Hidróxido de Cálcio

Hidróxido de Cálcio: confira o que é, sua fórmula química, onde é aplicado e quais são seus principais fornecedores no Brasil

Graças a sua propriedade alcalina, o hidróxido de cálcio é utilizado por uma grande variedade de indústrias e participa de muitos processos químicos. Veja ao longo da matéria quais são os setores em que ele se destaca, além de outras disposições. Boa Leitura!

Acesso Rápido no post

O que é hidróxido de cálcio?
Qual é sua fórmula?
Quais são suas principais características?
Para que serve o hidróxido de cálcio?
Manipulação do hidróxido de cálcio
Onde comprar o hidróxido de cálcio??

O que é hidróxido de cálcio?

O hidróxido de cálcio, também chamado de cal hidratada, consiste em uma base forte que, em estado puro, tem aspecto de sólido, de pó branco e é pouco solúvel em água. Seus outros sinônimos são cal apagada, leite de cal,  cal extinta e hidróxido de cálcio em suspensão.

Este composto inorgânico é obtido pela reação de calcinação (aquecimento) do carbonato de cálcio, a qual resulta em óxido de cálcio (cal viva) e que ao reagir com água forma o hidróxido de cálcio. Vale ainda dizer que o óxido de cálcio é também chamado de cal virgem ou cal viva.

Por sua vez, a reação entre o hidróxido de cálcio e o gás carbônico resulta no carbonato de cálcio.

    Orçamento Rápido

    Informe os produtos que deseja receber cotação.

     

    Qual é sua fórmula?

    Sua fórmula molecular é representada por Ca(OH)2. Dessa forma, ele possui um átomo de cálcio (Ca) e 2 átomos de hidrogênio (H) ligados a um grupo hidroxila (OH).  Já a fórmula do óxido de cálcio é CaO.

    Quais são suas principais características do hidróxido de cálcio?

    • Base forte: são denominadas de bases as substâncias que sofrem dissociação iônica quando em solução aquosa, liberando, portanto, o ânion OH – (hidróxido). Portanto, ele tem propriedade alcalina.
    • Aspecto: sólido (textura fina como um pó).
    • Cor: branco.
    • Odor: inodoro.
    • Ponto de fusão: 580°C.
    • Peso molecular: 74,10 g/mol.
    • pH: 12,8 (alcalino).
    • Solubilidade: pouco solúvel em água.
    • CAS: 1305-62-0.
    • Estabilidade química: estável.

    Leia Mais
    Óxido de magnésio aplicado em compostos de fluorelastômeros
    Bauminas anuncia projetos para 2016 com destaque para novas fábricas
    Reúso de Água – Algumas indústrias evitam desperdício com recirculação, mas poucas reúsam de fato
    Propionato de Cálcio: conservante para pães e outros produtos
    Potassa Cáustica se destaca no setor agropecuário
    Ácido propiônico: um conservante muito utilizado em alimentos
    Cargas: Carbonato natural da Argentina chega ao Brasil

    Principais aplicações do hidróxido de cálcio

    O hidróxido de cálcio atende uma enorme quantidade de setores, incluindo o de tratamento de água, tintas, petrolífero, farmacêutico, químico, alimentos e bebidas, curtume, cosmético e muito mais. Confira a seguir como ele é aplicado nestes segmentos:

    • Utilização no tratamento de águas e efluentes: é usado como agente floculador.
    • Produção de tintas, argamassas, gessos, asfalto e da cal utilizada na construção civil.
    • Indústria de refinamento de petróleo: o hidróxido de cálcio é aplicado para produção de aditivos e óleos.
    • Indústria química: este produto químico é usado em diversos processos em razão da sua propriedade alcalina e valor baixo. É aplicado, por exemplo, para a produção de estearato de cálcio, fabricação de pesticidas, entre outros produtos. Além disso, é um reagente químico  que serve para ionizar o cobre.
    • Setor agrícola: aqui sua aplicação tem por finalidade corrigir a acidez do solo, visto que é alcalino.
    • Setor de curtume: o hidróxido de cálcio é usado para o tratamento de couro e peles.
    • Setor de alimentos: usado no refinamento do açúcar, uma vez que ele contribui para a separação do açúcar da cana. Outra aplicação é para o processamento da água utilizada na fabricação de refrigerantes e bebidas alcoólicas.
    • Setor farmacêutico: presente na formulação de antiácidos, adstringentes e produtos para tratamento de queimaduras, além de suplementos de cálcio e produtos dentários.
    • Usado na produção de freios.
    • Setor cosmético: ele é aplicado em substituição ao hidróxido de sódio em produtos para o cabelo, como cremes alisadores.
    • Setor de aquáticos: ele fornece cálcio para organismos marinhos e aumenta a alcalinidade da água.
    • Setor odontológico; usado em preparos dentários, em razão de ser biocompatível e ter ações antiinflamatórias e antibacteriana, além de outras funções importantes.
    • Setor de adesivo.
    • Setor de artesanato.
    • Setor de produtos de limpeza.
    • Setor plástico.
    • Setor de papel.

    Manipulação do hidróxido de cálcio

    É importante que o hidróxido de cálcio seja manuseado de acordo com normas de segurança estabelecidas, de modo a evitar contato com a pele, olhos e trato respiratório e digestivo. Dessa forma, o local de trabalho precisa oferecer um sistema de ventilação exaustora geral e a empresa conceder equipamento de proteção individual (EPI), o qual deve ser usado pelo colaborador no manuseio. Como exemplos de EPI podemos apresentar: respirador de filtro, luvas, óculos de segurança, roupas de mangas compridas.

    Para mais informações, consulte a FISPQ (Ficha de Informações e Segurança de Produtos Químicos)

    Medidas de primeiros socorros:

    – Em caso de inalação: levar a pessoa para o ar fresco. Se não estiver respirando, ofereça respiração artificial, se for possível. É importante procurar atendimento médico.

    – Em caso de contato com a pele:  lavar o local contaminado com sabão e muita água. Neste caso, também vale consultar um médico.

    – Em caso de contato com os olhos:  lavar cuidadosamente os olhos com bastante água, durante aproximadamente quinze minutos, mantendo as pálpebras superiores e inferiores abertas. Recomenda-se buscar atendimento médico.

    – Em caso de ingestão: enxaguar a boca com bastante água. Nunca ofereça nada pela boca a uma pessoa inconsciente.  É preciso procurar atendimento médico.

    Sobre o armazenamento do hidróxido de sódio vale destacar que ele necessita ser realizado em embalagem fechada e guardada em local seco e arejado, protegido contra umidade. Também precisa ser armazenado longe de produtos ácidos.

    Onde comprar o hidróxido de sódio?

    Para encontrar os principais fornecedores de hidróxido de sódio no Brasil, acesse o Guia QD, o mais completo guia eletrônico de compras e vendas do setor químico e importante ferramenta da editora QD para o desenvolvimento de negócios entre fornecedores e compradores.

    Nele, você tem acesso rápido a diversos fornecedores e ainda conta com a facilidade de realizar vários orçamentos de uma só vez para diversas empresas.

    Nenhuma ferramenta do mercado oferece um suporte tão grande como o Guia QD. Experimente essa incrível facilidade e veja como é possível ganhar tempo em suas cotações e agilizar suas compras.

      Orçamento Rápido

      Informe os produtos que deseja receber cotação.

       

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.