipoclorito de sódio é NaClO, portanto, composto por um átomo de sódio (Na), um átomo de cloro (Cl) e um átomo de oxigênio (O).

    Quais são as principais características do hipoclorito de sódio?

    – Forma: o hipoclorito de sódio pode ter diversas formas, de acordo com a sua concentração. Quando possui concentrações baixas, normalmente é encontrado em solução aquosa, isto é, como um líquido, sua forma mais comum. Por outro lado, com concentrações elevadas ele se apresenta como um sólido cristalino e é mais utilizado para aplicações industriais, por exemplo produção de produtos químicos e produtos de limpeza.

    • Cor: levemente amarela-esverdeada.
    • Odor: Pungente, penetrante e irritante.
    • pH: 12.
    • Estabilidade: em condições normais de uso, é estável.
    • Solubilidade: solúvel em água.
    • Oxidante forte: é uma substancia que tem capacidade de reagir com outras, causando um processo de oxidação (perda de elétrons). Ele libera facilmente oxigênio e reage quimicamente com diversos produtos.
    • Libera gases tóxicos quando em contato com ácidos: portanto é importante que o hipoclorito de sódio não seja misturado com soluções ácidas ou amônia (NH3).
    • Poderoso desinfetante: ele atua eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos de superfícies ou objetos.
    • Ótimo Alvejante: muito eficiente no clareamento de tecidos, papel, pisos e azulejos brancos.
    • Agente de purificação de água: serve para remover impurezas, poluentes, microrganismos e outras substâncias indesejadas da água.

     

    Leia Mais:

    Para que serve o hipoclorito de sódio?

    Em razão das suas excelentes propriedades desinfectantes, sanitizantes, fungicidas, alvejante (branqueante) e oxidantes, o hipoclorito de sódio é usado para a produção de vários produtos químicos, além de uma série de funções. Veja suas principais aplicações:

    • Tratamento e purificação da água: o hipoclorito de sódio é usado para desinfectar e purificar a água para o consumo humano, eliminando bactérias, vírus e outros microrganismos. A propriedade de desinfecção é extremamente importante para reduzir a chance de contrair doenças causadas por vírus, bactérias e parasitas.

    O cloro e o dióxido de cloro também se destacam como eficientes desinfectantes no tratamento de água, contribuindo para exterminar, neutralizar, prevenir ou impedir a ação de microrganismos.

    • Desinfecção de legumes, verduras e frutas: ele também é muito aplicado para higienização de alimentos.
    • Produção de desinfetantes: como vimos o hipoclorito de sódio é a matéria-prima de desinfetantes domésticos, principalmente a água sanitária.
    • Limpeza pesada: graças ao seu poder desinfetante, ele é usado para diversas limpezas, como limpeza de banheiro, cozinha, pisos, entre outros, contribuindo para eliminar vírus, bactérias e outros microrganismos.
    • Tratamento de piscinas: o hipoclorito de sódio também serve para desinfecção da água de piscina.
    • Purificação de cisternas e poços.
    • Produção de pesticidas convencionais.
    • Clareamento têxtil: ele é muito usado para branqueamento de tecidos, incluindo roupas brancas.

    Quando o hipoclorito de sódio é dissolvido em água, temos o ácido hipocloroso (HOCl), que consiste em um ácido fraco, mas é um poderoso agente oxidante, inclusive muito eficaz no branqueamento de tecidos.

    • Clareamento de pisos e azulejos brancos.
    • Indústria de papel: aplicado no processo de branqueamento do papel e celulose.
    • Limpeza de tecidos: ele é usado ainda em lavanderias para limpeza e clareamento.
    • Agente de esterilização nas indústrias de bebidas como cerveja, vinho e refrigerantes à base de cola.
    • Desinfecção de água hospitalar.
    • Tratamentos dentários: ele pode ser usado como agente irrigador no tratamento de canal, contribuindo para prevenir infecções.

    Como o hipoclorito de sódio deve ser manipulado?

    Tendo em vista que o hipoclorito de sódio é uma substância corrosiva é preciso muito cuidado durante o seu manuseio para evitar queimaduras na pele, nos olhos e outros danos. Evite o contato com este produto químico fazendo uso de EPI’S, como luvas, botas, óculos protetores contra respingos, roupa de proteção e protetor facial.

    Medidas de primeiros socorros

    – Após inalação: remova a vítima para um ambiente ventilado e mantê-la aquecida. Se ela apresentar dificuldade para respirar, administre oxigênio. Procure atendimento médico rapidamente.

    – Após contato com a pele: retire as roupas e calçados contaminados e lave as partes atingidas com água em abundância. Se possível, coloque a vítima sob o chuveiro de emergência. Providencie imediatamente socorro médico.

    – Após contato com os olhos: lave os olhos imediatamente com água corrente por no mínimo 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas durante a lavagem. Procure atendimento médico com urgência.

    – Após ingestão: como se trata de um produto corrosivo é importante não provocar o vômito. Ofereça grandes quantidades de água para ocorrer a sua diluição. Buscar socorro médico urgentemente.

    Sobre o armazenamento é válido destacar que o hipoclorito de sódio precisa ser colocado em recipiente resistente a corrosão, como titânio e plásticos, incluindo polietileno, polipropileno, PVC reforçado com fibra de vidro, aço revestido com plástico reforçado com fibra de vidro. Deve-se evitar armazenamento em recipientes metálicos sem revestimentos. Além disso, este produto químico precisa ser guardado em local ventilado, fresco, isolado e sem a exposição de sol e fonte de calor.

    Veja Também:

    Onde encontrar fornecedores hipoclorito de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de hipoclorito de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      GuiaQD.com.br

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.